18/12/2008
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Pergunte aos alunos “as mudanças no clima envolvem o quê?" . Anote cada idéia apontada pelos alunos em uma tira de papel . Depois disponha as tiras fixas na parede ou quadro com fita adesiva e peça que os alunos façam as indicações de quais idéias aproximam-se ou relacionam-se entre si, reorganizando as tiras de papel e ligando-as com barbantes. Sobre os barbantes, cole outras tiras de papel e faça anotações com elementos de ligação entre as idéias. Em geral, esses elementos de ligação são verbos que criam frases simples nesse mapeamento de conhecimentos prévios.
Provoque que acrescentem informações no mapeamento inicial e apontem dúvidas que surgirem.
Na sala de informática da escola, os alunos podem utilizar um software chamando Cmap Tools para criar mapas conceituais sobre as mudanças ambientais e assim, colaborativamente, representar as idéias que construírem sobre o tema. Para baixar o software acesse http://cmap.ihmc.us/download/
Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, idéias, objetos e, ou, atividades sobre um tema e que já começaram a fazer um mapa conceitual quando foram relacionando o que já sabiam e o que descobriram com a animação Mudanças Ambientais Globais. Agora cada grupo deverá representar o mapa iniciado usando o Cmap na sala de informática e pesquisar mais termos para incluir no mesmo, a partir das dúvidas que surgiram nas discussões.
A ferramenta é muito simples. Quando abrirem o software “Cmaps Tools” verão:
Para iniciar um mapa basta clicar em File e em New Cmap (Arquivo e em Novo Mapa Conceitual). Na Nova janela aparecerá a frase: “double-clic to create a concept” (duplo clique para criar um conceito).
Ao clicar será inserida a primeira caixa conceitual onde o aluno irá digitar a palavra ou primeiro conceito. Acima de cada caixa há duas setas que podem ser arrastadas, indicando a ligação entre os conceitos. Assim prossegue-se sucessivamente.
Durante a complementação do mapa, os alunos devem discutir se o conceito sugerido deve ou não ser incluído, considerando sua relevância. Explique também aos alunos que há diversas formas para representar os conceitos, podendo-se alterar ou acrescentar algo ao mapa durante as discussões.
No Cmap é possível inserir imagens, criar hiperlinks levando às páginas pesquisadas na Internet e formatar o mapa com cores e formas.
Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html
Após a conclusão do mapa, os grupos devem circular pela sala, deixando apenas um membro no mesmo local. A idéia é que todos conheçam as outras produções e possam tirar dúvidas com um dos autores sobre como foi realizada.
Quando todos os grupos já tiverem acessado as produções, cada grupo deve escolher um mapa de outra equipe para comentar. Os comentários devem trazer alguma idéia nova ou contribuição para o grupo que irá recebê-los: quais os aspectos positivos? o que pode ser melhorado? Há alguma idéia que precisa ser melhor explicada?
Após esta etapa cada grupo deve olhar os comentários recebidos e aperfeiçoar o mapa.
O professor deve promover um debate a respeito de todas as produções, realizar intervenções necessárias e contribuir para que o grupo reflita sobre o próprio processo de aprendizagem tanto relacionados aos conceitos envolvidos, como também a própria produção do mapa e trabalho realizado em equipe.
Nome | Tipo |
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Mudanças Ambientais Globais | Animação/simulação |
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