19/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Demonstrar habilidades básicas de leitura;
saber que representar é assumir os comportamentos dos personagens.
Utilização do laboratório de informática.
Leituras, apresentações teatrais, produção de texto.
AULA 1
ATIVIDADE
1. Para motivar os alunos a trabalharem o tema piadas, o professor levará os alunos à Sala de Informática para assistirem ao vídeo de piadas.
http://www.youtube.com/watch?v=7soWOb_xz9w
2. Na sequência, o professor colocará no quadro o pequeno texto abaixo e pedirá que, em duplas, o estudem e se preparem (decorem) para apresentá-lo para a classe. Os alunos deverão ser fiéis ao texto sem lê-lo. Não será necessário que todos os apresentem, somente quem quiser deverá fazê-lo. O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o uso do discurso direto.
VICIADO EM ORKUT
Um menino era super viciado no orkut, e a mãe dele um dia mandou o menino ir para igreja... Chegando na igreja, o pastor perguntou para o menino :
- Menino, você aceita jesus?
E o garoto respondeu:
- Só se ele me mandar scrap!!!
Voltando ao computador, o professor deverá solicitar à turma que leiam algumas piadas escritas (na internet). O site abaixo contém duas páginas e um total de treze piadas que deverão ser distribuídas uma para cada dois alunos. Piadas disponíveis no site:
http://www.contandohistoria.com/turmapiadas.htm
Se a classe for maior, repeti-las. Antecipar que a piada lida pelo grupo será representada na segunda aula e que, na terceira, cada aluno escreverá uma piada para ler para a classe. Poderá ser uma que já ouviu ou alguma que pesquisou em livros de piadas ou em sites da internet.
Importante: Professor, com os alunos bem estimulados, motivados para a apresentação, você poderá obter apresentações muito interessantes.
Aula 2
Atividade
Nesta aula, os alunos representarão as piadas.
Aula 3
Atividade
Produção de texto
O professor solicitará aos alunos que escrevam uma piada que será socializada com a turma e exposta no mural da classe. Antes porém, o professor deverá copiar uma piada na lousa e explorar as diversas formas de como os alunos poderão escrever uma no discurso direto.
O professor avaliará a representação e a produção de texto pelos alunos. Para tanto, observará a desinibição e se cumpriram a solicitação de escrever a piada no discurso direto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/12/2015
Cinco estrelasideias muito legais para professores de todos os paises