Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desmistificando mitos e tabus sexuais

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre os mitos e tabus sexuais relacionados à anatomia, fisiologia, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da sexualidade.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.

Motivação:

Sugerimos que professor inicie a aula colocando em pauta a temática em questão “Mitos e tabus sexuais” (Fig. 1), perguntando aos alunos o que sabem sobre mitos e tabus. Após, ele poderá perguntar se eles têm dúvidas sobre este tema. É importante que o professor estimule a participação dos alunos.

Em seguida, é importante dizer que muitas pessoas acreditam em alguns dos mitos existentes, sendo que estes variam de acordo com a época e a cultura.
Ele poderá exemplificar dizendo um mito. Ex.: A mulher não deve lavar cabelos quando está menstruada porque é perigoso.

É importante, ele esclarecê-los que, por vezes, algumas informações que temos sobre sexualidade é na verdade um mito, pois embora sexualidade seja um assunto presente e discutido em sociedade, geralmente é envolto de mitos e tabus, os quais por vezes são aceitos como verdades absolutas. Sendo assim, a aula abordará este tema, visando desmistificar alguns dos mitos mais comuns existentes.

Figura 1- Mitos e tabus sexuais

http://www.saudesexual.med.br/images/simb_interrog.jpg. Acesso em 22 Out. 2009.

ATIVIDADE 1
Com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, o professor solicitará que eles fiquem em lados opostos da sala de aula e elejam um representante e um nome para o grupo, porquanto estes nomes serão escritos num cartaz a ser fixado na lousa de modo a facilitar a anotação da pontuação.
Feito isso, cada representante sorteará uma frase contendo mitos e verdades acerca da sexualidade, conforme abaixo, que estará sobre a mesa do professor num saco plástico, e a lerá em voz alta de modo que todos os alunos a escutem. Neste momento, este grupo, bem como os demais, deverão se reunir e terão cerca de 3 minutos para determinar se a frase é mito ou realidade (Fig. 2), sendo que, além disso, terão de pensar na justificativa de suas respostas.

Figura 2- Mitos e verdades

http://luisbethancourt.site.med.br/fmfiles/index.asp/::XPR7X53::/mitos.jpg. Acesso em 22 Out. 2009.

Exemplos de frases que podem ser empregadas nesta atividade:

* Antes de ter sua primeira menstruação, a menina pode ficar grávida.


* Não é saudável para a menina realizar atividades físicas durante o seu período menstrual, pois como há muita perda de sangue neste período é comum sentir fraqueza ou tontura.


* Sem penetração e ejaculação vaginal não há risco de gravidez.

* Os jovens podem ter doenças sexualmente transmissíveis sem manifestar sintomas, pois algumas doenças apresentam sintomas facilmente reconhecíveis, outras não.


* É possível que uma moça fique grávida durante seu período menstrual.


* As pílulas anticoncepcionais causam câncer, porquanto uma vez que os hormônios são artificiais podem trazer danos aos ovários desencadeando câncer endometrial, por exemplo.


* A ducha vaginal embora não seja um método anticoncepcional comumente empregado pode servir como barreira para que o sêmen não entre no útero.


* Uma vez que se tenha curado da gonorréia, não se volta a contraí-la. Uma pessoa pode adquirir gonorréia tantas vezes quanto tenha relações sexuais


* As camisinhas são um método anticoncepcional efetivo, e também um modo eficaz de prevenir a propagação de muitas doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS.


* O álcool e a maconha são estimulantes sexuais.


* Uma moça pode saber sempre exatamente qual é o seu per íodo fértil, a fim de evitar a gravidez.


* Já existe a cura para o herpes genital.


* O desejo e a potência sexual diminuem sensivelmente depois dos 40 anos.


* O câncer dos testículos é a forma de câncer mais comum entre os homens de 15 a 34 anos. O diagnóstico precoce é importante para a cura.


* Um homem com o pênis maior é sexualmente mais potente do que um homem com pênis pequeno.


* Uma vez que o homem esteja excitado e tenha uma ereção, deve continuar até o fim, porque pode ser perigoso interromper o processo.


* A masturbação pode causar perturbações mentais.


* Se um jovem ou uma jovem mantém qualquer tipo de relação sexual com uma pessoa do mesmo sexo, significa que é e sempre será homossexual.


* Se uma pessoa tem um parceiro e se masturba, é sinal de que tem problemas com o parceiro.


* A impotência sexual é uma doença irreversível.

 

Destacamos que o professor deverá marcar o tempo, e lembrar os alunos de quanto tempo dispõem para finalizar a atividade. Assim que os grupos concluírem suas respostas deverão expô-las oralmente.

Cabe ao professor dizer se a resposta está correta ou não, sendo também sua função marcar a pontuação dos grupos num cartaz que estará fixado na lousa. Se um grupo errar outro poderá levantar a mão, e com o aval do professor dar a resposta com sua respectiva justificativa.

Em termos de pontuação sugerimos que se os grupos responderem adequadamente recebam 1 ponto, se responderem e justificarem adequadamente recebam 2 pontos.

A atividade continua até que todas as frases tenham sido discutidas. Ao final, o professor poderá dar informações adicionais, se perceber necessidade. Ele poderá ainda perguntar aos grupos se têm dúvidas sobre alguns dos mitos apresentados e buscar saná-las.
Além disso, ele deverá comentar os pontos de discussão, além de dizer a pontuação marcada pelos grupos.

ATIVIDADE 2

Como continuidade da discussão do tema da aula, e visando os alunos terem espaço para dialogar e refletir sobre os mitos e tabus sexuais, eles terão como atividade, em grupo, formular perguntas sobre mitos e verdades sexuais a serem empregadas numa atividade semelhante a anterior. No entanto, nesta as perguntas serão formuladas por eles. Assim, os grupos lerão as perguntas feitas por outros grupos, sendo que terão de respondê-la.
Contudo, tal como na atividade anterior, o professor deverá marcar o tempo, e lembrar os alunos de quanto tempo dispõem para finalizar a atividade. Assim que os grupos concluírem suas respostas deverão expô-las oralmente. Cabe, agora ao grupo que fez a pergunta, com auxílio do professor, dizer se a resposta está correta ou não.
Ao final, sugerimos que o professor indague os grupos de como foi a realização desta atividade. Se alguns mitos e tabus que apresentavam foram desmistificados ou não. Se o professor constatar que não, deve inquirir qual(is) dúvidas eles apresentam e buscar saná-las.

ATIVIDADE 3

Estendendo a dinâmica anterior, o professor solicitará que cada grupo discuta entre si as seguintes questões:


• Porque muitas pessoas acreditam em alguns mitos?
• Como surgem estes mitos? De onde provêm?
• Porque persistem na sociedade?
• Onde adquirimos informações sobre a sexualidade?
• Estas informações são adequadas? Por quê?
• O que podemos fazer diante desta situação?


Assim que todos os grupos discutirem estes perguntas, eles deverão escrever suas respostas. Feit o isso, eles serão convidados a sentarem em círculo, e a apresentarem oralmente suas respostas. O intuito disso é criar um espaço de diálogo e troca entre eles, de maneira que possam discutir, sobretudo, o surgimento e continuidade dos mitos sexuais na sociedade.


ATIVIDADE 4

Os alunos terão como atividade, para fazer em casa, discutir os mitos sexuais com as pessoas mais velhas, como seus pais, avós, tios, enfim, pessoas que eles sintam-se à vontade para abranger este assunto. Eles deverão indagar os mitos que estas pessoas apresentavam quando eram jovens. Os alunos poderão apresentar os achados desta investigação no início da próxima aula.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eduardo florencio de oliveira neto, EEEF DE BREJO DAS FREIRAS , Paraíba - disse:
    eduardobrejo@hotmail.com

    14/10/2012

    Cinco estrelas

    É de grande relevância trabalhar nos dias de hoje em nossa sala de aula o tema DST, que sempre surgirá os mitos e tabus sexuais, onde os professores de forma clara e objetiva transmitirá seu conhecimento a cerca da realidade da problemática, tornando assim, a aula interativa e participativa.


  • lidiana, ivanor pereira , Rio Grande do Norte - disse:
    lidianasilva2@gmail.com

    03/01/2011

    Cinco estrelas

    seria muito bom q todos os professores tivessem conciência de como é importante abordar a sexualidade em sala de aula, mas tem alguns que talvez por medo não trabalha esse assunto com seus alunos.


  • Sonia de Alcantara, CIEP 477 - PROFESSORA ROSA DA CONCEIÇÃO GUEDES , Rio de Janeiro - disse:
    minhasonia@yahoo.com.br

    12/04/2010

    Quatro estrelas

    Esta sugestão instiga a reflexão de toda a comunidade escolar acerca desse tema, portanto faz-se de grande relevância e impacto social sua apresentação e posterior criação de novas possibilidades. Enfim: muito interessante!!! Gostei.


  • Maria das Dores de Sousa Leite, EEEF SIVLEIRA DANTAS , Paraíba - disse:
    mdasleite@bol.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei das metodológias utilizadas na aula,pois envolve toda a turma e dar oportunidade do aluno expor suas dúvidas e opiniões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.