Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os índios e a literatura de José de Alencar

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Muito antes do descobrimento do Brasil os indígenas já faziam parte da história do país, ao analisar a história percebemos que sua cultura está representada nas artes visuais, música e literatura. Sendo assim, nessa aula o aluno irá descobrir de que forma os escritores românticos e acadêmicos abordam a cultura indígena.
Duração das atividades
de 02 a 04 aulas de 50 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A cultura indígena no século XV e XVI, o contexto histórico do país no século XVII e as escolas literárias. Atenção Professor! Caso seja possível, o professor de artes poderá trabalhar esse conteúdo junto com o professor de literatura.
Estratégias e recursos da aula

Aula01:
No século XIX alguns artistas ainda retratavam a cultura indígena, porém agora nas pinturas é possível perceber um maior conhecimento do pintor sobre o tema, pois os índios são retratados de frente, perfil e/ou durante os rituais. Porém, esse interesse na arte indígena vai além das artes visuais, alguns escritores também passaram a abordar essa temática, a exemplo: José de Alencar. Os personagens Iracema e Peri são decorrentes dessa temática.

Para conhecer um pouco mais sobre a obra de José de Alencar o professor pode utilizar o vídeo “José de Alencar, o múltiplo”.

 José de Alencar, o múltiplo


 Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a vida e obra do artista, vamos analisar as obras que abordam a temática indígena. O professor deverá trabalhar com trechos das obras “O guarani” e “Iracema”. Verifique nos recursos complementares os links com obras completas do autor.

Atenção professor! Convide o professor de Literatura da sua escola para auxiliar os alunos na análise das obras, escolha e adaptação dos trechos. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1209/imagens/guarani_capa_antiga.jpg                               http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1209/imagens/Irace220.jpg

Para realizar essa atividade a turma será dividida em pequenos grupos que escolherão alguns trechos das obras estudadas e farão uma releitura na forma de uma peça de teatro.

 O professor também pode debater com a turma algumas características da obra, disponível no endereço http://mosaico.blogs.ie/2008/01/03/o-guarani/  e http://www.abrali.com/019grandes_escritores/jose_de_alencar/txt_iracema_resumo_019grandes_escritores.html

Atenção professor! Reserve mais duas aulas para essa atividade, pois é importante orientar os alunos sobre a importância dos escritores e obras além de auxiliar na montagem da peça.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1209/imagens/ROTEIROS.gif

Professor escolha na turma/grupo alguns alunos para serem responsáveis pelas seguintes funções:

Escritor: será responsável pelo escolha do trecho da peça a ser encenado.

Roteiro: será responsável pela adaptação do texto do escritor, determinando as cenas e falas da peça.

Cenário: será responsável por montar o cenário da peça. Adaptar o cenário o mais próximo possível do texto escolhido.

Sonoplasta: será responsável pelo som durante a peça. Pesquisar os músicos da época.

Figurinista: será responsável pelo figurino dos personagens. Pesquisar trajes de época.

Diretor: será responsável por coordenador os atores no palco e demais funções.

Aula 02: Apresentação das peças

Atenção Professor! Caso seja possível reserve o auditório ou anfiteatro da escola, caso ela possua. Também é possível improvisar com uma sala de aula sem carteiras e papel escuro ou sacos de lixo nas janelas para impedir a claridade.

Convide as turmas e professores de outras disciplinas para ver as apresentações, convide um professor de cada disciplina para compor uma comissão avaliadora, sugerimos uma Ficha de avaliação abaixo como roteiro de avaliação. Essa ficha está disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Fichadeavaliacao.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1209/imagens/Fichadeavaliacao.jpg

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
José de Alencar, o múltiplo [Mestres da literatura] Vídeo
Recursos Complementares
Obra “O Guarani” - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1843 Obra “Iracema” - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2029 Obra completa “Iracema” http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/JosedeAlencar/iracema.htm Neste endereço o professor poderá baixar o livro falado da obra O Guarani http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2008/04/o-guarani-de-jos-de-alencar-completo.html
Avaliação
O professor ao apresentar a atividade deverá deixar claro para os alunos a forma de avaliação e os critérios a serem avaliados. Sugerimos que a avaliação seja feita em dois momentos: organização do trabalho e apresentação. Para avaliar a organização do trabalho o professor deve levar em conta os seguintes critérios: trabalho em equipe, divisão de tarefas, interesse e coerência na pesquisa, cumprir todos os critérios propostos na pesquisa e pontualidade nas entregas. Para apresentação sugerimos a Ficha de avaliação onde o professor e comissão julgadora avaliarão alguns critérios durante a apresentação dos alunos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROBERTA MARIA LIMA DE PAULA, E E MAL FLORIANO PEIXOTO , Rio de Janeiro - disse:
    roberta_lima_paula@yahoo.com.br

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    muito bom trabalho. os alunos aprendem melhor quando conseguem materializar, trazer para realidade aquilo que estudam.


  • jose domingos pina, E E E M ENG PALMA MUNIZ , Pará - disse:
    josepinna1967@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora! Você foi muito feliz na escolha do momento literário para elaboração do seu projeto, pois o período Romântico é muito rico e nos fornece um leque infinito de possibildades de exploração da literatura brasileira do sec. XIX, no qual tivemos o grandes poetas como José de Alencar e Gonçalves Dias como nossos ilustres representantes no campo da poesia e prosa. Além de que esta aula leva os alunos a terem contato com uma forma diferenciada de aprender literatura produzindo o


  • Camila Brisola Faria Mena, OSE COC , São Paulo - disse:
    camilabfmena@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Roteiro super explicativo, é só colocar em prática o conteúdo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.