04/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
O aluno irá perceber que no Brasil Império, mais precisamente no período regencial (1831-1940), o povo brasileiro estava formando sua identidade ligada à afirmação de sua autonomia e, por isso, lutou contra a exploração pela metrópole portuguesa. O resultado foram diversas rebeliões espalhadas pelo país.
1ª ETAPA:
Inicie a aula com a exibição dos vídeos.
Rebeliões no Império - parte II
Rebeliões no Império - parte III
2ª ETAPA:
Após a exibição, utilizando os sites abaixo, os alunos podem fazer uma pesquisa identificando os motivos de cada rebelião regencial, bem como os locais onde elas ocorreram e os grupos sociais que delas participaram.
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_males.html
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_sul.html
3ª ETAPA:
Trabalhe a Revolta dos Malês à parte, como um conflito específico. Destaque que a rebelião teve caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica. No caso dessa revolta, os alunos podem buscar imagens sobre os negros na época, na internet, se for possível.
Nome | Tipo |
---|---|
Rebeliões no Império - parte III | Vídeo |
Rebeliões no Império - parte II | Vídeo |
Os alunos podem fazer uma avaliação conjunta sobre seus trabalhos de pesquisa, apontando os aspectos mais relevantes de cada rebelião. Podem, ainda, buscar recortes de jornais sobre as condições da população negra no Brasil de hoje.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula um abraço
17/10/2010
Quatro estrelasTrabalhei essa aula com alunos do 9º ano; posso dizer que foi uma experiência muito gratificante, pois os alunos demonstraram ,por meio de avaliações satisfatórias ,que aprenderam os conteúdos. Quero parabenizar a autora por seu trabalho.