Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Inconfidência Mineira

 

04/12/2009

Autor e Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender sobre a situação social e política nas Minas Gerais durante o período de exploração aurífera e, ainda, sobre a formulação e divulgação dos ideais de autonomia e liberdade que levaram ao movimento dos inconfidentes em 1789.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    A descoberta do ouro em Minas Gerais.
    A sociedade mineradora.
    A política pombalina nas áreas de mineração.
    O Governo português e a elite mineradora.
Estratégias e recursos da aula

Segredos da inconfidência

 

1ª ETAPA:

Utilizar as imagens abaixo.

 A bandeira do movimento emancipacionista mineiro, demonstrando como os símbolos são importantes na construção da identidade revolucionária.

Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comum da frase em latim 'Libertas Quæ Sera Tamen', proposta pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram.

Tiradentes idealizado, parecido com Jesus Cristo

Tiradentes, mais próximo da realidade

O descartável

 

Após a exibição, proponha uma investigação sobre a vida de Tiradentes. É interessante que os alunos possam desenvolver uma pesquisa biográfica sobre Tiradentes, evidenciando como se deu a construção de sua figura como um herói nacional. Os alunos podem utilizar os links abaixo.

 http://www.e-biografias.net/biografias/tiradentes.php 

http://www.suapesquisa.com/tiradentes/

http://www.vidaslusofonas.pt/tiradentes.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier

 

2ª ETAPA:

Relacionar a Inconfidência Mineira ao processo de emancipação do Brasil, destacando como o movimento e o próprio Tiradentes se tornaram símbolos dos ideais republicanos no Brasil.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O descartável Vídeo
Segredos da inconfidência Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos podem simular um tribunal para julgar os culpados pela inconfidência, organizando as partes responsáveis pela defesa e condenação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GEOVÁ SANTANA FERREIRA, ESCOLA POLIVALENTE DE ITAJUIPE , Bahia - disse:
    geovasantana@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula muito boa.


  • Manuella Teixeira, Escola CAIC Diogo de Braga , Pernambuco - disse:
    manuella_lizandra@hotmail.com

    03/05/2010

    Quatro estrelas

    Muito prática essa aula, pois essa forma de avaliação como a Virna Lígia propõe, é muito importante pra sabermos se os nossos alunos compreenderam bem a situação daqueles inconfidentes condenados pelo governo português, na tentativa de reter a Inconfidência.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.