Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde vem o plástico... Para onde vai?

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o processo de obtenção do plástico. Compreender que o recurso natural petróleo não é renovável.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos no laboratório de informática 1 aula de 50 minutos para apresentação dos trabalhos 1 aula de 50 minutos para debate (representação de papéis)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula vamos mostrar aos nossos alunos que muito do que existe na nossa vida é feito de plásticos. Primeiramente, questione com os alunos que objetos de plástico eles usam diariamente. É bem possível que eles mencionem apenas 20% de objetos do uso comum, pois muitos outros objetos são feitos de plástico e não sabemos, ou não nos damos conta disso.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1178/imagens/labinformatica.png
Leve os alunos para o laboratório de informática e acesse o vídeo “De onde vem o plástico?”
DICA: como o arquivo é um vídeo, é recomendável que o professor baixe este recurso com antecendência no computador, podendo optar por utilizá-lo no laboratório ou em televisores.

 De onde vem o plástico?

Novamente questione com os alunos se existe mais objetos do dia-a-dia que são feitos de plástico. Lembre-os de objetos que para funcionar tem alguma de suas partes feitas deste material. Peça para os alunos produzirem uma redação com o título: “Meu mundo sem plástico”. Nesta redação eles deverão imaginar um futuro onde o petróleo acabou por completo, e como é o cotidiano sem qualquer objeto de plástico. Como está o meio ambiente sem a extração de petróleo e a produção de plásticos?

 Sabe-se que o plástico também pode ser produzido a partir do gás de etileno entretanto, nesta aula trataremos apenas da obtenção do plástico via petróleo.
Outro objeto de aprendizagem interessante é o “Petróleo em Alto Mar”. Este objeto de aprendizagem trabalha a extração de petróleo e os danos no meio ambiente.
 Petróleo em alto mar

Peça aos alunos que em pequenos grupos montem uma apresentação para a classe, sobre os efeitos danosos que a extração de petróleo acarreta ao ambiente. Sugira que eles comecem a pesquisa pelos acidentes ecológicos ocorridos no passado recente (Baía de Guanabara, Baía de Paranaguá, derramamento de petróleo em rios, etc.). A maneira como os alunos irão apresentar para a turma sua pesquisa é livre. Sugerimos alguns exemplos: slides com imagens e algumas frases de efeito a serem passadas por data-show ou televisores com recepção para Pen-drive, cartazes ou panfletos para conscientização ou dramatização por meio de pequenas esquetes. Esta apresentação também poderá ser feita em um segundo momento para toda escola ou comunidade, com a finalidade de conscientizar sobre o consumismo e os efeitos negativos para o ambiente.

 INTERDISCIPLINARIDADE
Se o professor estiver trabalhando com turmas do ensino médio, poderá convidar o colega de química para trabalhar com os alunos a constituição química, a variação na octanagem e qualidade do petróleo. Neste sentido, indicamos o objeto de aprendizagem “Ouro Negro”.
 Ouro negro


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1178/imagens/contextualizando.png
A maioria das pessoas são seres consumistas. Os programas de televisão nos incitam a comprar, e as propagandas que passam no intervalo não fazem diferente. Mesmo as pessoas mais contidas, quando necessitam comprar algo, acabam levando junto uma sacola de plástico. Atualmente há uma campanha para trocar a sacola de plástico por plástico biodegradável, ou sacolas de papel. Este é um exemplo de iniciativa para diminuir a produção de lixo. Que outras medidas podemos tomar individualmente, com a comunidade ou até mesmo exigindo das autoridades, que ajudem na diminuição do consumo de lixo e de objetos plásticos?
O que não queremos mais ou não tem mais serventia, vai para o lixo. Quanto tempo os plásticos demoram para se decomporem na natureza?
O lixo que produzimos pode ser separado por categorias e ser reaproveitado. Quais são estas categorias? Que cores são representadas? Para onde vai o lixo reciclável? Peça aos alunos que pesquisem para responder estas perguntas e as apresentem em um documento individual.
Após este trabalho, indique o recurso “Jogo da Reciclagem” para os alunos testarem seus conhecimentos.

 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1178/imagens/atvcomplementar.png
Uma atividade interessante para fechar essa contextualização é a representação de papéis.

Previamente reúna alguns materiais que tenham sua versão em plástico e papelão, exemplo: caixa de ovo de plástico e de papelão, caixa de plástico e papelão, etc.
Leve estes materiais para sala de aula e divida a turma de acordo com a quantidade de materiais reunidos, se tiver quatro materiais diferentes (para as duas versões) dividir a turma em quatro equipes.
Em cada equipe os alunos desempenharão os papéis de consumidor, vendendor do material de papelão, vendedor do material de plástico, ambientalista e publicitário.
Poderá ter mais de um aluno como consumidor.
Os vendedores tentarão seduzir com argumentos os consumidores para que escolham sua versão do produto. O ambientalista deverá pesquisar alguns dados sobre os dois produtos e alertar os consumidores quanto à degradação que cada um causa no ambiente. O publicitário poderá ajudar o vendedor da versão em plástico a utilizar de recursos que ajudem o convencimento do público.
Ao fim das explanações, os consumidores se reúnem e juntos decidem qual das duas versões é a melhor. Esta decisão deve-se basear na capacidade de argumentação dos alunos.
Se o professor desejar, poderá revezar o material e os papéis dos alunos, repetindo a mesma prática. Assim todos poderão exercitar a capacidade de argumentação.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1178/imagens/sitios.gif
Sugerimos dois sítios que trabalham com Webquest.
Pesquisa básica sobre o que é reciclagem, confecção de um blog.
http://www.nonio.uminho.pt/webquests/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=7247&id_pagina=2
Sítio que traz muitas sugestões de trabalhos com os alunos, usando sucata e material reciclável.
http://www.canteirodeprojetos.org.br/projetos2005/arte_jdpaulista/reciclarte/index.htm

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ouro negro Animação/simulação
Jogo da reciclagem Animação/simulação
Petróleo em alto mar Animação/simulação
De onde vem o plástico? Vídeo
Avaliação
A avaliação pode ser feita a partir das produções dos alunos (redação, apresentação e relatório) para as atividades sugeridas nesta aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.