Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que droga é essa?

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar e classificar os diferentes tipos de drogas psicotrópicas
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais do aluno sobre o tema
Estratégias e recursos da aula

 

Aula – 50 minutos
 

Professor, introduza aos alunos o conceito do que são drogas psicotrópicas e sua classificação. Uma forma de motivar esta discussão é por meio de um filme. Sugerimos o curta-metragem Consciente Irracional.

 

Discussão - Veja o que os alunos pensam sobre o assunto! Divida a turma em grupos e peça-lhes que montem um breve conceito do que é droga, incluindo exemplos.

 

Dica! Tomando como base os conceitos levantados pelos alunos promova a discussão visando à construção do conceito correto de drogas, apresentando a classificação das drogas psicotrópicas (depressoras, estimulantes e perturbadoras) de acordo com a atividade que exercem sobre o cérebro.

 

Exercício - Classifique com os alunos os exemplos de drogas listadas anteriormente, montando no quadro uma tabela. Nesta etapa da aula é importante dar ênfase aos exemplos mais comuns de drogas utilizados por adolescentes, como tabaco, álcool, maconha, inalantes, entre outros.

 

Atividade complementar - Que tal montar um fórum de discussão? Traga no início da aula uma caixa e peça que cada aluno formule uma ou mais perguntas anônimas sobre o tema e que coloquem na caixa. Essas perguntas podem servir com material inicial para a criação do fórum. A idéia é que o fórum possa ser usado como ambiente no qual os alunos podem solucionar questionamentos, levantar novas perguntas, interagir e trocar experiências com alunos de outras turmas. Saiba mais como criar um fórum aqui. Exemplos comuns de perguntas e respostas sobre o tema podem ser encontrados aqui.

 

Dica! Convide professores de outras matérias e profissionais de saúde para ajudarem na moderação do fórum. A troca de experiências com pessoas de outras áreas só enriquece a discussão!

 

Atividade para casa – Para a aula seguinte peça aos alunos que redijam um pequeno texto (uma página). Nele deve constarqual o conceito que eles mesmos construíram no início da aula e o que pode serincorporado/modificado depois da discussão em sala de aula. Essa atividade servirá como base para a avaliaç&a tilde;o dos alunos.

 

Material complementar de consulta para o professor:

Livreto informativo sobre Drogas Psicotrópicas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. CEBRID. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.cebrid.epm.br.

 

Material complementar de aprofundamento para o aluno:

http://www.cebrid.epm.br/folhetos/folhetos.htm. Este site traz uma série de informações sobre todos os conceitos que serão abordados em sala de aula, contando com exemplos.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
 
Vídeo
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2614 - Consciente Irracional. Duração: 14 minutos. Direção: Erick Maximiano. Elenco: Carol Castro, Daniel Zetel e Cauã Reymond. Ano: 2004. O filme retrata um momento na vida de Rodrigo, jovem mergulhado no mundo das drogas, envolvido com cocaína.

Sites:
1. http://www.forumeiros.com/index_pt.htm - Este site traz informações sobre como montar um fórum de discussão.
2. http://www.cebrid.epm.br/quest_drogas/index.htm - Este site traz inúmeros exemplos de perguntas e respostas comuns sobre drogas psicotrópicas.
 

Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões; 2. Correção do texto que deverá ser entregue pelos alunos. Verifique nos textos o que os alunos entenderam das discussões. O que foi somado ao conhecimento prévio dos alunos? Este texto é uma boa forma de avaliação, pois permite ao aluno registrar com suas próprias palavras o que foi apreendido com as discussões e permite que você professor possa voltar ao tema e reforçar com os alunos os pontos de maior dúvida; 3. A participação no fórum de discussão também pode constar na avaliação. Fique atento professor! O simples fato de postar qualquer mensagem no fórum não deve ser levado em consideração para a avaliação, mas sim algo com clara contribuição para a discussão dos temas trabalhados em sala de aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clauciete, Colégio Estadual Ângelo Urzêda , Goiás - disse:
    cdfcardoso@hotmail.com

    23/11/2010

    Quatro estrelas

    Adorei esta aula. Trabalhei ela com meus aluno do 9º ano e percebi que eles fivcaram muito surpresos com as informações que obtiveram.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.