Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FAMÍLIA: TUDO IGUAL?

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Artes Arte, patrimônio e identidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre a importância da família. Além disso, esta aula pode ser profícua para trabalhar a oralidade, a escrita, a criatividade e o trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.

Sugestão:

 Um dia antes desta aula o professor deverá pedir para os alunos indagar seus pais acerca de sua família, ou seja, como seus pais e avós se conheceram, onde nasceram, enfim, o intuito é que eles possam ter conhecimento acerca de sua história familiar. Além disso, poderá solicitar, ainda, uma foto da família para mostrar aos colegas de sala de aula.

Motivação:

O professor deverá escrever na lousa a palavra FAMÍLIA e perguntar para os alunos o que entendem por este assunto. Após a manifestação destes, o professor deverá explicar que o intuito da aula é discorrer sobre esta importante Instância Social. Finalizada esta primeira exploração, o professor deverá mostrar um vídeo, de 4 minutos e 3 segundo, denominado “Palavra cantada-EU” (Fig. 1), disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E. Acesso em 22 Out. 2009.

Figura  1- Imagem do vídeo “Palavra cantada-Eu”

Antes da apresentação do vídeo sugerimos que o professor entregue aos alunos a letra da música “EU”, a fim de que possam acompanhar. Observamos que a letra da referida música está disponível em:

http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/eu.html. Acesso em 22 Out. 2009

Letra da música: Eu

Perguntei pra minha mãe:

"Mãe, onde é que ocê nasceu?"

Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba

Mas que sua mãe que é minha avó

Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco

E andava de bombacho e trabalhava no rancho

E um dia bem cedinho foi caçar atrás do morro

Quando ouviu alguém gritando: "Socorro, socorro!"

Era uma voz de mulher

Então o meu bisavô, um gaúcho destemido

Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo

E chegando no ranchinho, já entrou de supetão

Derrubando tudo em volta, com o seu facão na mão

Para alívio da donzela, que apontava estupefata,

Para o saco de batata, onde havia uma barata

E ele então se apaixonou

E marcaram casamento com churrasco e chimarrão

E tiveram seus três filhos, minha avó e seus irmãos

E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado

Se não fosse uma barata ninguém teria gritado

Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada

Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada

Nem sequer existiria

Perguntei para o meu pai: "Pai, onde é que ocê nasceu?"

Ele então me respondeu que nasceu lá em Recife

Mas seu pai que é o meu avô

Era filho de um baiano que viajava no sertão

E vendia coisas como roupa, panela e sabão

E que um dia foi caçado pelo bando do Lampião

Que achavam que ele era da polícia um espião

E se fez a confusão

E amarraram ele num pau pra matar depois do almoço

E ele então desesperado gritava: "Socorro!"

E uma moça apareceu bem no último instante

E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz é comerciante!"

E com muita habilidade ela desfez a confusão

E ele então deu um presente, um vestido de a lgodão

E ela então se apaix onou

Se aquela moça esperta não tiv esse ali passado

Ou se não se apaixonasse por aquele condenado

Eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó, nem pai pra casar com a minha mãe

Então eu não contaria essa história familiar

Pois eu nem existiria pra poder cantar

Nem pra tocar violão

Ao término do vídeo o professor poderá indagar os alunos se os conheciam (o vídeo e a música), se gostaram, o que acharam do que viram e ouviram, entre outros. Ele poderá acrescentar e dizer que todos têm uma história, a qual está atrelada a família na qual nascemos. Uma vez que isto nos diz respeito é um assunto interessante de ser explorado.

ATIVIDADE 1

O professor solicitará que os alunos sentem em círculos. Feito isso, cada um deles deverá apresentar sua história familiar à classe. Neste momento eles poderão mostrar a foto de família (Fig. 2).

Figura 2- Família

http://sites.google.com/site/salvatorebaggio/fotos-de-familia. Acesso em 2 Nov. 2009.

Os alunos que não trouxeram a história de suas famílias poderão falar um pouco sobre o que sabem da mesma. Assim que os alunos terminarem de apresentar suas histórias, o professor deverá fazer um fechamento desta atividade, auxiliando para os alunos apontem as diferenças entre elas, lembrando que cada uma tem sua importância.

ATIVIDADE 2

O professor mostrará para os alunos a árvore genealógica da família Simpson (Fig. 3), e explicará a eles que ela representa o histórico da família contendo todos os seus componentes: pai, mãe, avós, irmãos, primos, tios, entre outros.

Figura 3-Árvore genealógica

Disponível em: http://itallo.files.wordpress.com/2009/01/simpsons-tree1.jpg. Acesso em 22 Out. 2009.

Após estas explicações, o professor entregará a cada aluno o xerox de uma figura (de uma árvore) a qual representa a árvore genealógica (Fig. 4). Neste momento ele deverá solicitará que eles preencham os espaços em branco nesta árvore com os nomes dos componentes de sua família, tais como: pai, mãe, avós e bisavós paternos e maternos.

É importante o professor dizer que os alunos podem colocar nomes de pessoas próximas que faz o papel de pai, mãe, avó, entre outros, porquanto alguns deles podem não conhecer os pais, ou ainda não saber dizer os nomes dos avós, por falta de contato com estes, ou por outros motivos.

Figura 4-Árvore genealógica

http://farm4.static.flickr.com/3133/2677731298_e15dc93c64.jpg. Acesso em 22 Out. 2009

Assim que todos os alunos preencherem os espaços em branco da árvore, eles deverão expor oralmente os nomes dos componentes da família.

ATIVIDADE 3

O professor apresentará aos alunos figuras contendo modelos familiares diferentes (Figs. 5 e 6). Ele solicitará que eles apontam as diferenças e as semelhanças nestas famílias, bem como, que em duplas façam um pequeno texto sobre a família, texto este que pode abranger diferentes assuntos. Concluída esta atividade, eles deverão ler este texto para os demais colegas.

Seria interessante que o professor comentasse com os alunos que atualmente há diferentes tipos de família, como filhos que são criados somente pela mãe, ou ainda só pelo pai; outras em que os avós que criam os netos, entre outros tipos. É importante deixar claro, neste momento, que isso é normal na sociedade.

Figura 5- Família pequena

http://www.plenarinho.gov.br/cida dania/imagens/d estaque-viva-a-familia/vi va-a -familia02.jpg. Acesso em 22 Out. 2009

Figura 6- Família numerosa

http://blog.cancaonova.com/conquista/files/2009/09/famlia1.gif. Acesso em 2 Nov. 2009

ATIVIDADE 4

O professor solicitará que os alunos formem trios. Cada trio terá como atividade analisar a letra da música “Família”, tentando apontar os aspectos principais tratados. Assim sendo, numa folha de caderno apontarão as palavras chave, tais como: Família; membros da família (vovó, vovô, sobrinha, filha, mãe, pai); animais de estimação, entre outros. A letra desta música está disponível em: http://vagalume.uol.com.br/titas/familia.html Acesso em 28 Out. 2009

Família

 Composição: Arnaldo Antunes; Toni Bellotto

Família, família

Papai, mamãe, titia,

Família, família

Almoça junto todo dia,

Nunca perde essa mania

Mas quando a filha quer fugir de casa

Precisa descolar um ganha-pão

Filha de família se não casa

Papai, mamãe, não dão nenhum tostão

Família ê

Família á

Família, Família, família

Vovô, vovó, sobrinha

Família, família

Janta junto todo dia,

Nunca perde essa mania

Mas quando o nenê fica doente

Procura uma farmácia de plantão

O choro do nenê é estrident

eAssim não dá pra ver televisão

Família ê

Família á

Família, Família, família,

Cachorro, gato, galinha

Família, família,

Vive junto todo dia,

Nunca perde essa mania

A mãe morre de medo de barata

O pai vive com medo de ladrão

Jogaram inseticida pela casa

Botaram um cadeado no portão

Família ê

Família á

Família

Feito isso, cada trio deverão dizer em voz alta as palavras chaves que elencaram. É importante o professor resgatar que as famílias são distintas, porém, independente se os membros moram juntos ou não constituem ou já constituíram uma família.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sulimar, emef monteiro lobato , Ceará - disse:
    smar_a@hotmail.com

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    adorei esta aula, vou aplicá_la em sala de aula estava atrás de algo parecido e encontrei tudo aqui,obg


  • Solange Marcelino, Centro Social Romíla Maria , São Paulo - disse:
    solange-marcelino@hotmail.com

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Trabalho em uma ONG e o tema gerador do mês é "Família"aproveitando a data comemorativa, dia das mães.Darei inicio as atividades amanhã. São crianças carentes com pouca definição sobre o que é família e encontrei aqui um jeito simples para trabalhar o tema pois não posso ser como é na escola, preciso fazer a diferença, sou educadora Social, obrigada.


  • Simone Garcia, E.E.E.F. Antônio Francisco Lisboa , Rio Grande do Sul - disse:
    simonegs@pop.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, faltam atividades criativas para esta matéria.


  • cleusagomides, Projeto Vida Nova/Peti , Goiás - disse:
    cleusagomides@hotmail.com

    05/06/2011

    Cinco estrelas

    Paulo, parabéns! pela sua aula interativa. Todo professor deveria conhecer a árvore genealógica dos alunos, para aprender a trabalar melhor com os problemas familiares que eles trazem de casa. parabéns! amei!


  • ERENICE DE SOUZA CERQUEIRA, ESCOLA ESTADUAL DR FERNANDES LIMA , Alagoas - disse:
    CERQUEIRA-ERENICE@BOL.COM.BR

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta aula. Como sou professora de Ensino Religioso, ela só veio acrescentar recursos a este tema que já trabalho com meus alunos. Como é importante uma família estruturada na formação dos filhos. Você está de parabéns!


  • Meire Cesário, Esc. Mun. Ens. Fund. Edilton Fernandes , Rio Grande do Norte - disse:
    meire.c@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa, gostei muito da prosposta dessa aula, inclusive precisamos trabalhar temas desssa natureza em nossas escolas porque nossos alunos, em grande parte, são afetivmente dessituados, e a causa disso talvez tenha origem na família. Parabéns. Gostei muito mesmo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.