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Localização por meio de placas

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Sanches Amikura
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Interpretar placas; - Identificar nome de ruas, bairros, construções e pontos turísticos; - Tornar-se mais observador; - Aprender a se guiar, percebendo onde se situa; - Apontar referências próximas ao local de destino.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos e um dia de passeio de campo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Língua Portuguesa, cartografia, sinalização e noções básicas de vetores.
Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:

Conhecendo as placas - Através do datashow e internet, mostrar aos estudantes fotos de diversas placas que encontramos no dia-a-dia, como placas com nome de ruas, contruções, estradas, número das quadras, etc. Destacar para a turma a importância da observação do ambiente que freqüentamos, sendo capaz de reconhecer nomes e pontos de referência. Dessa forma, o estudante terá mais facilidade de achar e gravar endereços, diminuirá as chances de se perder ou saberá dar informações a algum conhecido que queira ir para o mesmo lugar onde está.

Entrar no site do Detran para mostrar os diferentes tipos de sinalização:

www.detran.pi.gov.br/sinal03.php

Atividade: Fotografar placas que encontra durante o trajeto para escola e demais lugares que freqüenta.

Segunda aula:

Os alunos deverão mostrar as fotografias da atividade da aula anterior para toda a turma.

Mapas - Novamente com o datashow e internet, entrar no site de mapas do Google e mostrar para as crianças a cidade onde moram e o percurso que farão no passeio de campo, ensinando algumas noções de cartografia.

Google Maps Brasil:

maps.google.com.br/maps

 

Acessar o recurso de aula do Portal do professor, para que o educando possa fixar as placas de forma descontraída:

portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/13105/transitolegal.swf

 

Passeio de Campo: Passar de ônibus com toda a turma pelos principais pontos turísticos da cidade e outras referências, como contruções e instituições importantes. Durante o trajeto, o professor (a) deve ler as placas em voz alta com os educandos. Se possível, mostrar a maquete da cidade ou de bairros ou prédios residenciais.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trânsito legal Animação/simulação
Avaliação
- Participação na atividade. - Dinâmica: O professor apresenta o desenho do mapa de um pequeno bairro. Através da fala, um aluno deve guiar o colega, de um determinado ponto até seu destino final. Utilizar referências vetoriais. - Elaborar uma maquete simples, contendo nomes das ruas, construções, pontos de referência e placas indicativas.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Alessandra Assaf, EMEF Prof Jacyra Vieira Baracho , São Paulo - disse:
    leca.sa@superig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da proposta da aula, mas achei difícil a parte das fotografias e do passeio de ônibus.


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