16/07/2009
Nilton Goulart
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
1° momento
Realizar o centro de interesse ( roda de conversa informal), e, lançar perguntas de interesse coletivo;
Recolher e comparar respostas;
Leitura do texto: "Diversidade". Tatiana Belinky. Coleção Camaleão. Editora Quinteto.
Realizar atividades de auto descrição;
Leitura do livro: "Aprendendo sobre as diferenças". Rodrigo Estramanho de
Almeida. Litle Books. A partir da leitura solicitar que observem os diferentes espaços: na escola, na rua, em casa, etc.
Questionário sobre o texto;
Para casa: atividade de comparação com a família;
2° momento
Realizar o centro de interesse (roda de conversa informal);
Leitura do texto infantil: “O problema da diferença” (que está disponível pelo seguinte link: http://www.4shared.com/file/72868025/285b536a/Apresentao1.html).
Levantamentos de dados sobre a célula;
Apresentação da célula de uma cebola;
Power point com desenho esquemático da célula;
Conceituar a célula e suas partes pela construção da maquete da célula;
Localizar e identificar o DNA;
Conceituar o DNA e suas partes;
Discutir sobre o que foi exposto;
3° momento
Realizar centro de interesse (roda de conversa informal);
Reflexão de todo o conteúdo já exposto;
Construção de uma maquete do DNA;
Iniciar a idéia de fecundação;
Mostrar o processo de fecundação via power point;
Expor que a partir desse processo ocorre a herança genética;
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito de seu planejamento,parabéns que Deus te ilumine cada dia pois nós que trabalhamos .com vida.