16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Professor, introduza aos alunos o conceito do que são drogas psicotrópicas e sua classificação. Uma forma de motivar esta discussão é por meio de um filme. Sugerimos o curta-metragem Consciente Irracional.
Discussão - Veja o que os alunos pensam sobre o assunto! Divida a turma em grupos e peça-lhes que montem um breve conceito do que é droga, incluindo exemplos.
Dica! Tomando como base os conceitos levantados pelos alunos promova a discussão visando à construção do conceito correto de drogas, apresentando a classificação das drogas psicotrópicas (depressoras, estimulantes e perturbadoras) de acordo com a atividade que exercem sobre o cérebro.
Exercício - Classifique com os alunos os exemplos de drogas listadas anteriormente, montando no quadro uma tabela. Nesta etapa da aula é importante dar ênfase aos exemplos mais comuns de drogas utilizados por adolescentes, como tabaco, álcool, maconha, inalantes, entre outros.
Atividade complementar - Que tal montar um fórum de discussão? Traga no início da aula uma caixa e peça que cada aluno formule uma ou mais perguntas anônimas sobre o tema e que coloquem na caixa. Essas perguntas podem servir com material inicial para a criação do fórum. A idéia é que o fórum possa ser usado como ambiente no qual os alunos podem solucionar questionamentos, levantar novas perguntas, interagir e trocar experiências com alunos de outras turmas. Saiba mais como criar um fórum aqui. Exemplos comuns de perguntas e respostas sobre o tema podem ser encontrados aqui.
Dica! Convide professores de outras matérias e profissionais de saúde para ajudarem na moderação do fórum. A troca de experiências com pessoas de outras áreas só enriquece a discussão!
Atividade para casa – Para a aula seguinte peça aos alunos que redijam um pequeno texto (uma página). Nele deve constarqual o conceito que eles mesmos construíram no início da aula e o que pode serincorporado/modificado depois da discussão em sala de aula. Essa atividade servirá como base para a avaliaç&a tilde;o dos alunos.
Material complementar de consulta para o professor:
Livreto informativo sobre Drogas Psicotrópicas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. CEBRID. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.cebrid.epm.br.
Material complementar de aprofundamento para o aluno:
http://www.cebrid.epm.br/folhetos/folhetos.htm. Este site traz uma série de informações sobre todos os conceitos que serão abordados em sala de aula, contando com exemplos.
Sites:
1. http://www.forumeiros.com/index_pt.htm - Este site traz informações sobre como montar um fórum de discussão.
2. http://www.cebrid.epm.br/quest_drogas/index.htm - Este site traz inúmeros exemplos de perguntas e respostas comuns sobre drogas psicotrópicas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/11/2010
Quatro estrelasAdorei esta aula. Trabalhei ela com meus aluno do 9º ano e percebi que eles fivcaram muito surpresos com as informações que obtiveram.