Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma história gera outras histórias III-"Bruxa Onilda vai a sua escola"

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Elaborar histórias oralmente através de questões apresentadas.

- Produzir texto escrito a partir de proposta de título.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer a escola, enquanto espaço, suas dependências e como instituição onde pessoas trabalham em cada setor, desempenhando funções específicas de acordo com o cargo que exercem, da parte administrativa à parte pedagógica.

- Conhecer histórias da Coleção da Bruxa Onilda.

Estratégias e recursos da aula
      

- folha pautada ( tamanho A4 ou ofício) ou caderno

O professor deverá relacionar a atividade à história da Bruxa Onilda que é uma bruxa atrapalhada que vive se metendo em encrencas por onde passa.
Então, a ideia seria começar a convidar o grupo a ser parceiro em mais uma aventura dessa bruxa tão divertida.
Levar a turma a elaborar histórias oralmente, a partir de questões que pudessem desafiá-los a imaginar. . .

Exemplos : Imaginem se a Bruxa Onilda viesse a nossa escola. Por onde ela passaria? Que lugares ela poderia entrar? Já pensaram na Bruxa Onilda na Biblioteca? E na Direção? O que poderia aprontar se entrasse na secretaria ?
Dá até pra imaginar a confusão que faria se chegasse na hora do recreio.
E se ela entrasse na nossa sala? O que será que estaríamos fazendo?

Desenvolver as questões primeiro a nível oral. Em seguida, propor a produção de texto escrito em folha ou caderno, a partir do título : Bruxa Onilda vai ... (nome da sua escola). Pedir para os alunos ilustrarem a história.

Recursos Complementares

O professor poderá pedir a cada aluno para ler sua produção e mostrar a ilustração do texto para a turma.
Ainda seria possível criar um álbum ou livro das aventuras da Bruxa Onilda pela escola, com esse material.

Realizar também um painel pela escola com uma exposição de trechos dos textos dos alunos junto à ilustração individual que poderia ser feita em papel A3. Uma sugestão seria usar o giz de cera para colorir o fundo do desenho.

Títulos da Coleção da Bruxa Onilda - E.Larreula, R.Capdevila- - Ed. Scipione:

- Bruxa Onilda vai à festa

- Bruxa Onilda vai a Paris

- Bruxa Onilda vai à Inglaterra

- Bruxa Onilda vai a Nova Iorque

- Bruxa Onilda vai a Veneza

Avaliação

O professor deverá acompanhar a participação dos alunos durante a atividade, as histórias que vão criando oralmente até propriamente à produção do texto escrito.
Avaliar a criatividade individual no desenvolvimento da proposta apresentada para produção do texto escrito: Bruxa Onilda vai a sua escola, verificando a organização no encadeamento de ideias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.