21/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Poder |
O aluno vai aprender como a ditadura militar utilizou os atos institucionais, especialmente o Ato Institucional nº.5, para legalizar suas ações políticas opressivas desrespeitando a Constituição brasileira.
No regime dos militares: parte I
No regime dos militares: parte II
No regime dos militares: parte III
(Os recursos estão disponíveis no Portal do Professor.)
O professor pode aproveitar ao máximo o vídeo, que explica com detalhes o início do golpe civil-militar, seus articuladores, a participação da sociedade e de setores do governo de João Goulart.
Após assistirem o vídeo, o professor irá levar os alunos para o laboratório de informática.
A turma será dividida em quatro grupos, sendo que cada um ficará responsável pelos seguintes temas:
1) O que é um Ato Adicional, como era utilizado e por quê. Os alunos irão pesquisar sobre os atos institucionais durante o governo militar.
2) O que estava acontecendo no Brasil que levou ao decreto do AI-5? Buscar dados sobre a situação política e social que antecedeu o AI-5.
3) O AI-5 e os direitos políticos. Os alunos irão trabalhar o Artigo 4º do AI-5, buscando informações sobre a cassação de mandatos, a proibição de manifestações de natureza política e a condenação por crimes políticos.
4) O AI-5 e a censura. Os alunos irão buscar elementos sobre os órgãos de censura do governo, a censura a imprensa, a censura no meio artístico.
Os links abaixo tratam, de forma detalhada sobre o AI-5, mas o professor pode orientar os alunos da seguinte forma:
Para o grupo 1:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atos_Institucionais
Para o grupo 2, mas também é importante para todos os grupos:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/index_ppal.html
Para o grupo 3:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco
http://www.unificado.com.br/calendario/12/ai5.htm
Para o grupo 4:
http://musicaecensura.blogspot.com/
http://www.censuramusical.com.br/historia.php?include=h1
O resultado das pesquisas de cada grupo será a produção de um dossiê sobre o AI-5, que pode ter fomato digital, como um blog, por exemplo, ou pode também se transformar em uma apresentação de slides.
Nome | Tipo |
---|---|
No regime dos militares: parte II | Vídeo |
No regime dos militares: parte I | Vídeo |
No regime dos militares: parte III | Vídeo |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_Militar_de_1964
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/golpe64.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/golpe-militar.htm
http://www.mundosites.net/historiadobrasil/ditaduramilitar.htm
Peça aos alunos para elaborarem um texto sobre a aula, com cerca de 25 linhas, comparando a liberdade de imprensa no regime militar e no governo democrático atual no Brasil.
Quatro estrelas 4 classificações
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06/10/2010
Cinco estrelasAula de fácil aplicação e de ótimo aproveitamento. Desperta o interesse dos alunos por utilizar tecnologias como a internet com a criação de blogs.
01/09/2010
Quatro estrelasMuito boa, pois a utilização dos recursos tecnologicos e as estratégias de pesquisas no laboratório favorecerão o ensino aprendizagem.
25/08/2010
Cinco estrelasAdorei muito seu plano de aula Obrigado gostei muito tambem dos 3 videos me diga como obter estes videos? abraço!! São Paulo
16/07/2010
Quatro estrelasgostei de seu plano irei aplicar em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. abraços kleber - Caiapônia Go