29/11/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
É necessário que o aluno já tenha tido algum contato com anúncios de classificados de jornais.
1. Levar jornais para a sala de aula e conversar com os alunos sobre o que sabem a respeito, acrescentando informações.
2. Discutir a função social do jornal e quem são seus leitores habituais.
3. Explorar a divisão das partes do jornal, principalmente sobre a parte referente aos anúncios de classificados.
4. Distribuir aos alunos uma folha contendo modelos de anúncios e explorá-los quanto às suas características, organização e tipos existentes. Explicar aos alunos que os anúncios são organizados em grupos conforme suas características comuns e que é dado um título a cada um dos grupos. Exemplos: anúncios para vendas, anúncios de trocas, anúncios de compras, anúncios de empréstimos, para encontrar objetos e animais perdidos e outros.
5. Após a exploração dos anúncios da folha, distribuir aos alunos vários tipos de anúncios e pedir que, em duplas, os selecionem conforme as suas caraterísticas, colando-os numa metade de uma folha de cartolina e colocando um título para cada grupo selecionado. A atividade deverá ter auxílio do professor.
6. A seguir, propor a atividade abaixo, lembrando das características do anúncio. Exemplo: nome, telefone ou endereço para que a pessoa interessada possa se comunicar e detalhes do que se quer trocar.
ATIVIDADE:
* Veja se você tem alguma coisa para trocar com os colegas: adesivos, figurinhas, papel de carta, revistinhas em quadrinhos, algum brinquedo e, crie um anúncio classificado.
7. Após a escrita, o professor deverá colocar o anúncio no mural da sala de aula e pedir para que todos leiam e vejam se estão interessados em algum anúncio.
* Professor: Esta atividade pode ter continuidade caso os alunos demonstrem interesse em realizar alguma troca.
8- Uma outra atividade a ser proposta é a confecção de anúncios a partir do sorteio de um tema.
A professora colocará vários títulos de anúncio numa caixa (de preferência um para cada aluno).
Cada criança tirará um título e inventará um anúncio sobre o tema sorteado. Posteriormente, fará a leitura para a turma de sua produção, tecendo comentários sobre seu anúncio.
O professor deverá avaliar se o aluno:
* colocou seu nome, telefone ou endereço no anúncio criado;
* deixou claro o que quer trocar ao produzir o anúncio;
* descreveu com clareza o objeto a ser trocado;
* entendeu a função social do gênero textual anúncio de classificados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!