Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VOZ DO POVO, VOZ DE DEUS: O FOLCLORE LINGUÍSTICO NACIONAL

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Luiza Scafutto
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As atividades ajudarão o aluno a:

a) conhecer algumas das manifestações do folclore linguístico nacional que, por sua sabedoria, imaginação, espírito crítico e poeticidade, traduzem a formação cultural brasileira;
b) conhecer, mais especificamente, o ditado popular, sua força, concisão, profundeza de conceito e suas formas sintéticas de muito dizer;
c) ampliar seus recursos expressivos, especialmente, os lexicais;
d) valorizar as manifestações do folclore linguístico como legítimas representantes da cultura nacional.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem ter tido oportunidade de conhecer algumas das manifestações do nosso folclore literário tais como as lendas, os mitos, os contos, as fábulas.

Estratégias e recursos da aula

PESQUISA DE CAMPO

As atividades aqui propostas demandarão ações fora do ambiente da escola: entrevista com familiares, vizinhos e/ou pesquisa em livros e sites cujos resultados são imprevisíveis. Por isso, utilizaremos aqui material exemplificador colhido no livro Folclore literário e lingüístico: pesquisas de literatura oral e de linguagem popular do Prof. Antônio Henrique Weitzel, que apresenta exemplos oriundos das manifestações da cidade mineira de Juiz de Fora e região.
O professor poderá adaptar as atividades à realidade linguística de seus alunos.

PREPARAÇÃO PARA A PESQUISA

1º Passo

LEITURA COMPARTILHADA DE TEXTO INFORMATIVO

O professor deverá fazer uma leitura, compartilhada com os alunos, do texto informativo sobre Folclore Linguístico, produzido a partir do livro acima referenciado para que conheçam um pouco sobre o objeto de sua pesquisa. Durante a leitura, o professor procurará estimular a participação deles na definição das diferentes manifestações apontadas, principalmente, pedindo-lhes exemplos concretos.

TEXTO INFORMATIVO

O FOLCLORE LINGUÍSTICO

Quando se fala em folclore, é comum associar o nome, principalmente, a suas manifestações artísticas consagradas pela música, pela dança, pela escultura e pela literatura.
No folclore literário, são bastante conhecidas as narrativas, abrangendo as lendas, os mitos, os contos, as fábulas, os casos e o anedotário popular; e o folclore poético, que engloba o cancioneiro materno, com os seus acalantos, as cantigas infantis, com uma gama imensa de brincadeiras cantadas, os romances, os abecês, as quadras, os desafios e a literatura de cordel.
Porém, além destas manifestações folclóricas artísticas que usam a linguagem como sua matéria prima, há o folclore linguístico que abrange múltiplas facetas da linguagem popular. Como coloca o Prof. Antônio Henrique Weitzel, reconhecido pesquisador do assunto, em seu livro Folclore literário e linguístico; pesquisas de literatura oral e de linguagem popular:
“São: as lições de sabedoria popular, magnificamente sintetizadas nos provérbios; as frases feitas denotadoras da imaginação e espírito crítico dos povos; os notáveis testes de inteligência e dicção representados pelas adivinhas e trava-línguas; o primeiro palavreado infantil das parlendas e fórmulas variadas de seus jogos e passatempos; a criatividade e verve poética demonstradas nas réplicas e nas advertências populares; o romanceiro das estradas divulgado nos caminhões que pervagam todo o território nacional; enfim, através de inúmeras formas se manifesta a linguagem popular, na transmissão de sua cultura.” (p. 117)
Destacam-se dentre estas manifestações, por sua aplicabilidade contundente, os ditados populares e frases feitas e por sua graça e senso de oportunidade as fórmulas de fiado e as legendas de caminhão.
Segundo o referido professor, ditado popular ou provérbio é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, porque baseada na secular experiência do povo, exposta em forma poética e contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento. O que faz a sua força e explica sua persistência no meio do povo é sua concisão, a profundeza do conceito, a construção quase sempre binomial, ritmada, e preferencialmente rimada, funcionando a rima como elemento embelezador e mnemônico.

São exemplos de provérbios:

Antes a só que mal acompanhado.
Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Um erro não justifica o outro.
Saco vazio não para em pé.

Provérbio, ditado ou refrão, seja qual for o título que lhe dermos, representa sempre a sabedoria do povo a respeito das pessoas, animais e coisas, uma sabedoria que se acumulou através de idades e gerações, tão velho quanto o mundo e ao mesmo tempo tão novo quanto os acontec imentos de nossos dias.

Frases Feitas são locuções populares, expressando a profunda sabedoria e o vivo espírito de observação do povo. São exemplos dessas frases:
Morar nos cafundós do Judas.
Ser carne de pescoço.
Ouvir o galo cantar, mas não saber onde.
Conversa mole para boi dormir.

Fórmulas de fiado são frases, tercetos, quadras, etc., com as quais os comerciantes e outros profissionais lembram a seus fregueses que não vendem fiado. São exemplos:

Se bebe para esquecer,/ Pague antes de beber.

Vender fiado duas coisas acontecem:
A gente perde o dinheiro,
E os fregueses desaparecem.

Quem trabalha no comércio
Nunca vive sossegado:
Quando escapa do ladrão,
Cai no golpe do fiado.

“Legendas de caminhão são frases inscritas nos pára-choques (dianteiros ou traseiros), nas carrocerias ou nos pára-lamas dos caminhões, como expressão psicológia de toda uma classe: a dos motoristas de caminhão. É a literatura das rodovias, uma espécie de romanceiro de um mundo de silêncio, solidão, asfalto e poeira.” (p. 205) Destas são exemplos:

Se o mundo fosse bom, o dono moraria nele.
Quem dá cartaz à trouxa é lavadeira.
Respeite o meu trabalho que eu respeito seu passeio.
Na cabine cabe muitas, no coração uma só.
Conhecer um pouco mais deste acervo cultural é quase uma obrigação de cidadania. Como nos diz o mesmo professor, não se trata de conhecê-lo por “mero exotismo, curiosidade, pitoresco, modismo. Ao contrário, é vivência, é conhecimento adquirido por séculos e mais séculos de acumulação, de permanente re-elaboração, a ponto de formar um valioso patrimônio, anônimo em sua criação, mas aceito pela coletividade, posto em prática, tido como seu, um saber comum, uma verdadeira ciência.” (p. 272)


2º Passo

ORIENTAÇÕES PARA A PESQUISA

O professor proporá aos alunos a realização da pesquisa, com as seguintes orientações:

a) a turma será dividida em grupos de 4 alunos. (Ou conforme conveniência do professor).
b) Cada aluno, individualmente, se responsabilizará por colher, de seus familiares, vizinhos, conhecidos e/ou em livros e sites, 5 exemplos de ditados populares, preferencialmente, usados em sua região.
c) Cada membro de cada grupo, além dos exemplos do ditado popular, vai se responsabilizar por colher exemplos de uma das seguintes manifestações: 3 frases feitas, 3 fórmulas de fiado e 3 legendas de caminhão. Assim, em cada grupo, serão colhidos exemplares de quatro das manifestações do folclore linguístico.


APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA PESQUISA

1. Organização do material de cada equipe

Em dia previamente agendado, os alunos deverão trazer os materiais pesquisados para, em seus respectivos grupos, preencherem o formulário abaixo, cuidando que sejam transcritos em ordem alfabética e, no caso dos ditados populares, evitada a repetição.

PESQUISA: NOSSO FOLCLORE LINGUÍSTICO

EQUIPE:

I – DITADOS POPULARES

II – FRASES FEITAS

III – FÓRMULAS DE FIADO

IV – LEGENDAS DE CAMINHÃO

(Em cada item, reservar espaço adequado)


2. Preparação para Apresentação

Em grupo:

a) Legenda de caminhão: escolher uma das encontradas para, em forma de faixa a ser afixada em local que o professor julgar conveniente. (por exemplo, pelos corredores da escola)
b) Fórmula de fiado: escolher uma para ser transcrita em pequeno cartaz, que pode ser afixado, por exemplo, dentro da própria sala, perto da cantina ou da sala de Xerox (se houver).
c) Frase feita: o grupo deverá improvisar uma pequena situação que “feche” utilizando uma das frases para apresentar para a turma disposta em círculo.
d) Ditados populares: preparar para apresentar à turma com a devida explicação da mensagem.

3. Criação do Mural da Sabedoria Popular

1ª Etapa

Cada equipe vai apresentar à turma disposta em círculo os ditados populares encontr ados, discutindo a mensagem neles contida. O professor a proveitará para chamar atenção para as estruturas recorrentes neles: estrutura binomial, ritmada, rimada etc.. De cada equipe, a turma escolherá os x melhores (o número dependerá do espaço disponível para fixação).

2ª Etapa

Em material previamente especificado, conforme possibilidade da escola ou dos alunos, a equipe vai transcrever os ditados escolhidos para comporem o mural, que deverá ficar em local bem visível.

Avaliação

O professor distribuirá para cada equipe uma lista de provérbios escolhidos dentre aqueles apresentados à turma e a tarefa da equipe será a organização dos ditados:

a) se a turma for de 6º ou 7º ano, a organização pode ser por temas como amor, dinheiro, esperteza, sabedoria etc.
b) Se a turma for de ano ou nível superior, os provérbios deveriam ser organizados pelas ideologias presentes nesses textos populares: machismo, preconceitos diversos, o jeitinho brasileiro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.