19/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Primeira aula:
Conhecendo as placas - Através do datashow e internet, mostrar aos estudantes fotos de diversas placas que encontramos no dia-a-dia, como placas com nome de ruas, contruções, estradas, número das quadras, etc. Destacar para a turma a importância da observação do ambiente que freqüentamos, sendo capaz de reconhecer nomes e pontos de referência. Dessa forma, o estudante terá mais facilidade de achar e gravar endereços, diminuirá as chances de se perder ou saberá dar informações a algum conhecido que queira ir para o mesmo lugar onde está.
Entrar no site do Detran para mostrar os diferentes tipos de sinalização:
www.detran.pi.gov.br/sinal03.php
Atividade: Fotografar placas que encontra durante o trajeto para escola e demais lugares que freqüenta.
Segunda aula:
Os alunos deverão mostrar as fotografias da atividade da aula anterior para toda a turma.
Mapas - Novamente com o datashow e internet, entrar no site de mapas do Google e mostrar para as crianças a cidade onde moram e o percurso que farão no passeio de campo, ensinando algumas noções de cartografia.
Google Maps Brasil:
Acessar o recurso de aula do Portal do professor, para que o educando possa fixar as placas de forma descontraída:
portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/13105/transitolegal.swf
Passeio de Campo: Passar de ônibus com toda a turma pelos principais pontos turísticos da cidade e outras referências, como contruções e instituições importantes. Durante o trajeto, o professor (a) deve ler as placas em voz alta com os educandos. Se possível, mostrar a maquete da cidade ou de bairros ou prédios residenciais.
Nome | Tipo |
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Trânsito legal | Animação/simulação |
Três estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Três estrelasGostei muito da proposta da aula, mas achei difícil a parte das fotografias e do passeio de ônibus.