10/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Caro professor, nessa aula, o nosso foco principal é trabalhar algumas noções cartográficas, noções de proporcionalidade, distância e legenda. Para isso, a seguir será dado um plano de como isso pode ser trabalhado com crianças de 4ª série de modo a fazê-los observar as características principais do quarteirão da escola onde estudam, ou seja, uma paisagem que é vista por eles todos os dias e que de nem sempre todos os seus detalhes e peculiaridades são notadas. Com essa observação, espera-se do aluno uma maior percepção do espaço que o cerca, tanto na escola, como em casa, na casa dos avós e em todos os lugares.
Primeira aula
Mediante aprovação prévia dos pais dos alunos e tomando todos os cuidados necessários em relação à segurança, leve-os para fora da escola de modo a fazê-los observar o quarteirão da escola como um todo, sem dirigir os olhares dos alunos a qualquer ponto específico, fazendo os observar todas as características da paisagem local. Após isso, solicitar aos alunos que representem graficamente por meio de um desenho, o que eles viram. Nessa atividade poderão ser utilizados quaisquer materiais.
Durante a observação dos alunos, tire fotos com uma máquina digital de perspectivas e de pontos de vista diferentes do mesmo local. Tente abranger a maior parte da escola.
Objetivo dessa atividade: Desenvolver a percepção dos alunos quanto a paisagem, desenvolver o desenho como instrumento de representação, além de analisar e verificar os pontos encontrados em comum entre os alunos e os elementos gráficos mais utilizados. A partir disso, o professor notará a representação simplificada dos alunos, mas isso não significa que tal representação é falha, visto que ate cartógrafos profissionais utilizam primeiramente uma representação geral, para depois especificá-la.
Crianças vivenciando a experiência de tirar as fotos
Diferentes pontos de vista da mesma paisagem
Mostrar imagens de satélite da escola
Segunda aula
Preferencialmente, mostre num projetor as fotos tiradas na aula anterior sob todas as perspectivas (frontal, oblíqua, panorâmica, etc.). Como não foi possível tirar uma foto sob a perspectiva vertical, recorra ao programa Google Earth e mostre uma visão de cima da escola. Tanto com o zoom perto (mostrando detalhes da escola), como com o zoom longe (mostrando a escola inserida no espaço geográfico). Nesse momento, apresente um mapa em grande escala (detalhado) ou recorra novamente ao Google Earth, dessa vez utilizando a visualização em mapas do quarteirão da escola (ou Google Maps), de modo a mostrar prédios, comércios, ruas e construções existentes perto da escola.
Apresente fotos sob perspectivas “diferentes’ da escola e pergunte se os alunos reconhecem o que está representado em cada uma das imagens (não diga que as imagens são do quarteirão). Será muito interessante registrar a reação deles e é provável que muitos não reconheçam as imagens.
Depois , incentive a comparação dos desenhos do quarteirão de cada aluno com esses outros tipos de representação.
O que está diferente?
O que o aluno viu e representou que não está em nenhum material mostrado?
Aqui pode haver um bom gancho para uma primeira discussão de escala, pois o aluno pode ter visto algum objeto muito pequeno e representou-o fora de escala (comum), mas que nos materiais mostrados não foi possível identificar.
Você imaginava que o quarteirão, visto de cima, seria assim?
Após essa discussão e familiarização, discuta com os alunos sobre os tipos de construção encontradas no bairro, mostrando as perspectivas dos alunos e as perspectivas das fotos comparando-as.
Objetivo dessa atividade: Montar uma legenda, que tenha no máximo 4 classes, que informe a diversidade das edificações do quarteirão pela diversidade de cores. Logo, serão quatro cores diferentes na legenda. Assim será inserido os conceitos de percepção do espaço e o começo de cartografia (uso de escalas).
Terceira aula
Elabore um mapa simplificado do quarteirão para os alunos. Uma planta, em escala da escola. De posse desse mapa, os alunos voltarão a campo para observar a paisagem. A idéia é levar o mapa-planta numa prancheta e utilizar as quatro cores para identificar a diversidade dos tipos de construção já previstos na legenda. E como isso pode ser estruturado? O amarelo para as residências; o vermelho para o comércio; o verde para praças; o azul para a escola e assim por diante. Assim se conclui um conjunto de atividades que exercitou as diversas visões de uma paisagem na escala local; a localização dos objetos geográficos que compõem essa paisagem; a classificação dos tipos de elementos e a produção de legenda: como resultado os alunos terão produzido uma representação cartográfica de diversidade.
Quatro estrelas 6 classificações
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23/03/2013
Cinco estrelasBela aula, muito bem planejada! Parabéns
29/08/2010
Quatro estrelasUma aula super planejada. Parabéns.
28/08/2010
Cinco estrelasParabéns professor. Adorei a aula e vou readaptar para mim....
24/03/2010
Quatro estrelasCom certeza uma excelente idéia! Acredito que meus alunos terão facilidade em adquirir o conhecimento a partir dessa parceria MEC e professor.
24/03/2010
Cinco estrelasA idéia é ótima, a metodologia muito boa, tenho certeza de que úma aula deste nivel só tem a acressentar, pois é dessa forma que o professor consegue despertar no aluno o interesse pelo tema em questão, e fazer com que o aluno se interesse cada vez mais, pela busca do conhecimento e pela preservação do ambiênte em que vive. Parabens pelo trabalho, que servirá de modelo para que muitos profesdsores possam melhorar seus métodos de ensino.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem!!! Descreveria como uma forma criativa de ensinar.Sei que com uma sugestão dinâmica como esta , os alunos irão amar... e começar a ver o lugar onde mora com outro olhar.Além de utilizar a interdisciplinariedade com outras disciplinas (matemática,Arte,Geografia,Língua Portuguesa).Uma maneira de exercitar os dons deles, sua atenção e concentração,etc.