Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Frações equivalentes

 

27/11/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular frações equivalentes a uma fração dada.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Frações
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Frações equivalentes” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                    • Quando dividimos um quadrado em quatro partes e pintamos somente uma obtemos que fração?
                    • Qual o valor do numerador ? E do denominador ?
                    • Como se lê a fração obtida?
                    • Esta fração é do tipo própria, imprópria ou aparente ?

               Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
                    • “Lucas e Tadeu ganharam uma barra de chocolate cada um. Lucas dividiu seu chocolate em 6 partes iguais e comeu 4. Tadeu dividiu o seu em 3 partes iguais e comeu 2. Qual dos dois comeu a maior quantidade de chocolate?”.

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccaoequivalente.htm e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg. Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_35_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre frações equivalentes.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_35_Fig02.jpg

               Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo frações equivalentes. Peça aos seus alunos que cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_22-Fig04.jpg, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_35_Fig03.jpg

               Esta tela nos orienta que este exercício, contêm 22 questões (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_35_Fig04.jpg ) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
                    • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_19_-_Fig04.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a próxima questão.
                    • http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_34_Fig07.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula2_Fig1.jpg Mostrará a lista completa de questões.
Para responder a questão, clique com o mouse, em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_19_-_Fig09.jpg de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_19_-_Fig06.jpg, mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1188/imagens/Aula_19_-_Fig07.jpg.

               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.