Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     * Conhecer o gênero textual  “classificados de jornal”.

     * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares.

     * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar.

     * Vivenciar uma situação concreta de leitura e escrita.

     * Despertar o leitor crítico.

Duração das atividades
2 aulas - 100 min (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos devem saber ler e escrever narrativas e bilhetes para poderem desenvolver um trabalho comparativo.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos

     1ª etapa:

a)    Solicitar aos alunos previamente que pesquisem e tragam para a aula a sessão de Classificados de um jornal.

b)    Em um grupão, pedir aos alunos que selecionem um classificado.

c)    Cada aluno lerá seu classificado para os colegas.

d)    A professora discutirá com os alunos sobre os aspectos envolvidos na elaboração de um anúncio:

    * assunto (compra, venda, empréstimo, troca, oferta de serviço, achados e perdidos, etc)

    * descrição do objeto do anúncio

    * anunciante 

    * contato

    * informações complementares.

e)    Depois, solicitará que cada aluno recorte de seu jornal um anúncio para a montagem de um mural. Os anúncios serão agrupados de acordo com sua função comunicativa: compra, venda, aluguel, etc.

              2ª etapa:

a)      A professora selecionará um anúncio para ser apresentado em destaque aos alunos em um cartaz, retroprojetor,etc.

b)      Em seguida, orientará a observação dos alunos para o texto em questão: linguagem concisa, informações precisas, descrições atraentes que conquistem o leitor.

         Exemplo: “Vendo casa de praia com vista maravilhosa para o mar. Pagamento em suaves prestações mensais”.

 &n bsp;  &nbs p;    Ela mostrará aos al unos que, para serem e ficazes, os anúncios empregam palavras que sensibilizam e conquistam o leitor. Tam bém irá alertá-los para o fato de que tudo o que se escreve é intencional nesse tipo de texto e levá-los a descobrir a força das palavras.

   3ª etapa:

a)    Distribuição de uma folha xerocada com diferentes anúncios:

Leia os anúncios e responda no caderno:

a) Qual é a função de cada anúncio? ( venda e oferta de serviço).

b) Qual é o anunciante de cada produto?

c) Como é a forma de contato de cada anunciante?

d) Quais as qualidades dos produtos que os anunciantes usaram para conquistar os compradores? ( preço e qualidade)

 e) Outras informações. 

c)      A professora estimulará seus alunos para a criação de anúncios bem interessantes. Depois de prontos, eles serão lidos pelos autores para  toda a classe.

d)      Após a leitura dos anúncios, os alunos darão suas opiniões sobre os trabalhos apresentados e poderão eleger os classificados mais criativos, convincentes ou engraçados.  

 

Atividades complementares

      Os anúncios criados pelos alunos poderão compor um jornalzinho da classe, juntamente com outros artigos escritos por eles: notícias, agenda cultural, coluna social, lazer e cultura e outros.

Recursos Complementares

Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

      Durante todas as atividades a professora avaliará o desempenho dos alunos, observando se:

·        estão se envolvendo nos trabalhos de forma prazerosa;

·        demonstram um bom desempenho oral;

.        conseguem retirar as informações essenciais de um anúncio: assunto, anunciante, contato, dados complementares:

·        escrevem com a competência esperada para o nível em que se encontram;

·        respeitam as opiniões e os trabalhos dos colegas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Célia Ribeiro, EMEF GENERAL ANTONIO DE SAMPAIO , São Paulo - disse:
    celia_r_ribeiro@hotmail.com

    19/08/2013

    Quatro estrelas

    As ideais são práticas e eficazes.


  • Claudneia Tavares, Escola Municipal jardim das Acácias , Rio de Janeiro - disse:
    claudneiatavares@yahoo.com.br

    25/02/2013

    Cinco estrelas

    Que trabalho maravilhoso! Parabéns!Estava com muita dificuldade para trabalhar com jornal! Muito obrigada!


  • Rosemeire Reis Ribeiro da Costa, ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA , Goiás - disse:
    profrose@folha.com.br

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom o trabalho! Adorei a aula.


  • Fabiane Mota, Escola de Ens. Fund. Hermínio Cardoso e Escola Jardim da Infância , Alagoas - disse:
    binha_mota@hotmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal seu material, trabalhei classificados em sala e estava pesquisando algo a mais para elaborar uma avaliação escrita e encontrei! Parabéns e obrigada!


  • sueli, E.E.Eloi Dias Teixeira - municipalizada - Queimados , Rio de Janeiro - disse:
    suelirj1@yahoo.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    excelente material. Estava procurando como trabalhar com meus alunos. Obrigada!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.