Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produzindo anúncios de classificados de jornal

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Produzir anúncio de classificados para efetuar trocas com os colegas, reconhecendo as suas características e a sua função social.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido algum contato com anúncios de classificados de  jornais.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar jornais para a sala de aula e conversar com os alunos sobre o que sabem a respeito, acrescentando informações.

2. Discutir a função social do jornal e quem são seus leitores habituais.

3. Explorar a divisão das partes do jornal, principalmente sobre a parte referente aos anúncios de classificados.

4. Distribuir aos alunos  uma folha contendo modelos de anúncios e explorá-los quanto às suas características, organização e tipos existentes. Explicar aos alunos que os anúncios são organizados  em grupos conforme suas características comuns e que é dado um título a cada um dos grupos. Exemplos: anúncios para vendas, anúncios de trocas, anúncios de compras, anúncios de empréstimos, para encontrar objetos e animais perdidos e outros.

                                               http://monikatz.files.wordpress.com/2009/04/classificados.gif

5. Após a exploração dos anúncios da folha, distribuir aos alunos vários tipos de anúncios e pedir que, em duplas, os selecionem conforme as suas caraterísticas, colando-os numa metade de uma folha de cartolina e colocando um título para cada grupo selecionado. A atividade deverá ter auxílio do professor.

6.  A seguir, propor a atividade abaixo, lembrando das características do anúncio. Exemplo: nome, telefone ou endereço para que a pessoa interessada possa se comunicar e detalhes do que se quer trocar.

ATIVIDADE:

* Veja se você tem alguma coisa para trocar com os colegas: adesivos, figurinhas, papel de carta, revistinhas em quadrinhos, algum brinquedo e, crie um anúncio classificado. 

7. Após a escrita, o professor deverá colocar o anúncio no mural da sala de aula e pedir para que todos leiam e vejam se estão interessados em algum anúncio.

                                    http://www.paineldeanuncios.com.br/Web/painel_Anuncios4.gif

* Professor: Esta atividade pode ter continuidade caso os alunos demonstrem interesse em realizar alguma troca.

8- Uma outra atividade a ser proposta é a confecção de anúncios a partir do sorteio de um tema. 

A professora colocará vários títulos de anúncio numa caixa (de preferência um para cada aluno).

 Cada criança tirará um título e inventará um anúncio sobre o tema sorteado. Posteriormente, fará a leitura para a turma de sua produção, tecendo comentários sobre seu anúncio.

Avaliação

O professor deverá avaliar se o aluno:

* colocou seu nome, telefone ou endereço no anúncio criado;

* deixou claro o que quer trocar ao produzir o anúncio;

* descreveu com clareza o objeto a ser trocado;

* entendeu a função social do gênero textual anúncio de classificados.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.