27/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Múltiplo” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre as regras de divisibilidade e divisores de um número. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
• 10 é divisível por 2? Por quê?
• Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
• 10 é divisível por 2? Por quê?
• Qual é a regra de divisibilidade por 5?
• Qual é a regra de divisibilidade por 6?
Professor, para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
• “É possível separar 86 ovos em dúzias, de modo que não sobrem ovos?”.
• “Um período de 91 dias contém um número exato de semanas?”.
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas, não importa qual o nível de conhecimento que eles tenham e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça aos alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/multiplo.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre múltiplo.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo múltiplo. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!