04/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
O aluno irá aprender sobre a situação social e política nas Minas Gerais durante o período de exploração aurífera e, ainda, sobre a formulação e divulgação dos ideais de autonomia e liberdade que levaram ao movimento dos inconfidentes em 1789.
1ª ETAPA:
Utilizar as imagens abaixo.
A bandeira do movimento emancipacionista mineiro, demonstrando como os símbolos são importantes na construção da identidade revolucionária.
Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comum da frase em latim 'Libertas Quæ Sera Tamen', proposta pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram.
Tiradentes idealizado, parecido com Jesus Cristo
Tiradentes, mais próximo da realidade
Após a exibição, proponha uma investigação sobre a vida de Tiradentes. É interessante que os alunos possam desenvolver uma pesquisa biográfica sobre Tiradentes, evidenciando como se deu a construção de sua figura como um herói nacional. Os alunos podem utilizar os links abaixo.
http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php
http://www.suapesquisa.com/tiradentes/
http://www.vidaslusofonas.pt/tiradentes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier
2ª ETAPA:
Relacionar a Inconfidência Mineira ao processo de emancipação do Brasil, destacando como o movimento e o próprio Tiradentes se tornaram símbolos dos ideais republicanos no Brasil.
Nome | Tipo |
---|---|
O descartável | Vídeo |
Segredos da inconfidência | Vídeo |
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/inconfidencia_mineira.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=275
Os alunos podem simular um tribunal para julgar os culpados pela inconfidência, organizando as partes responsáveis pela defesa e condenação.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2010
Cinco estrelasExcelente aula muito boa.
03/05/2010
Quatro estrelasMuito prática essa aula, pois essa forma de avaliação como a Virna Lígia propõe, é muito importante pra sabermos se os nossos alunos compreenderam bem a situação daqueles inconfidentes condenados pelo governo português, na tentativa de reter a Inconfidência.