25/11/2009
Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Os alunos aprenderão sobre os mitos e tabus sexuais relacionados à anatomia, fisiologia, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da sexualidade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
Motivação:
Sugerimos que professor inicie a aula colocando em pauta a temática em questão “Mitos e tabus sexuais” (Fig. 1), perguntando aos alunos o que sabem sobre mitos e tabus. Após, ele poderá perguntar se eles têm dúvidas sobre este tema. É importante que o professor estimule a participação dos alunos.
Em seguida, é importante dizer que muitas pessoas acreditam em alguns dos mitos existentes, sendo que estes variam de acordo com a época e a cultura.
Ele poderá exemplificar dizendo um mito. Ex.: A mulher não deve lavar cabelos quando está menstruada porque é perigoso.
É importante, ele esclarecê-los que, por vezes, algumas informações que temos sobre sexualidade é na verdade um mito, pois embora sexualidade seja um assunto presente e discutido em sociedade, geralmente é envolto de mitos e tabus, os quais por vezes são aceitos como verdades absolutas. Sendo assim, a aula abordará este tema, visando desmistificar alguns dos mitos mais comuns existentes.
Figura 1- Mitos e tabus sexuais
http://www.saudesexual.med.br/images/simb_interrog.jpg. Acesso em 22 Out. 2009.
ATIVIDADE 1
Com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, o professor solicitará que eles fiquem em lados opostos da sala de aula e elejam um representante e um nome para o grupo, porquanto estes nomes serão escritos num cartaz a ser fixado na lousa de modo a facilitar a anotação da pontuação.
Feito isso, cada representante sorteará uma frase contendo mitos e verdades acerca da sexualidade, conforme abaixo, que estará sobre a mesa do professor num saco plástico, e a lerá em voz alta de modo que todos os alunos a escutem. Neste momento, este grupo, bem como os demais, deverão se reunir e terão cerca de 3 minutos para determinar se a frase é mito ou realidade (Fig. 2), sendo que, além disso, terão de pensar na justificativa de suas respostas.
Figura 2- Mitos e verdades
http://luisbethancourt.site.med.br/fmfiles/index.asp/::XPR7X53::/mitos.jpg. Acesso em 22 Out. 2009.
Exemplos de frases que podem ser empregadas nesta atividade:
* Antes de ter sua primeira menstruação, a menina pode ficar grávida.
* Não é saudável para a menina realizar atividades físicas durante o seu período menstrual, pois como há muita perda de sangue neste período é comum sentir fraqueza ou tontura.
* Sem penetração e ejaculação vaginal não há risco de gravidez.
* Os jovens podem ter doenças sexualmente transmissíveis sem manifestar sintomas, pois algumas doenças apresentam sintomas facilmente reconhecíveis, outras não.
* É possível que uma moça fique grávida durante seu período menstrual.
* As pílulas anticoncepcionais causam câncer, porquanto uma vez que os hormônios são artificiais podem trazer danos aos ovários desencadeando câncer endometrial, por exemplo.
* A ducha vaginal embora não seja um método anticoncepcional comumente empregado pode servir como barreira para que o sêmen não entre no útero.
* Uma vez que se tenha curado da gonorréia, não se volta a contraí-la. Uma pessoa pode adquirir gonorréia tantas vezes quanto tenha relações sexuais
* As camisinhas são um método anticoncepcional efetivo, e também um modo eficaz de prevenir a propagação de muitas doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS.
* O álcool e a maconha são estimulantes sexuais.
* Uma moça pode saber sempre exatamente qual é o seu per íodo fértil, a fim de evitar a gravidez.
* Já existe a cura para o herpes genital.
* O desejo e a potência sexual diminuem sensivelmente depois dos 40 anos.
* O câncer dos testículos é a forma de câncer mais comum entre os homens de 15 a 34 anos. O diagnóstico precoce é importante para a cura.
* Um homem com o pênis maior é sexualmente mais potente do que um homem com pênis pequeno.
* Uma vez que o homem esteja excitado e tenha uma ereção, deve continuar até o fim, porque pode ser perigoso interromper o processo.
* A masturbação pode causar perturbações mentais.
* Se um jovem ou uma jovem mantém qualquer tipo de relação sexual com uma pessoa do mesmo sexo, significa que é e sempre será homossexual.
* Se uma pessoa tem um parceiro e se masturba, é sinal de que tem problemas com o parceiro.
* A impotência sexual é uma doença irreversível.
Destacamos que o professor deverá marcar o tempo, e lembrar os alunos de quanto tempo dispõem para finalizar a atividade. Assim que os grupos concluírem suas respostas deverão expô-las oralmente.
Cabe ao professor dizer se a resposta está correta ou não, sendo também sua função marcar a pontuação dos grupos num cartaz que estará fixado na lousa. Se um grupo errar outro poderá levantar a mão, e com o aval do professor dar a resposta com sua respectiva justificativa.
Em termos de pontuação sugerimos que se os grupos responderem adequadamente recebam 1 ponto, se responderem e justificarem adequadamente recebam 2 pontos.
A atividade continua até que todas as frases tenham sido discutidas. Ao final, o professor poderá dar informações adicionais, se perceber necessidade. Ele poderá ainda perguntar aos grupos se têm dúvidas sobre alguns dos mitos apresentados e buscar saná-las.
Além disso, ele deverá comentar os pontos de discussão, além de dizer a pontuação marcada pelos grupos.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da discussão do tema da aula, e visando os alunos terem espaço para dialogar e refletir sobre os mitos e tabus sexuais, eles terão como atividade, em grupo, formular perguntas sobre mitos e verdades sexuais a serem empregadas numa atividade semelhante a anterior. No entanto, nesta as perguntas serão formuladas por eles. Assim, os grupos lerão as perguntas feitas por outros grupos, sendo que terão de respondê-la.
Contudo, tal como na atividade anterior, o professor deverá marcar o tempo, e lembrar os alunos de quanto tempo dispõem para finalizar a atividade. Assim que os grupos concluírem suas respostas deverão expô-las oralmente. Cabe, agora ao grupo que fez a pergunta, com auxílio do professor, dizer se a resposta está correta ou não.
Ao final, sugerimos que o professor indague os grupos de como foi a realização desta atividade. Se alguns mitos e tabus que apresentavam foram desmistificados ou não. Se o professor constatar que não, deve inquirir qual(is) dúvidas eles apresentam e buscar saná-las.
ATIVIDADE 3
Estendendo a dinâmica anterior, o professor solicitará que cada grupo discuta entre si as seguintes questões:
• Porque muitas pessoas acreditam em alguns mitos?
• Como surgem estes mitos? De onde provêm?
• Porque persistem na sociedade?
• Onde adquirimos informações sobre a sexualidade?
• Estas informações são adequadas? Por quê?
• O que podemos fazer diante desta situação?
Assim que todos os grupos discutirem estes perguntas, eles deverão escrever suas respostas. Feit o isso, eles serão convidados a sentarem em círculo, e a apresentarem oralmente suas respostas. O intuito disso é criar um espaço de diálogo e troca entre eles, de maneira que possam discutir, sobretudo, o surgimento e continuidade dos mitos sexuais na sociedade.
ATIVIDADE 4
Os alunos terão como atividade, para fazer em casa, discutir os mitos sexuais com as pessoas mais velhas, como seus pais, avós, tios, enfim, pessoas que eles sintam-se à vontade para abranger este assunto. Eles deverão indagar os mitos que estas pessoas apresentavam quando eram jovens. Os alunos poderão apresentar os achados desta investigação no início da próxima aula.
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 4 classificações
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14/10/2012
Cinco estrelasÉ de grande relevância trabalhar nos dias de hoje em nossa sala de aula o tema DST, que sempre surgirá os mitos e tabus sexuais, onde os professores de forma clara e objetiva transmitirá seu conhecimento a cerca da realidade da problemática, tornando assim, a aula interativa e participativa.
03/01/2011
Cinco estrelasseria muito bom q todos os professores tivessem conciência de como é importante abordar a sexualidade em sala de aula, mas tem alguns que talvez por medo não trabalha esse assunto com seus alunos.
12/04/2010
Quatro estrelasEsta sugestão instiga a reflexão de toda a comunidade escolar acerca desse tema, portanto faz-se de grande relevância e impacto social sua apresentação e posterior criação de novas possibilidades. Enfim: muito interessante!!! Gostei.
24/03/2010
Três estrelasGostei das metodológias utilizadas na aula,pois envolve toda a turma e dar oportunidade do aluno expor suas dúvidas e opiniões.