18/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Oportunizar ao aluno:
* Falar em público para desinibir-se.
* Ouvir com civilidade e falar no seu turno.
* Produzir seu próprio brinquedo.
* Interpretar um texto oralmente.
* Interagir com os colegas de maneira coparticipativa.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
O trabalho específico com a linguagem oral na sala de aula tem sido, não raramente, adiado ou relegado a um segundo plano nos projetos pedagógicos. Na maioria das vezes, partimos do príncípio de que nossos alunos já “falam demais”. Outras vezes, tememos perder o controle da disciplina quando propiciamos momentos de discussões coletivas ou outros trabalhos orais.
Entretanto, cabe a nós, professores, formarmos usuários competentes da linguagem oral que saibam coordenar o que falar, como, a quem se fala e porque se diz.
Para isso, a escola precisa prover seus alunos de diferentes situações comunicativas de linguagem oral, observando o nível de desenvolvimento em que a turma se encontra. Na busca de atingir tais objetivos, várias atividades prazerosas poderão ser fortes aliadas do professor. Para os alunos iniciantes, as dramatizações, os teatrinhos e as leituras jogralizadas são situações atraentes que poderão iniciá-los na difícil tarefa de aprender a se expressar oralmente em público.
Recursos e atividades:
1ª etapa
a) Apresentação do livro: O rei de quase tudo.
b) Leitura silenciosa do livro.
c) Interpretação oral do livro, através de perguntas:
● Quais são os personagens que aparecem na história?
● Como era o rei da história?
● Você concorda com a atitude do rei? Por quê?
● Que conselho você daria ao rei?
● Existem pessoas iguais a esse rei na vida real?
● Por que é que os soldados obedeciam tanto ao rei?
2ª etapa:
d) Observem a capa do livro e registrem no seu caderno:
● Nome do livro:
● Autora:
● Ilustra ções:
&n bsp; ● Edi tora:
3ª etapa :
e) Propor aos alunos uma apresentação da história em forma de dramatização numa data futura, explicando-lhes o que é dramatização.
Dramatização = leitura ou interpretação oral teatralizada, na qual os participantes podem usar gestual adequado, diferente entonação de voz nas falas dos personagens, roupas características dos personagens...
(A apresentação poderá acontecer à frente da sala, em um palco improvisado ou em outro espaço agradável disponível. A profesora incentivará os alunos a produzirem fantoches para ilustrar a apresentação).
4ª etapa:
f) Distribuir aos alunos cópias xerocadas de todas as ilustrações do livro. Essas figuras deverão ser coloridas, recortadas e coladas em papel grosso pelos próprios alunos. Também serão fornecidos palitos de churrasco ou outros semelhantes para serem colados atrás das gravuras e que servirão para sustentar as gravuras.
g) A professora definirá os grupos de dez alunos que se apresentarão por vez.
h) Os alunos combinarão e ensaiarão suas falas.
i) No dia da apresentação, a professora irá dando o espaço para os diferentes grupos se apresentarem e cada aluno usará o seu fantoche para ilustrar a sua fala.
Atividades complementares:
O teatrinho de fantoches pode ser realizado com os textos xerocados usados nas aulas de Língua Portuguesa, com histórias lidas pela professora, com os textos do livro didático ou em outras variadas situações.
Bibliografia
A Literatura Infantil na escola, Regina Zilberman
O Estranho Mundo que se Mostra às Crianças, Fanny Abramovich
Parâmetros Curriculares Nacionais
Durante todas as atividades, a professora acompanhará os alunos, observando se:
· Leram o livro com interesse;
· Entenderam o que leram respondendo as perguntas orais;
· Souberam retirar informações da capa do livro;
· Trabalharam em grupo de maneira coparticipativa;
· Apresentaram-se de maneira eficiente, procurando vencer a desinibição, falando com tom de voz adequado, mantendo boa postura;
· Ouviram os colegas com respeito;
. Os fantoches foram elementos facilitadores para o desempenho do aluno.Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2012
Cinco estrelasMuito bom! Trabalho com alunos de Pedagogia e em Especialização - sempre utilizo a técnica do trabalho com fantoches. Se com adultos a aula torna-se bem animada e envolvente, com as crianças é bem mais motivador. Parabéns a técnica apresentada! Muito interessante.