Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo o tempo, o clima e o aquecimento global.

 

16/07/2009

Autor e Coautor(es)
Maiara da Silva Gomes
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maiara da Silva Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os movimentos que a Terra realiza são os responsáveis pelas estações do ano e pelo aquecimento e ou resfriamento de determinadas partes do globo. É importante ressaltar também que quando recebe radiação do sol, a Terra transforma essa em calor e emite tal calor que atinge a atmosfera. O clima e o tempo são conceitos distintos, sendo o clima variado em muitos anos e o tempo variado diariamente.Com base nessas constatações, será permitido ao aluno entender a diferença entre tempo e clima, as relações que a Terra estabelece com o sol, quais são os movimentos mais importantes para a variação do clima de uma parte para outra do planeta e o fenômeno efeito estufa, sua importância, seu agravamento e o que poderá se fazer para evitar o aquecimento excessivo da Terra.
Duração das atividades
5 aulas de 50 min. cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para melhor compreensão do tema proposto, é necessário que os alunos tenham conhecimento do sistema solar e seus componentes e sobre a movimentação dos planetas e principalmente da Terra, que não é estática no universo. Além disso, devem saber que existe uma camada de ar que envolve a terra (atmosfera).
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – O clima de determinada região da Terra não muda durante o dia, durante o ano, durante as décadas. Muda com um intervalo muito grande de tempo. O tempo é que muda diariamente, até mais de uma vez no mesmo dia, dependendo principalmente do lugar de atuação e da estação do ano. O clima de determinada estação do ano é o principal responsável pela mudança do tempo. O que determina o clima é a posição de determinada parte do Planeta em relação ao sol e os movimentos que a Terra realiza. A partir dessa explanação, fazer as seguintes perguntas:

• Como está o tempo hoje na sua cidade?
• Em qual estação do ano estamos?
• Como costuma ser essa estação do ano? Costuma chover? Costuma fazer sol?
• Por que o tempo está assim hoje? Será que ele está assim em todo o Brasil?

Após esta aula, pedir como tarefa de casa que os alunos pesquisem individualmente (na Internet, livros, perguntando para pessoas mais experientes) como costumam ser cada uma das estações do ano na região onde mora.

Aula 2 – Explorar os resultados obtidos na pesquisa realizada em cada e frisar que as estações do ano são regidas pelo clima de determinado local e que não muda constantemente. Tendo essa parte sido entendida claramente, iniciar explanação sobre os movimentos da Terra e como interferem / determinam o clima do Planeta.
A Terra realiza seis movimentos principais: Rotação, Translação, Excentricidade, Obliqüidade, Precessão e Nutação. A Rotação e Translação são movimentos de curto prazo e determinam os dias e as noites e as estações do ano, respectivamente. Os outros são movimentos realizados em longo prazo e podem determinar mudança no CLIMA do planeta.

Caro professor, para melhor explanação desse conteúdo, coloco como sugestão o uso didático do CD ROM – Climatologia fácil, uma aula interativa sobre o clima – desenvolvido pelo Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade de Brasília em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Ministério da Educação. Esse recurso possui em seu conteúdo a simulação dos movimentos mencionados. O recurso seguinte também poderá ser utilizado:

Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais

Após a exposição do conteúdo, fazer a seguinte pergunta:


• O clima da Terra é modificado constantemente? (Relacionar os movimentos de longa duração e os de curta duração). Iniciar a discussão sobre a intervenção humana na mudança do clima para puxar o assunto da aula seguinte: A atmosfera e o efeito estufa.

Aula 3 – Explicar o sol como fonte primária de energia que é transformada em calor pela própria terra. Este calor é espalhado por todo o planeta e atinge a atmosfera, aquecendo o ar em volta da Terra. A atmosfera retém o calor emitido pela Terra provocando o Efeito Estufa. Nesse momento, é importante deixar claro que o Efeito Estufa provocado pela atmosfera é essencial à vida na Terra, pois se não existisse, a o planeta se resfriaria. Em seguida, entrar no assunto do Aquecimento Global provocado pelo homem. Dizer que as ações humanas podem aumentar a camada de gases que envolve a Terra, agravando o Efeito Estufa e prejudicando a vida dos seres vivos. Após a exposição do conteúdo, levantar a seguinte questão:

• Quais ações humanas poluem o ar e fazem a camada de gases ao redor da Terra ficar mais espessa? Discutir as causas do aquecimento global provocado pelo homem. Discutir que as ações humanas podem interferir nos ciclos da Terra e mudar o clima

Caro professor, o recurso seguinte o ajudará a expor o conetúdo proposto para essa aula.

Aula 4 - Conseqüências do aquecimento global e o que podemos fazer para amenizar as ações do homem sobre a natureza e sobre a mudança climática provocada por essas ações. Para melhor compreensão por parte dos alunos, os recursos abaixo serão muito úteis.

 
 



 


 




 




 


Aula 5 - Avaliação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais Animação/simulação
Avaliação
Levar revistas e jornais, separar grupos de cinco alunos e pedir para que pesquisem reportagens e figuras que mostrem as conseqüências das ações humanas para o clima e para a vida no planeta. Montar um painel na sala de aula e em seguida pedir para que cada grupo apresente sua figura e / ou reportagem.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • REJANE , ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO F. MONTEIRO , Mato Grosso do Sul - disse:
    rejanesouzaareco@hotmail.com

    15/03/2012

    Quatro estrelas

    ADOREI SUA AULA VOU SEMPRE ACESSAR SEU MATERIAL, POIS SOU PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA, MAS ESTOU TRABALHANDO COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PARA COMPLETAR MINHAS HORAS...


  • ODINÉIA FABRIN, Escola Municipal 1º de Maio , Paraná - disse:
    difabrin@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ONDE POSSO CONSEGUIR O cd Ron SOBRE climatologia ?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.