Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aceleração

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o conceito de aceleração, identificar esse conceito em situações do cotidiano, identificar através de gráficos de movimento quando a aceleração é nula, progressiva ou retardada.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Espaço percorrido, velocidade
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

Conhecer corretamente o conceito de aceleração é importante, pois normalmente quando pensamos em aceleração, essa palavra vem associada a um aumento de velocidade, o que nem sempre é verdade, pois um movimento acelerado indica uma variação na velocidade, que pode se crescente ou decrescente.

Na Sala de aula (20 min)


Nesta aula trabalharemos o conceito de aceleração, que é definida como a taxa de variação da velocidade de um corpo, a aceleração mede a rapidez com que a velocidade varia no tempo, a unidade de aceleração no SI é o [m.s2]. Algebricamente, a aceleração é dada por :

a = v / t

No cotidiano existem muitos movimentos que ocorrem com variação de velocidade, ou seja, com aceleração, um carro aumentando a sua velocidade numa pista é um exemplo de aceleração progressiva, que ocorre com aumento da velocidade, quando o carro começa a parar, a sua velocidade decresce, neste caso a aceleração é retrógrada, ou retardada. Quando a velocidade do móvel é constante, a sua aceleração é nula, podemos visualizar algumas situações através dos gráficos do movimento acelerado:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1192/imagens/aceleracao.jpg

O primeiro gráfico, espaço em função do tempo, é representado por uma parábola, pois a função horária do movimento uniformemente acelerado é do segundo grau, dada por:


S= S0 + V0t + ½ at2


No segundo gráfico, velocidade em função do tempo, o gráfico é uma reta passando pela origem, se a aceleração for positiva, a reta é ascendente, pois a velocidade está aumentando, se a aceleração for negativa, a reta é decrescente, pois a velocidade está diminuindo.
No terceiro gráfico, aceleração em função do tempo, a reta no gráfico acompanha o eixo do tempo, mostrando a aceleração como um valor constante.


Atividade no laboratório de informática.(30 min)


Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem que permite visualizar situações do cotidiano em que temos movimentos que ocorrem com aceleração, e exercitar os conhecimentos de cinemática com exercícios e atividades. O nome do objeto é “Aceleração: elementos e funcionamento”.



 


Escolhendo a aba simulador, é possível escolher o valor da posição inicial, da velocidade inicial e da aceleração, e com esses valores visualizar os gráficos do movimento acelerado:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1192/imagens/aceleracao2.jpg

 

Escolhendo a aba vídeo, podemos assistir um filme retirado das câmeras de segurança de uma rodovia movimentada, em que podemos perceber a variação da velocidade de um carro num instante de tempo curto, o vídeo mostra um acidente na rodovia:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1192/imagens/vlcsnap-71772.png

 

 Nas abas atividades e exercícios, são encontradas orientações para o professor trabalhar com os alunos, São disponibilizados exercícios para fixação dos conceitos e aprimoramento pelos alunos. Com essa orientações o professor pode desenvolver um trabalho baseando-se no cotidiano, mas utilizando exercícios pra reforço do conteúdo.

 Formulário de avaliação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1192/imagens/tabelaavalia.jpg

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aceleração: elementos e funcionamento Animação/simulação
Recursos Complementares
http://educar.sc.usp.br/fisica/conceito.html http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/aceleracao/aceleracao.htm
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário a seguir, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as simulações.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mateus prado, escola estadual gabriel odorico , Minas Gerais - disse:
    matpr06@hotmail.com

    07/12/2010

    Quatro estrelas

    otimo planejamento so nao entendi onde encontrar o programinha da simulaçao.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.