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Mínimo múltiplo comum

 

27/11/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular o M.M.C.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Múltiplos •Máximo divisor comum
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Mínimo Múltiplo Comum” com seus alunos. Para iniciar verifique como esta os conhecimentos sobre múltiplos e máximo divisor comum. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                     • Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
                     • 10 é múltiplo de 2? Por quê?
                     • Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
                     • 10 é múltiplo de 3? Por quê?
                     • Quando dois números são primos entre si?
                     • 10 e 2 são primos entre si?
                     • 10 e 3 são primos entre si?

               Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
                    • “João recebe visitas periódicas de três amigos. O primeiro o visita a cada 20 dias, o segundo a cada 5 dias e o terceiro a cada 8 dias. No seu aniversário, em 2 de junho, os três foram visitá-lo. Depois dessa data, quando coincidirá a visita dos amigos?”.

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas, não importa qual o nível de conhecimento que eles tenham e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/mmc1.htm e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_34_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre mínimo múltiplo comum.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_34_Fig02.jpg

               Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Seria interessante também que você, Professor, informasse aos seus alunos que existe outra forma de calcular o MMC de números dados, é o método da decomposição simultânea de fatores primos; dessa forma, todos os fatores, tomados cada um com o seu maior expoente, o resultado do é obtido com maior rapidez.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_34_Fig08.jpg 

               Professor, destaque também a propriedade: “Dados dois ou mais números diferentes de zero, se um deles for múltiplo de todos os outros, então esse número será o m.m.c. dos números dados”. Como exemplo, considere o cálculo anterior com os números 6, 12 e 24; observe que 24 é múltiplo de 6 e de 12, portanto o m.m.c.(6, 12, 24) = 24.

               Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo mínimo múltiplo comum. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_34_Fig04.jpg


               Existem dois tipos de exercícios. No primeiro, a tela nos orienta que este exercício, contêm 15 questões (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_34_Fig05.jpg) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
                    • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a próxima questão.
                    •  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_19_-_Fig05.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula2_Fig1.jpgMostrará a lista completa de questões.
Para responder a questão, clique com o mouse, em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg, mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_19_-_Fig07.jpg.

               Já no segundo tipo de exercício:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_34_Fig06.jpg

seus alunos deverão digitar os resultados no aplicativo e em seguida, clicar no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1184/imagens/Aula_30_Fig3.jpg localizado no final dos exercícios.

               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
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