27/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Frações equivalentes” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Quando dividimos um quadrado em quatro partes e pintamos somente uma obtemos que fração?
• Qual o valor do numerador ? E do denominador ?
• Como se lê a fração obtida?
• Esta fração é do tipo própria, imprópria ou aparente ?
Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
• “Lucas e Tadeu ganharam uma barra de chocolate cada um. Lucas dividiu seu chocolate em 6 partes iguais e comeu 4. Tadeu dividiu o seu em 3 partes iguais e comeu 2. Qual dos dois comeu a maior quantidade de chocolate?”.
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/fraccaoequivalente.htm e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre frações equivalentes.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo frações equivalentes. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Esta tela nos orienta que este exercício, contêm 22 questões ( ) e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
• Mostrará a próxima questão.
• Mostrará a lista completa de questões.
Para responder a questão, clique com o mouse, em de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, .
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/05/2015
Cinco estrelasMuito bom!! Didático, o passo-a-passo ajuda a fixar o conteúdo. Valeu!!!
08/03/2012
Cinco estrelasCarlos execelente material, uma ressalva na minha escola não abriu no firefox , somente no internet explorer, parabéns ótimo trabalho!!!
07/10/2010
Cinco estrelasAchei muito boa a aula sobre fraçõpes equivalentes. Sou PCP e vou usá - la no HTPC. Muito obrigada pela ajuda. Angela Cornetti - DRE de Guaratinguetá.