05/12/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Reconhecer na criação de brinquedos sinais sobre o tempo, a cultura e as características de um povo;
Constatar sobre a alegria que o brincar proporciona;
Criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novos conhecimentos através da sua própria habilidade de construção dos brinquedos;
A importância da brincadeira na preservação ambiental.
Não é necesário nenhum conhecimento.
Aula 1
Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: para cada aluno - 2 garrafas pet com formato arredondado, uma lixa, duas varetas de 8 milímetros de diâmetro por 25 de comprimento e 1 metro de barbante.
* O brinquedo também é chamado de Jabolô, Diavolô e Diabolô.
Atividade I - Construção do brinquedo
Como fazer:
Escolha duas garrafas Pet com formato arredondado. Corte-as 15 centímetros a partir da boca, desprezando a parte de baixo. Corte também o gargalo de uma delas. Lixe as bordas para tirar as rebarbas. Encaixe as duas pela boca e rosqueie a tampa prendendo uma na outra. Decore o brinquedo com um tinta ou plástico adesivo. Para o suporte, use duas varetas de 8 milímetros de diâmetro por 25 centímetros de comprimento e 1 metro de barbante. Fure as duas varetas em uma extremidade e passe-as pelo cordão. Dê um n ó nas pontas.
Atividade II - Brincando com o Diabolô
O aluno coloca o diabolô no chão e passa a corda a corda por debaixo dele, segurando uma vareta em cada mão. Ele rola o brinquedo pelo chão para pegar embalo e o levanta. Com uma das mãos, dá puxadas rápidas para que ele gire somente em um sentido. A outra mão apenas acompanha os movimentos. É importante ficar sempre de frente para uma das bocas do diabolô. Se ele pender para frente ou para trás, é preciso ajeitá-lo novamente. Depois de dominar esses movimentos, é possível jogar o diabolô para o alto. Para i sso, o aluno abre rapidamente os braços, dando um impulso para cima. Para pegá-lo, mira o cordão no centro do brinquedo e, assim que ele voltar afrouxa o cordão.
Exemplo de Manobras:
Aula 2
Espaços: quadra de esporte, pátio da escola ou qualquer espaço livre que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: jornal, fita adesiva, barbante, papel e 24 garrafas pet.
Boliche de Garrafa Pet
Atividade I - Construção do brinquedo
Como Fazer:
1. Limpe as garrafas e tire o rótulo;
2. Decore cada uma com uma faixa e um número colorido de 1 a 12 ou letras do alfabeto;
3. Faça uma bola de jornal bem densa e passe um pouco de barbante para amarrá-la ou utilize uma bolinha de borracha.
Atividade II - Brincando com o Boliche
1. Dividir a turma em quatro grupos de cinco alunos e estes em dois grupos para jogar o boliche entre eles;
2. Disponha as garrafas em forma de triângulo e em ordem crescente e jogue a bola de jornal ou de borracha a alguns passos de distância tentando derrubar o boliche do adversário.
Aula 3
Espaço: sala de aula, pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: um copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio).
Barbante
Uma folha de papel usado
Fita crepe
Tinta guache
Bilboquê
É um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madei ra ou de forma semelhante, com um orifício central e preso por uma corda numa espécie de suporte.
Atividade I - Construção do Brinquedo
Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar.
Como fazer:
Atividade 2 - Brincando com o Bilboquê
Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.
Verificar o interesse e a motivação dos alunos na reciclagem para a construção dos brinquedos.
Identificar junto aos alunos, se reconhece os sinais sobre o tempo, à cultura e as características de um povo ao criarem seus brinquedos.
Identificar o quanto os alunos expressam a importância da brincadeira e na preservação ambiental.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/04/2014
Cinco estrelasGostei muito das idéias. Foram bem produtivas. Parabéns!
14/11/2013
Cinco estrelasesta aula é realmente digna de muitos elogios. Obrigado por tal criatividade.
30/08/2012
Cinco estrelasBoa adorei ♥ Essa aula foi muito boa queria saber o nome de um brinquedo e descobri o nome do bilboquê e descobri Muito obrigado ♥
26/08/2012
Cinco estrelasEncontrei exatamente o que estava procurando, para trabalhar com meus alunos. Obrigada, e parabéns.
24/08/2012
Cinco estrelasfoi otima essa aula eu adoreiii♥
22/08/2012
Cinco estrelasEu gostei muito me ajudou bastante para mim fazer o trabalho de arte obrigada!
25/05/2012
Cinco estrelasnossa achei super interesante,não sou prof mais sou aluna do 5º ano do fundamental 1. a minha turma está tentando achar formas sustentávies para a escol, como usar lixeiras feitas de caixas de papelão no fundo da sala, quadra liberada e etc. ACHEI ÓTIMO ISSO!!!!!!!!!!!! OBGGGGGGGG bjs jubs
29/04/2012
Cinco estrelassuper interesante,gostaria de receber novas dica de brinquedos,sua nota e 10
14/04/2012
Cinco estrelasgostei muito
26/10/2011
Três estrelasgostei muito
02/08/2011
Cinco estrelasExcelente, não sou professora de Educção Física, mas vou aproveitar esta idéia e fazer este brinquedo para meus netos.
17/07/2011
Quatro estrelasamei as idéias, ajudaram minha filha nos trabalhos escolares.
14/01/2011
Quatro estrelasValeu demais! Para mim o mais importante é fazer os alunos perceberem a diversidade de possibilidades de diversão e sobretudo criada pelas próprias mãos, que dá um "sabor" todo especial. Parabéns!!!! Um abraço Cida Caldas