09/11/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
As discussões ao longo das atividades propostas visam levar os/as alunos/as a tomarem consciência que os papéis de gênero não são determinações biológicas, mas sim, construções sociais, e visam favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica com relação a esses papéis, possíveis de minimizar discriminações e preconceitos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Apontamentos teóricos
Partimos do pressuposto que a identidade de gênero refere-se à maneira como alguém se sente, se identifica, se apresenta para si e para os demais e como é percebido/a como “masculino” ou “feminino”.
As concepções de gênero podem variar segundo a cultura, a classe social e o momento histórico. Dessa forma, ao refletir-se sobre a temática gênero, deve-se considerar a desigualdade social que o determinismo biológico cria, ao pré estabelecer padrões de comportamento a homens e mulheres.
Isso explicaria que a decisão de alguém romper com essa suposta determinação do sexo biológico, empreendendo uma transição do masculino ao feminino ou vice-versa, cause escândalo e gere violência e perseguição.
Daí decorre a necessidade da emergência de contemplar relações de gênero no espaço escolar.
Estes determinismos são frutos de uma sociedade construída historicamente. “Para que se compreenda o lugar e as relações de homens e mulheres numa sociedade importa observar não exatamente seus sexos, mas sim tudo o que socialmente se construiu sobre os sexos” (LOURO, 1997, p. 55).
Entendemos que desde cedo são construídas a feminilidade ou a masculinidade: as roupas, os enfeites e os brinquedos são diferentes de meninos e meninas.
Figura 1: Menina brincando de boneca
Disponível em: www.fotosearch.com.br/BNS287/rfa018/
Figura 2: Menino brincando de bola Disponível em: <umasensataparanoia.blogspot.com/2008_09_01_ar...>.
ATIVIDADE 1: Para fazer em grupo
Material necessário:
• Tesoura
• Cola
• Revistas usadas
• Folhas usadas de papel A4 – Caso o professor não encontre poderá utilizar papéis reutilizados.
O professor solicitará que os alunos tragam de casa revistas usadas. È importante que o professor também leve revistas para a sala de aula. Reunindo a sala em grupos de até 5 componentes, o professor pedirá que os alunos procurem, em revistas, imagens e desenhos de brinquedos que as meninas gostam de ganhar e de brinquedos que meninos gostam de ganhar. Cole-os em duas folhas separadas: uma para brinquedos de meninas e outra para brinquedos de meninos. Caso isso seja difícil, você poderá organizar duas listas uma dos “brinquedos femininos” e outra dos “brinquedos masculinos” de acordo com as concepções de seus alunos.
Em seguida, cada grupo será responsável pela construção de seu painel. Peça que os alunos separem, de um lado, as figuras que se referem às meninas e, de outro, aquelas que se referem aos meninos.
Observação: Os papéis que foram utilizados poderão ser reutilizados em outras atividades desenvolvidas na escola ou doados para a reciclagem.
ATIVIDADE 2: Trocando idéiasCom os painéis montagem o professor terá como tarefa discutir com os grupos os seguintes pontos:
• Como são as brincadeiras das meninas?
• Como são as brincadeiras dos meninos?
• Os brinquedos que se referem às meninas são semelhantes nos outros grupos? Quais?
• Nos grupos formados, os brinquedos dos meninos apresentam alguma semelhança? Quais?
• Vocês concordam que menina é esforçada e boazinha?
• Vocês concordam que o menino não pode chorar?
• Vocês concordam que a menina não pode brincar na rua: é perigoso?
• Vocês concordam que o menino é esperto e independente?
• Vocês concordam que a menina sonha em ser professora?
• Vocês concordam que o menino não tem medo de nada?
Após a discussão e a socialização dos pontos de vistas dos grupos o professor pedirá para que cada aluno faça no caderno de aula uma síntese sobre o que concordam e o que discordam a respeito dos comportamentos de meninos e meninas, justificando as respostas.
ATIVIDADE 3: Apresentação do Filme “Cartão Vermelho”Para o fechamento do ciclo de atividades o professor apresentará o filme intitulado “Cartão Vermelho”. Para o professor ter acesso as duas partes do curta metragem o site é:
PARTE 1/2: http://www.youtube.com/watch?v=vZ24k6eO4fw&feature=related
PARTE 2/2: http://www.youtube.com/user/cartaovermelhoo#p/a/u/1/v-vXP7iJr6E
Ficha técnica do filme:
Gênero: Ficção
Diretor: Lais Bodanzky
Elenco: Camila Kolber, Francisco Rojo
Ano: 1994
Duração: 14 min
Cor: Colorido
País: Brasil
Local de Produção: SP
Produção: José Alberto de Souza, Fabiano Gullane, Caio Gullane Fotografia Luiz Adriano Daminello Roteiro Lais Bodanzky, Guilherme Vasconcelos Edição Denise Adams Som Direto Fabiano Gullane, Gabriela Carone Direção de Arte Stella Bierrenbach Trilha original Tchê Leal, Ren ato Guizelini
Sinopse:Fernanda gosta de jogar futebol com os meninos e joga bem. Mas para essa “moleca” de 12 anos o apogeu de sua intimidade com a bola e fazê-la voar reta, direta, até a “bolsa escrotal” dos meninos. Então, ela sorri. Certo dia, ela chega correndo para o bate-bola, atrasada, mas não encontra ninguém. Os meninos estão no esconderijo. Fernanda sabe onde é, mas nem imagina o que eles tramam!
Figura 1: Imagem do filme
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vZ24k6eO4fw&feature=related
Figura 2: Imagem da personagem principal: Fernanda
Disponível em: http://www.youtube.com/user/cartaovermelhoo#p/a/u/1/v-vXP7iJr6E
Pontos para discussão do filme:
• O que é ser mulher?
• O que é ser homem?
• Quais as diferenças entre ser mulher e ser homem?
• Quais dessas diferenças são biológicas? E quais são construídas socialmente?
• Quais situações que essas diferenças se tornam desigualdades?
• Como a escola poderia contribuir para modificar essa situação?
Caso o professor queira trabalhar com outros filmes a respeito da temática:
• Billy Elliot (Inglaterra, 2000) – um filme sobre um menino que enfrenta muitas dificuldades por ter o balé como sonho de vida.
Referências
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
Com ajuda do professor, a turma (cada aluno) vai elaborar um texto com suas conclusões e/ou considerações sobre o que significa agir de maneira feminina e de maneira masculina na nossa sociedade.
Dica para o professor: Orientar os alunos fazer referência ao caráter social e histórico dos papéis de gênero. Os alunos poderão expressar seus sentimentos em relação a esses papéis que se vêem constrangidos a desempenhar e com os quais não concordam, dando exemplos de situações em que isso ocorre.
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