Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Múltiplos de um número natural

 

27/11/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer os múltiplos de um número natural
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Operações de multiplicação e divisão •Conceito de divisível e divisor
Estratégias e recursos da aula

              Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Múltiplos de um número natural” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre as regras de divisibilidade e divisores de um número. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                   • Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
                   • 10 é divisível por 2? Por quê?
                   • Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
                   • 10 é divisível por 2? Por quê?
                   • Qual é a regra de divisibilidade por 5?
                   • Qual é a regra de divisibilidade por 6?

               Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
                  • “A caminhonete do Sr. Antônio percorre, em média, 8 quilômetros com um litro de combustível na estrada. Quantos quilômetros e percorreria com 2 litros ? E com 3 litros ? E com 4 litros ?”. 
                  • “Uma fábrica de iogurte fabrica bandejas com 4 copos do lacticínio. Quantos copos de iogurte há em 3 bandejas? E em 10 bandejas ?"

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas, não importa qual o nível de conhecimento que eles tenham e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/multiplos.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1181/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1181/imagens/Aula_33_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre múltiplos de um número natural.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1181/imagens/Aula_33_Fig02.jpg

               Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo múltiplos de um número natural. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1181/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1181/imagens/Aula_33_Fig03.jpg

               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1181/imagens/Aula_30_Fig3.jpg localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.