10/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Professor, ao explicar sobre os insetos, introduza o assunto da aula.
O que são insetos sociais?
Que vantagens estes insetos tem sobre os que vivem solitariamente?
Para ilustrar a pergunta sobre insetos sociais, sugerimos o áudio “Fábulas: parte 1” onde é contada a fábula “A Cigarra e a Formiga”.
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias]
Proponha a seguinte reflexão para os alunos: quem tem mais vantagens, os insetos solitários ou os insetos sociais?
Para descontrair, há no Portal do Professor um segundo áudio (“Fábulas:parte 2”), que é a adaptação cômica da fábula "A Cigarra e a Formiga".
A autoria é atribuída a Vaz Duarte, um escritor português.
Instigue os alunos a buscarem informações na internet sobre os diversos tipos de insetos sociais (formigas, cupins, vespas) com ênfase nas abelhas. O professor poderá dividir a turma em pequenas equipes e distribuir para cada equipe uma espécie de abelha a ser pesquisada. Para determinar quais espécies de abelhas, acesse o Portal do Professor, que conta com imagens e vídeos de diversas espécies de abelhas. Para exemplificar, colocamos abaixo o recurso Abelha-Mirim Preguiça.
Neste endereço,http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3432/1/AbdomenHeadThoraxCa.png, encontra-se uma ilustração que mostra a divisão do corpo de uma formiga, que apresenta estrutura padrão de todos os insetos. A pesquisa poderá ser convertida em apresentação de slides para a turma toda. Uma forma divertida de entender como a colméia começa pode ser vista nesta história em quadrinhos. Está disponível neste endereço: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/livro_colmeia/livro.swf
Este jogo mostra polinização feita pelas abelhas. A abelha deve procurar pelas flores amarelas, pegar o pólen com as patinhas e quando avistar uma flor vermelha deve deixar o pólen nela. http://www.nestle.com.br/maisdivertido/PopUpAtividade.aspx?sigla=JOGODAABELHA
No sol e na sombra.
Aqui os alunos deverão pesquisar se uma planta exerce maior ou menor atração sobre as abelhas, estando sob o sol ou na sombra. Muitas vezes, as plantas cujas flores estão expostas ao sol são mais procuradas pelos insetos, especialmente as abelhas. Marque uma das plantas da área de estudo, tente observar se a disposição das flores na planta influi na procura de alimento pelas abelhas ou por outro inseto. Seria interessante fazer um mapa da área, mostrando a localização das diferentes plantas. Anote também a densidade floral (número de flores por área) nas plantas expostas ao sol e à sombra.
Outra opção é observar duas plantas com flores de cores diferentes e verificar qual delas exerce maior atração às abelhas.
A atividade sugerida foi pesquisada no sítio: http://www.webbee.org.br/didatico/pg06b4.htm#b4
As observações feitas pelos alunos deverão ser registradas na forma de relatório de pesquisa.
COMO AS ABELHAS SE COMUNICAM?
Informações sobre a localização e as condições das floradas são transmitidas às coletoras, pelas primeiras abelhas que saem pela manhã.
O professor pode perguntar aos alunos como é feita a comunicação entre as abelhas. Sugerimos a seguir um texto com atividade lúdica que explica como as abelhas se comunicam. http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/andrea/atviddeabelhas2.pdf
Abelha social e abelha solitária. http://www.webbee.org.br/didatico/pg04.htm
Questões interessantes para debate com os alunos:
Que vantagem tem uma abelha que coleta em vários tipos de flores, em relação a outra que visita apenas um único tipo de planta? Peça aos alunos que encontrem em um livro de zoologia os tipos de aparelho bucal dos insetos que coletam néctar nas flores e que desenhem estas estruturas no caderno. Em seguida peça que comparem esses aparelhos bucais com os diferentes tipos de flores e relacione-os com as formas das flores.
INTERDISCIPLINARIDADE
É possível tecer ligações deste tema com outras disciplinas. A química pode contribuir na questão da composição química do mel e da cera de abelha.
Já a física está presente na pressão exercida pela picada da abelha, ao se defender de invasores, e é representada no objeto de aprendizagem “Uma picada dolorida”, do Portal do Professor.
Uma Picada Dolorida
Discuta com os alunos, a importância dos produtos provenientes das abelhas para a saúde humana. Como estes produtos estão presentes no cotidiano? Ele participa de algum setor da economia?
http://www.webbee.org.br/beelife/ Sítio com imagens, vídeos e muita informação sobre a vida das abelhas, características de espécies brasileiras, ecossistemas por ela habitados e plantas que servem de alimento para cada espécie deste inseto.
http://www.webbee.org.br/beetaxon/ Sítio de Classificação das Abelhas Brasileiras. Traz informações sobre as abelhas do Brasil, com chave rápida para determinar as famílias deste inseto e gêneros de Meliponíneos. Clicando sobre o nome do gênero encontrado, abre-se uma página com fotografias que auxiliam na identificação da abelha.
http://www.webbee.org.br/jandaira/caix_art.htm#cr Sítio com informações sobre o manejo de abelhas para obtenção de mel, própolis e outros produtos provenientes do trabalho das abelhas. É interessante, pois mostra fotografias do apicultor retirando mel das caixas de abelhas. Também traz fotografias das plantas importantes para a nidificação da colméia e alimentação das abelhas, no seguinte endereço: http://www.webbee.org.br/jandaira/plantas1.htm.
http://www.ib.usp.br/beesp/index_1.htm Este sítio é o Guia Ilustrado das Abelhas sem ferrão dos Estado de São Paulo.
http://www.webbee.org.br/didatico/prociencia.html Esta parte do sítio traz informações preciosas de aspectos da vida das abelhas e sua relação com as plantas.
http://www.webbee.org.br/meliponicultura/ Nesta parte do sítio, encontramos artigos e apresentações sobre a meliponicultura (a criação de abelhas sem ferrão).
Nome | Tipo |
---|---|
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Fábulas: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
Abelha- Mirim-preguiça | Imagem |
Uma Picada Dolorida | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/10/2014
Quatro estrelasMuito bom!!
20/10/2011
Quatro estrelasaula bem contextualizada. O nível de diálogo está bastante acessível para o ensino fundamental e as abelhas são um charme de insetos artrópodos. Parabéns.
02/04/2010
Cinco estrelasAdorei a forma como foi tratado o tema. Sei que poderei aplicá-la na minha sala de aula, pois meus estudantes irão gostar muito. Tentarei gravar os vídeos e repassá-los para a turma, em forma de DVD. Após isto, abriremos um debate, a fim deles poderem se colocar e vermos o que foi ou não compreendido. Parabéns!!!