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A Ditadura Militar e o AI-5

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai aprender como a ditadura militar utilizou os atos institucionais, especialmente o Ato Institucional nº.5,  para legalizar suas ações políticas opressivas desrespeitando a Constituição brasileira.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A Guerra Fria: socialismo X capitalismo.
  • Governo de João Goulart.
  • Golpe Civil-Militar de 1964.
Estratégias e recursos da aula

No regime dos militares: parte I

No regime dos militares: parte II

No regime dos militares: parte III

(Os recursos estão disponíveis no Portal do Professor.)

O professor pode aproveitar ao máximo o vídeo, que explica com detalhes o início do golpe civil-militar, seus articuladores, a participação da sociedade e de setores do governo de João Goulart.

Após assistirem o vídeo, o professor irá levar os alunos para o laboratório de informática.

A turma será dividida em quatro grupos, sendo que cada um ficará responsável pelos seguintes temas:

1) O que é um Ato Adicional, como era utilizado e por quê. Os alunos irão pesquisar sobre os atos institucionais durante o governo militar.

2) O que estava acontecendo no Brasil que levou ao decreto do AI-5? Buscar dados sobre a situação política e social que antecedeu o AI-5.

3) O AI-5 e os direitos políticos. Os alunos irão trabalhar o Artigo 4º do AI-5, buscando informações sobre a cassação de mandatos, a proibição de manifestações de natureza política e a condenação por crimes políticos.

4) O AI-5 e a censura. Os alunos irão buscar elementos sobre os órgãos de censura do governo, a censura a imprensa, a censura no meio artístico.

Os links abaixo tratam, de forma detalhada sobre o AI-5, mas o professor pode orientar os alunos da seguinte forma:

Para o grupo 1:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atos_Institucionais

Para o grupo 2, mas também é importante para todos os grupos:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/index_ppal.html

Para o grupo 3:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco

http://www.unificado.com.br/calendario/12/ai5.htm

Para o grupo 4:

http://musicaecensura.blogspot.com/

http://www.censuramusical.com.br/historia.php?include=h1

http://www.franklinmartins.com.br/estacao_historia_artigo.php?titulo=ato-institucional-n-5-ai-5-integra-1968

 Conclusão:

O resultado das pesquisas de cada grupo será a produção de um dossiê sobre o AI-5, que pode ter fomato digital, como um blog, por exemplo, ou pode também se transformar em uma apresentação de slides.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No regime dos militares: parte II Vídeo
No regime dos militares: parte I Vídeo
No regime dos militares: parte III Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Peça aos alunos para elaborarem um texto sobre a aula, com cerca de 25 linhas, comparando a liberdade de imprensa no regime militar e no governo democrático atual no Brasil.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • Cristina de Sousa da Silva, E.E.F.M. Professora Maria Gonçalves , Ceará - disse:
    crisshistoria@yahoo.com.br

    06/10/2010

    Cinco estrelas

    Aula de fácil aplicação e de ótimo aproveitamento. Desperta o interesse dos alunos por utilizar tecnologias como a internet com a criação de blogs.


  • Silvio, EEEM. Macário Dantas , Pará - disse:
    scpmarinho@bol.com.br

    01/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa, pois a utilização dos recursos tecnologicos e as estratégias de pesquisas no laboratório favorecerão o ensino aprendizagem.


  • Edevanir Leopoldino, Colégio Galvão , São Paulo - disse:
    leopoldinofreak@hotmail.com

    25/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei muito seu plano de aula Obrigado gostei muito tambem dos 3 videos me diga como obter estes videos? abraço!! São Paulo


  • kleber, Colégio Estadual Previsto de Morais , Goiás - disse:
    klebercpa@hotmail.com

    16/07/2010

    Quatro estrelas

    gostei de seu plano irei aplicar em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. abraços kleber - Caiapônia Go


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