18/12/2008
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
"Um país se faz com homens e livros"
Monteiro Lobato
Exiba Monteiro Lobato, disponível no Portal do Professor.
Faça um levantamento de quais obras do autor os alunos conhecem , listando-as. Promova uma pesquisa em grupos, usando a Internet, sobre o contexto em que viveu Monteiro Lobato. Estimule-os a procurar por detalhes e curiosidades. Peça que os alunos sintetizem as informações encontradas e as apresentem aos demais colegas da turma em uma roda de conversa com o tema “O que descobrimos sobre Monteiro Lobato”.
Além de usar os buscadores da Internet, sugira que acessem os seguintes sites:
http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html
Comente com os alunos que em 2007, por meio de acordo com os herdeiros, o Supremo tribunal de Justiça do Brasil concedeu à Editora Globo os direitos exclusivos sobre a obra de Monteiro Lobato, até 2018, ano em que o legado do autor deverá entrar em domínio público, pois se passarão 70 anos de sua morte. Discuta o que significa ceder direitos e o que mudará quando a obra for de domínio público.
Peça que os grupos escolham obras de Monteiro Lobato para ler, consultando a biblioteca da escola e a biblioteca pública e crie um Clube da Leitura, onde os alunos trocarão mensagens sobre os livros. Para a escolha do livro a ser lido, sugira que consultem as resenhas em : http://lobato.globo.com/biblioteca_InfantoJuvenil.asp
Proponha que durante a leitura compartilhem as opiniões, exemplificando com pequenos trechos do texto a que se referem, e troquem impressões. Para promover e ampliar o debate, estimule-os comentar sobre personagens, sobre os pensamentos e sentimentos que suscitam no leitor.
Para compartilharem as leituras é possível usar ferramentas gratuitas na Internet disponíveis para criação de grupos.
Um exemplo é o Yahoo Groups.
Para criar o grupo será preciso criar um e-mail no Yahoo, se ainda não tiver. Além das informações no próprio site, você encontra na Internet orientações organizadas por usuários de grupos, como por exemplo, http://proa17grupo08.blogspot.com/2007/06/como-montar-um-grupo-no-yahoo-groups.html onde você encontrará informações, passo a passo, sobre como criar uma conta no Yahoo Groups, ou ainda, http://polen2.wikispaces.com/file/view/Microsoft+PowerPoint+-+tutorial+yahoogroups_maio+07.pdf , com informações sobre os recursos que podem ser utilizados, além da troca de e-mails.
Para organizar o Clube, faça uma lista com os alunos que já tiverem e-mails e promova a criação de endereços para quem não tiver, usando a sala de informática da escola. Envie por e-mail convites para que participem do Clube da Leitura, usando a ferramenta de convite do próprio Yahoo Groups. Os participantes devem aceitar o convite para participação, preencher seus dados e configurar formas de recebimento das mensagens.
A partir daí os alunos devem receber a tarefa de compartilhar as leituras que estiverem realizando, suas impressões e antecipações, estimulando o desejo dos demais de conhecer a obra de Monteiro Lobato, criticá-la, analisá-la.
O Clube da Leitura pode manter-se vivo a partir dessa experiência, compartilhando-se outras leituras além das indicadas pela escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato | Vídeo |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!