29/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
* Conhecer o gênero textual “classificados de jornal”.
* Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares.
* Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar.
* Vivenciar uma situação concreta de leitura e escrita.
* Despertar o leitor crítico.
Os alunos devem saber ler e escrever narrativas e bilhetes para poderem desenvolver um trabalho comparativo.
Estratégias e recursos
1ª etapa:
a) Solicitar aos alunos previamente que pesquisem e tragam para a aula a sessão de Classificados de um jornal.
b) Em um grupão, pedir aos alunos que selecionem um classificado.
c) Cada aluno lerá seu classificado para os colegas.
d) A professora discutirá com os alunos sobre os aspectos envolvidos na elaboração de um anúncio:
* assunto (compra, venda, empréstimo, troca, oferta de serviço, achados e perdidos, etc)
* descrição do objeto do anúncio
* anunciante
* contato
* informações complementares.
e) Depois, solicitará que cada aluno recorte de seu jornal um anúncio para a montagem de um mural. Os anúncios serão agrupados de acordo com sua função comunicativa: compra, venda, aluguel, etc.
2ª etapa:
a) A professora selecionará um anúncio para ser apresentado em destaque aos alunos em um cartaz, retroprojetor,etc.
b) Em seguida, orientará a observação dos alunos para o texto em questão: linguagem concisa, informações precisas, descrições atraentes que conquistem o leitor.
Exemplo: “Vendo casa de praia com vista maravilhosa para o mar. Pagamento em suaves prestações mensais”.
&n bsp; &nbs p; Ela mostrará aos al unos que, para serem e ficazes, os anúncios empregam palavras que sensibilizam e conquistam o leitor. Tam bém irá alertá-los para o fato de que tudo o que se escreve é intencional nesse tipo de texto e levá-los a descobrir a força das palavras.
3ª etapa:
a) Distribuição de uma folha xerocada com diferentes anúncios:
Leia os anúncios e responda no caderno:
a) Qual é a função de cada anúncio? ( venda e oferta de serviço).
b) Qual é o anunciante de cada produto?
c) Como é a forma de contato de cada anunciante?
d) Quais as qualidades dos produtos que os anunciantes usaram para conquistar os compradores? ( preço e qualidade)
e) Outras informações.
c) A professora estimulará seus alunos para a criação de anúncios bem interessantes. Depois de prontos, eles serão lidos pelos autores para toda a classe.
d) Após a leitura dos anúncios, os alunos darão suas opiniões sobre os trabalhos apresentados e poderão eleger os classificados mais criativos, convincentes ou engraçados.
Atividades complementares
Os anúncios criados pelos alunos poderão compor um jornalzinho da classe, juntamente com outros artigos escritos por eles: notícias, agenda cultural, coluna social, lazer e cultura e outros.
Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
Durante todas as atividades a professora avaliará o desempenho dos alunos, observando se:
· estão se envolvendo nos trabalhos de forma prazerosa;
· demonstram um bom desempenho oral;
. conseguem retirar as informações essenciais de um anúncio: assunto, anunciante, contato, dados complementares:
· escrevem com a competência esperada para o nível em que se encontram;
· respeitam as opiniões e os trabalhos dos colegas.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/10/2015
Cinco estrelasAdorei, muito criativa e o mais importante colocando as crianças para fazer o seu classificado.
21/06/2015
Cinco estrelasObrigada pelas orientações, foram muito importantes para subsidiar o meu trabalho com Classificados de Jornal.
19/08/2013
Quatro estrelasAs ideais são práticas e eficazes.
25/02/2013
Cinco estrelasQue trabalho maravilhoso! Parabéns!Estava com muita dificuldade para trabalhar com jornal! Muito obrigada!
16/05/2012
Cinco estrelasMuito bom o trabalho! Adorei a aula.
24/03/2011
Cinco estrelasMuito legal seu material, trabalhei classificados em sala e estava pesquisando algo a mais para elaborar uma avaliação escrita e encontrei! Parabéns e obrigada!
15/03/2011
Cinco estrelasexcelente material. Estava procurando como trabalhar com meus alunos. Obrigada!!