02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso do modal 'used to' em suas formas afirmativa, interrogativa e negativa.
AULA 1
Motivação:
Mostre aos alunos as gravuras a seguir (você pode imprimí-las ou apresentar outras gravuras que ilustrem as histórias). Pergunte aos alunos se seus pais os contavam histórias quando eram pequenos. Pergunte quais eram seus favoritos contos de fadas ou fábulas. Promova essa discussão envolvendo toda a turma. Pergunte:
Observação: Esta é uma boa chance para ensinar o nome dos pernonagens em inglês. Use a língua inglesa quando estiver falando das fábulas.
Figura 1: The Three Little Pigs
Fonte: http://math-www.uni-paderborn.de/~odenbach/pics/pigs/pig2.jpg - acesso em 02/11/09
Figura 2: Cinderella
Fonte: http://dejaloops.files.wordpress.com/2009/08/cinderella.jpg - acesso em 02/11/09
Figura 3: Sleeping beauty
Fonte: http://www.3dstereo.com/Merchant2/graphics/00000001/cartoon/sleep_beauty_g1.jpg - acesso em 02/11/09
Figura 4: Snow White
Fonte: http://www.disneydreaming.com/wp-content/uploads/2009/03/snow_white.jpg - acesso em 02/11/09
Em seguida, diga a eles que vão assistir a um vídeo com a história do Patinho Feio (The Ugly Duckling)
Mostre aos alunos o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=THmHFHBWQZc&feature=related - acesso em 02/11/09
Peça aos alunos que assistam o vídeo com atenção e em seguida respondam as questões, marcando True (T) ou False (F)
Observação: Caso sua escola não disponha de uma sala de vídeo com acesso à internet, você pode ler a história para seus alunos.
http://www.ivyjoy.com/fables/duckling.html- acesso em 02/11/09
AULA 2
Pergunte aos alunos novamente: Did your parents tell you stories when you were children ? What about now, do they tell you bedtime stories?
Provavelmente eles responderão que os pais não mais contam histórias.
Conclua escrevendo no quadro:
My parents used to tell me stories.
Comente que usamos a construção 'used to + verb' quando nos referimos a ações/situações que eram verdadeiras, mas que já não são mais. Oralmente, dê exemplos como:
Peça aos alunos que escrevam frases em seus cadernos usando a construção used to + verb. Sugira que eles usem os verbos BE, HAVE, BELIEVE e WATCH. Dê um modelo de frase:
I used to __________________ but now I _________________________.
Em seguida, comente sobre a forma interrogativa do modal 'used to'. Diga que, por se tratar de uma forma passada, é necessário que seja usado o auxiliar 'did' na pergunta. Escreva no quadro:
Did your parents use to tell you stories when you were a child?
Mostre as 'short forms' para as respostas, que eles já viram ao estudar o Simple Past: Yes, they did // No, they didn't.
Depois, peça a cada um deles que pergunte a três colegas as seguintes questões. Escreva no quadro:
Os alunos devem anotar as respostas dos colegas em uma folha de papel e entregá-las a você ao final da atividade. Lembre-os de dar respostas completas.
AULA 3
Nesta aula, vamos praticar a forma negativa do modal 'used to'.
Pergunte aos alunos: What is better, your life now or when you were a child?
Incentive a participação de todos. Peça que digam as vantagens e desvantagens das fases da vida mencionadas acima. Pergunte-os o quão diferente é a vida deles no momento se comparada à infância.
Em seguida, escreva no quadro:
I didn't use to work when I was a child (but now I do).
Comente sobre o uso do auxiliar 'did' para construir, também, a frase negativa.
Oralmente, dê mais exemplos:
I didn't use to like (tipo de mísica), but now I do.
I didn't use to eat (tipo de comida), but now I do.
Depois, peça aos alunos que trabalhem em duplas. Eles vão perguntar e responder questões uns aos outros. Escreva no quadro as perguntas a serem feitas e lembre-os se dar respost as completas.
Em seguida, entregue a folha de atividades a ser encontrada em:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_15_usedto_quizzes.pdf - acesso em 02/11/09
Observação: Se não houver tempo de trabalhar as duas atividades em sala, peça que façam o restante como atividade extra classe.
AULA 4
Nesta aula vamos revisar a construção do modal 'used to'.
Primeiramente, mostre fotos de algumas celebridades. Questione seus alunos sobre como eram esses artistas e como são hoje. Pergunte:
How different is he/she now?
Ex:
Fig. 5: Justin Timberlake antes
Fonte: http://www.nndb.com/people/034/000022965/justin-timberlake49-med.jpg - acesso em 06/11/09
Fig. 6: Justim Timberlake depois
Fonte: http://www.starstore.com/acatalog/justin-timberlake-im108.jpg - acesso em 06/11/09
Fig 7: Rihanna antes
Fonte: http://www.jamcl.com/2006/12/18/Rhiana.jpg - acesso em 06/11/09
Fig 8: Rihanna hoje
Fonte: http://buzzworthy.mtv.com/wp-content/uploads/2007/09/rhiana2.jpg - acesso em 06/11/09
Fig 9: Madonna em 1980
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_qzcT9vAC9hI/SnrSSGPfxxI/AAAAAAAABuU/uOhtsgIWaN0/s400/madonna1980s.jpg - acesso em 06/11/09
Fig 10: Madonna hoje
Fonte:http://www.dailymakeover.com/blogs/hueman-behavior/Madonna%202009.jpg - acesso em 06/11/09
Agora, para dar continuação à prática, peça aos alunos que mencionem três invenções que mudaram o mundo (ex: the computer, the internet, the refrigerator, the TV, entre outras).
Entã o, peça que se agrupem em duplas ou trios. Eles devem escrever frases dizendo como a vida era antes daquelas invençõe s (pelo menos três invenções devem ser mencionadas) e como a vida é agora.
EX: 20 years ag o we didn' t use to have acce ss to the internet . People used to write letters. Now we send e-mails.
Após o término das atividades, os alunos devem compartilhar com toda a sala suas respostas. Peça a cada dupla ou trio que leia ao menos uma de suas frases.
AULA 5
Vamos trabalhar com uma música da banda americana GUNS 'N ROSES. A canção é intutulada "I used to love her" e pode ser encontrada no CD da banda "GN'R Lies".
Figura 11: Guns 'N Roses
Leve os alunos à sala de vídeo (ou te nha a TV na sala de aula, de acordo com as possibilidades da sua escola)
Primeiramente, entregue a letra da música disponível em:
Em seguida, toque a música ou mostre um dos dois vídeos a seguir:
Trabalhe a letra com os alunos perguntando:
Observação: Explique que a construção "I used to love her but I had to kill her" não se trata de um assassinato a sangue frio. Metaforicamente, o cantor quer passar a idéia de que seu amor por sua amada acabou e, então, ele teve de matá-la (de seu coração), ou seja, teve de esquecê-la.
O vídeo a seguir está no formato Karaokê. Mostre-o aos alunos e convide a todos que cantem juntos!
Os alunos deverão ser avaliados quanto ao uso correto da contrução 'used to + verb' em suas formas afirmativa, interrogativa e negativa. Devem ser avaliadas as produções orais e escritas. Fique atento, principalmente, às interações aluno-aluno.
Você pode, também, propor uma atividade em forma de brincadeira, mas que terá como pano de fundo uma avaliação do trabalho desenvolvido. Organize os alunos em círculo e explique que cada um vai dizer uma coisa que costumava fazer mas não faz mais.
Ex.: Ricardo: I used to drink milk from a bottle.
O aluno seguinte vai dizer o que o colega costumava fazer e o que ele próprio costumava fazer.
Ex.: Ricardo used to drink milk from a bottle and I used to wera diapers.
O aluno seguinte vai mencionar o que o colega anterior fazia e o que ele próprio costumava fazer. Cada um vai dizer apenas duas frases. Isso vai ajudá-los na prática oral e vai mostrar o vocabulário que eles adquiriram.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2015
Cinco estrelasEXCELENTES DICAS ,VOU TRABALHAR TODAS COM MEUS ALUNOS.THANK YOU VERY MUCH
01/10/2012
Cinco estrelasmuito booa o professor um homem muito lindoo..os exemplos estao otimos!!!!
26/08/2010
Cinco estrelasSuper prática e envolvente! Parabéns!