Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PROJETO FUTURARTE

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Leidimar Sabino Cardoso de Melo
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 04 DE PLANALTINA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Compreender as origens dos principais problemas ambientais que assolam o mundo atual, como o aquecimento global, a poluição sonora e visual, a destruição dos mananciais, a poluição dos rios, o consumismo,  a super produção de lixo e outros. Salientamos a importância da participação dos professores de ciências naturais nessa etapa.

2- Utilizar as principais ferramentas do programa Paint, ferramenta gráfica muito utilizada pelos usurários do Windows. As aulas não intentarão especificamente a formar operadores desse programa, mas objetivará preparar os alunos para  utilizá-lo na produção de desenhos a serem utilizados na elaboração da animação. Essa etapa será acompanhada pelos professores de artes.

3- Identificar as principais funções do programa Moviemaker e aprender a utiliza-las na elaboração de seu desenho animado, que obrigatoriamente deverão tratar de alguma das temáticas ambientais discutidas anteriormente. 

4- Conhecer as principais funções do editor de texto Microsoft Word e utiliza-lo na produção dos roteiros dos desenhos. Essa etapa será acompanhada pelo professor de língua portuguesa, que orientará os alunos no sentido de manutenção da coerência e objetividade do roteiro, alem de auxiliar os alunos na superação de dificuldades eventuais. 

5- Pesquisar através da Internet, buscando Sites de informações relacionadas com o tema do projeto, tais como: problemas ambientais, técnicas de desenho, narrativa gráfica, seqüências animadas, produção de storybords e outros.  O aluno poderá ainda através dos Sites de busca, procurar por páginas que versem sobre assuntos que ele julgue importantes para elaboração de seu trabalho especificamente. Desse modo se espera transformar o aluno em vetor de seu próprio conhecimento, pois se sentindo estimulado a aprender por iniciativa própria, o aluno certamente irá ter um rendimento muito melhor.

6- Produzir uma animação final com trilha sonora e sonorização, que busque direta ou indiretamente sensibilizar o telespectador para a urgência das questões ambientais. Seu trabalho final deverá possuir nexo causal e originalidade.

7- Formar juntamente com os colegas, grupos multiplicadores de conhecimentos que possam levar as informações que eles adquiriram até seus lares e comunidades.

Duração das atividades
1 MÊS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

A execução do projeto “Futurarte” se dará da seguinte maneira: inicialmente dividindo as turmas em dois grandes grupos, em face do baixo número de computadores disponíveis no laboratório (quinze) e do grande número de alunos existentes em cada turma (uma média de quarenta). Esses grupos trabalharão em horários diferentes As turmas de Sétimas e Oitavas terão atividades diferenciadas das Quintas e Sextas séries. As atividades variarão no nível de complexidade e objetivos, os alunos mais jovens terão atividades ligeiramente mais lúdicas, dessa forma será mais fácil mantê-los atentos as orientações dos professores.

Os professores do laboratório de informática orientarão os alunos acerca dos objetivos do projeto e informarão os alunos sobre as exigências estabelecidas para a boa execução dos prazos. Terão aulas com os professores de ciências orientando-os sobre os vários problemas ambientais causados pela sociedade moderna, especialmente as dos grandes centros urbanos. Terão informações sobre as conseqüências do aquecimento global para a vida das gerações futuras, serão informados sobre a importância de sabermos sensibilizar as pessoas (principalmente  as lideranças políticas) para essas questões se quisermos de fato supera-las. Os alunos assistirão ao filme (desenho animando) “criação do mundo em um copo dágua”, onde poderão observar o ciclo da água e a importância dela em nossa vida cotidiana. O desenho está disponível no site:

http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=filme2.htm

Após essa etapa inicial os alunos serão estimulados a produzir pequenas histórias envolvendo a temática ambiental. Essas histórias deverão servir de embrião para os roteiros dos desenhos animados, por isso os aluno serão orientados a desenvolverem uma história passível de ser exposta visualmente, ou seja sem diálogos longos ou situações excessivamente complexas. Essa etapa será desenvolv ida conjuntamente com os professores de língua portuguesa. Ao final dessa etapa uma comissão formada por professores escolherão os melhores trabalhos, esses serão transformados em storybord, ou seja em uma história em quadrinhos simplificada que servirá de roteiro visual da animação final. Nessa etapa espera-se a participação dos professores de artes.

Sempre sob a supervisão dos professores do laboratório e dos professes de artes, os alunos utilizarão o programa Paint para a produção das lâminas de sua animação. Cada desenho (ou quadro da animação) serve como uma Lâmina, a sucessão cadenciada dessas lâminas (associada a técnicas de animação vistas com os professores) é que dão a idéia de movimento, e que podem contar a história de uma forma “visual”.

Essa é a etapa que dependerá de mais tempo, pois é um trabalho que apresenta um baixo rendimento. Uma animação comercial comum possui em média 24 quadros por segundo, no nosso caso, dado as limitações técnicas, orientaremos os alunos a produzirem em média 15 desenhos (ou lâminas) por segundo, o que garante uma boa performance para nossas animações.

         Uma vez concluída a produção dos desenhos, os alunos utilizarão outra ferramenta digital, no caso o Moviemaker, para finalmente animar as cenas. Esse programa apresenta certas limitações técnicas mas possui uma interface operacional bastante intuitiva e simples. Diferente de outros programas utilizados para animação que muitas vezes possuem recursos notáveis mas são muito complexos e de difícil operação.

Estando pronta a animação (a justaposição dos quadros), iremos para a etapa de sonorização, onde os alunos poderão introduzir uma trilha sonora em seu trabalho e ainda inserir sons ambientes no seu desenho animado.

Finalmente os desenhos serão convertidos para extensão WMV para serem lidos no programa Windows Media Player.

Os professores do laboratório sempre auxiliarão cada uma das etapas, e selecionarão juntamente com outros professores os melhores trabalhos para compor um DVD. Os trabalhos que melhor apresentarem os critérios de criatividade, beleza e objetividade comporão o DVD, que também será produzido com o auxilio dos alunos envolvidos no projeto.

É importante observar que uma das  principais propostas do laboratório de informática é estimular a utilização da Internet como ferramenta pedagógica; por isso todos os professores (independentemente de disciplina) poderão orientar seus alunos a pesquisarem na rede, assuntos associados ao meio ambiente.

         Reafirmamos que todos os procedimentos e projetos do laboratório de informática se pautarão pela premissa da discussão em grupo, afinal há que se compreender que as idéias frutificam dos debates entre toda a comunidade escolar, pois ainda que as idéias sejam diametralmente divergentes, com certeza podem-se encontrar pontos convergentes que rumem a um denominador comum, assim as soluções serão mais eficientes e democráticas.
Recursos Complementares

Avaliação

         Os alunos serão avaliados bimestralmente, suas notas (no máximo 3,0 pontos) serão repassadas aos professores que forem co-participes de algum projeto naquele bimestre. Os critérios observados serão basicamente dois, a saber:

1º Critério – Assiduidade e disciplina: Os alunos que apresentarem um número reduzido de faltas injustificadas e tiverem comportamento ao menos moderado poderão receber uma pontuação de 0 a 1,5 pontos. O critério da disciplina observará o comportamento do aluno em sala, seu tratamento com os colegas e professores.

2º Critério – Participação e cumprimento das atividades: As atividades passadas pelos professores serão avaliadas individualmente ou em grupo. A participação do aluno nas atividades e na própria aula também serão objetos de avaliação (também serão pontuadas de 0 a 1,5), dessa forma alunos participativos (que questionam, complementam as colocações do professor, é solicito com os colegas, etc.) serão melhor avaliados. Já os menos participativos serão permanentemente estimulados a participar.

Observação:

         Haverá uma avaliação complementar do trabalho final dos alunos, essa avaliação buscará tão somente selecionar os melhores trabalhos que comporão o DVD do projeto Futurarte; portanto não terão valor numérico (não serão pontuados), serão apenas selecionados de acordo com os critérios já mencionados anteriormente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARCILIA PESSOA DE LIMA OLIVEIRA, secretaria municipal de educação de Rubiataba-go , Goiás - disse:
    marciliapessoalima@hotmail.com

    08/10/2012

    Cinco estrelas

    Nota -se a importância da interdisciplinaridade para o processo ensino aprendizagem, o plano de aula enfatizou a democracia o estudo em grupo, as discussões, o debate entre outros critérios fundamentais para a qualidade da aula com integração social.


  • MARCILIA PESSOA DE LIMA OLIVEIRA, secretaria municipal de educação de Rubiataba-go , Goiás - disse:
    marciliapessoalima@hotmail.com

    08/10/2012

    Cinco estrelas

    Parabens! o plano de aula é bem elaborado,mas com certeza o professor precisa estar sempre por perto acompanhando, direcionando os alunos com autonomia demonstrando segurança. verifica -se que os objetivos são relevantes para levar o aluno a ser construtores da sua própria história seus limites sua realidade.Execelente!


  • MARCILIA PESSOA DE LIMA OLIVEIRA, secretaria municipal de educação de Rubiataba-go , Goiás - disse:
    marciliapessoalima@hotmail.com

    08/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito importante esta aula pois mostra os temas atuais nos mais complexas acontecimentos no mundo contemporâneo. Foi bem elaborada, planejada com uso de tecnologias, buscando a interatividade social com os alunos, estimulando a coletividade.Com certeza haverá muita aprendizagem.


  • REGINA DUARTE, E.E. PROF. HUMBERTO VICTORAZZO , São Paulo - disse:
    regina.filhos@uol.com.br

    05/07/2012

    Quatro estrelas

    aA REDE PUBLICA ESTADUAL DE ENSINO DISPOE DE RICO E VASTO MATERIAL PARA TRABALHO EM SALA DE AULA, A INTERDISCIPLINARIDADE VEM DIRECIONAR MAIS O ALUNO PARA O FOCO NA ESCOLA, ATÉ PQ ATENDE MAIS DE UMA DISCIPLINA E FAZ-SE NECESSÁRIO A ATENÇÃO, HJ EM DIA MTO CONCORRIDA COM EQPTOS ELETRONICOS PESSOAIS, NA SALA DE AULA.


  • Rachel Bezerra, E.E.GONÇALVES DIAS , Amapá - disse:
    raich.ddd@gmail.com

    04/09/2011

    Três estrelas

    proposta bem organizada, mostra como as diversas disciplinas integram-se na proposta. Penso que os profesores das diversas disciplinas envolvidas devam estar inteirados na temática, e nas ferramentas tecnológicas a serem utilizadas em cada etapa em que este professor se inserir. Acredito também que o aluno tenha um suporte de informações, e de busca dessas informações bem estruturado, para que o projeto não caia no ciclo de ser um mero instrutor de uso das tecnologias. Ótima proposta, parabéns!!


  • ELIZETE VIEIRA DE mELO, Rede Estadual , Rondônia - disse:
    elis.vieira.mel@hotmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    Notamos ser esta uma aula gerida e acompanhada por pessoas comprometidas com a educação e que principalmente lançam mão dos recursos tecnológicos para fazer do processo de aprendizagem um momento atrativo e interativo. Excelente iniciativa, ainda mais pelas limitações tão comum em nossas escolas que é o caso das turmas super lotadas, que sabemos ser na prática um dos entraves para um bom trabalho. É isso aí devemos divulgar nossas atividades, para que mais pessoas se encoragem a isso.


  • Ivânia Shirley, Professora Clóris Trigueiro Peixoto , Rio Grande do Norte - disse:
    ivashirley@ibest.com.br

    30/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!! Precisamos na rede pública de ensino de projetos com este: que se ultilize das novas tecnologias, que haja interdisciplinaridade, contribuição para o meio ambiente, trabalho de pesquisa individual e em grupo.


  • flavia, E.M.E.F. Osvaldo Cruz , Rio Grande do Sul - disse:
    flavia@etore.ind.br

    03/07/2010

    Cinco estrelas

    Assunto relevante, otima organização, clareza na apresentação e boa utilização dos recursos tecnológicos. Gostei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.