Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a diversidade

 

16/07/2009

Autor e Coautor(es)
Jadayne Arantes Galdino
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Nilton Goulart

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Iniciar a construção do conhecimento à cerca do tema abordado: DNA; Compreender o conceito científico e elencar este a idéia da diversidade dos seres vivos, promovendo assim a valorização do diferente.
Duração das atividades
3 momentos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os conhecimentos prévios do alunado serão buscados por meio de um questionário que será por eles respondidos antes do início da realização desse projeto.
Estratégias e recursos da aula

1° momento
Realizar o centro de interesse ( roda de conversa informal), e, lançar perguntas de interesse coletivo;
Recolher e comparar respostas;
Leitura do texto: "Diversidade". Tatiana Belinky. Coleção Camaleão. Editora Quinteto.
Realizar atividades de auto descrição;
Leitura do livro: "Aprendendo sobre as diferenças". Rodrigo Estramanho de
Almeida. Litle Books. A partir da leitura solicitar que observem os diferentes espaços: na escola, na rua, em casa, etc.
Questionário sobre o texto;
Para casa: atividade de comparação com a família;


2° momento
Realizar o centro de interesse (roda de conversa informal);
Leitura do texto infantil: “O problema da diferença” (que está disponível pelo seguinte link: http://www.4shared.com/file/72868025/285b536a/Apresentao1.html).
Levantamentos de dados sobre a célula;
Apresentação da célula de uma cebola;
Power point com desenho esquemático da célula;
Conceituar a célula e suas partes pela construção da maquete da célula;


Localizar e identificar o DNA;
Conceituar o DNA e suas partes;
Discutir sobre o que foi exposto;
 

3° momento
Realizar centro de interesse (roda de conversa informal);
Reflexão de todo o conteúdo já exposto;
Construção de uma maquete do DNA;
Iniciar a idéia de fecundação;
Mostrar o processo de fecundação via power point;
Expor que a partir desse processo ocorre a herança genética;

 

 

Recursos Complementares
Quadro Branco (lousa); Pincel; Microscópio; Retroprojetor; Transparência; Power point; Para a construção da maquete da estrutura da célula: a critério de cada professor; Para a construção da maquete da estrutura do DNA: Arame; Bala de goma; palitos de dente; Folha A4.
Avaliação
A avaliação será dada no decorrer das atividades por várias formas de observações; Questionário sobre os conceitos trabalhados; Construção de um texto ilustrado sobre os assuntos abordados.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.