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Leitura e escrita em diferentes linguagens

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, espera-se que, ao fim das aulas proposta,s sejam alcançados os seguintes objetivos:

Escrever, utilizando o código linguístico adequado para ao gênero textual.

Empreender uma pesquisa científica

Produzir textos a partir do gênero em estudo. 

Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.

Analisar a estrutura da linguagem publicitária.

Identificar as estratégias das campanhas de publicidade.

Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos.

Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.

Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens.

Fazer revisões das produções (auto-revisões e revisões recíprocas).

Comunicar-se oralmente e através da escrita (levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões).

Duração das atividades
8 aulas ou encontros (1 hora e 40 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, com a proximidade das festas de fim de ano ou de alguma data comemorativa em especial, desenvolva com seus alunos um projeto interdisciplinar – envolvendo a Matemática, a Ciência , as Artes Visuais e a Língua Portuguesa-, tendo a leitura e a escrita em diferentes linguagens e os gêneros textuais como base.

A ideia de se produzir um presente será o primeiro passo deste projeto. Sugiro o “esfoliante para pés”, que além de ser fácil de fazer, não requer a utilização de fogão ou algo que possa oferecer perigo à segurança dos alunos, independente da faixa etária.

Converse com seus alunos sobre essa ideia. Com certeza, despertará neles a curiosidade e o desejo de fazer algo útil e desejado principalmente pelo público feminino.

Num primeiro momento, apresente o que será produzido: uma pequena amostra com um esfoliante pronto para o uso.

Pergunte a eles se já conheciam esse produto e a sua utilidade. Peça que eles encontrem a palavra no dicionário e verifiquem o significado.

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=Esfoliante&stype=k (significado da palavra esfoliante)
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=esfoliar&stype=k  (significado da palavra esfoliar) [Sites acessados em 17/11/2009]

Revele aos alunos o fato de que nem sempre o esfoliante foi industrializado. Já se fazia esse processo de limpeza profunda na pele há muito tempo, com ingredientes que encontramos na nossa cozinha.

Esfoliante para todos os tipos de pele


- Meio mamão pequeno e uma colher de açúcar cristal.

- Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bem.

- Enxágue bem o rosto.

- Passe um tônico facial ou loção adstringente.

Esfoliante para pele com cravos e oleosa


- Uma colher de açúcar cristal e uma colher de mel.

- Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente e bastante.

- Enxágue bem o rosto.

Esfoliante para pele seca


- Uma colher de aveia em flocos e uma colher de mel.

- Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bastante.

- Enxágue bem o rosto.

- Passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

http://www.mulherbeleza.com.br/pele/esfoliante-caseiro-para-todos-os-tipos-de-pele   [Acesso em 17/11/2009]

Converse com os alunos sobre a necessidade de organizar, planejar e registrar passo a passo o que será estudado e como isso será feito.

Apresente a eles, a ideia de se fazer um “Diário de Bordo”. Veja como fazê-lo e sua estrutura na seção dos Recursos Complementares.

Peça que eles registrem como foi a aula de hoje. Será a primeira página do “Diário de Bordo”, com a presentação do projeto e o que foi falado sobre ele.


Disponibilizo a primeira página do “Diário de Bordo” que meus alunos fizeram com essa mesma atividade.

Observação: São alunos com 8/9 anos. Dependendo da idade e maturidade de seus alunos, você pode exigir mais detalhes e informações no "Diário de Bordo".


Local: Sala de aula do 3º ano Verde
 
Dia: 28/04/2009
 
 
 Está chegando a comemoração do Dia das Mães...
&nbs p;
Hoje, a professora trouxe várias idéias de presentes que poderíamos fazer para dar às nossas mães: caderno de receitas, por ta-retrat o, creme para as mãos, esfoliante para os pés.
 Fizemos uma vota ção na sala de aula. Teve até voto secreto e uma urna-caixa para por os votos... A ideia vencedora foi o esfoliante.
 
Daí, veio a pergunta de todos nós : Como fazer? Vai ser difícil? Vai ser caro?
 
A professora nos disse que seria fácil de fazer e o gasto com o dinheiro seria o mínimo. Ela ia fazer uma pesquisa de preço, junto com a professora de TI e dividiria o valor pelo número de alunos.
 
Depois, organizamos como iríamos fazer esse esfoliante. A professora nos disse que tudo tinha que ser planejado para dar certo e, então, organizamos o que íamos fazer a cada dia, até o momento de levar para casa o presente pronto.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)


Professor,

Antes de fazer o esfoliante é preciso fazer outras leituras.

A primeira leitura seria sobre os rótulos de cosméticos. Apresente um ou mais rótulos de cosméticos, de preferência cremes, e peça que os alunos listem o que estão observando. Registre os apontamentos deles no quadro de giz.
Atente para o nome do produto. Fale para os alunos sobre a importância da logomarca, de se ter uma marca registrada, na arte feita para valorizar o nome do produto e enfatizá-lo, nas relações que devem ter entre o nome e o produto.

Observe com os alunos que nas embalagens dos cosméticos também há a sua bula, contendo composição, modo de usar, precauções, prazo de validade, código de barras (caso o produto seja industrializado), indicação, data de fabricação. Todos estes elementos constarão na bula do esfoliante a ser feito? Obedecendo a que ordem de escrita? Como essas informações se organizam e com que função?

Peça que os alunos registrem a segunda página do “Diário de Bordo” com todos os fatos ocorridos nestas duas aulas.

Como fiz anteriormente, disponibilizo esse registro dos meus alunos.

Local: Sala de aula do 3º ano Verde
 
Dia: 30/04/2009
 
 
Hoje, lemos outro rótulo de cosmético.
 
Em relação ao outro de ontem, tinha muitas diferenças, tais como: não tinha código de barra, e os ingredientes estavam em “Composição”.
 
Fizemos uma lista de diferenças entre os dois textos lidos.
 
A partir dessa lista, escrevemos os itens que deveriam estar no nosso rótulo e bula do esfoliante:
 
 
1.  Nome do produto registrado
2.  Data de fabricação
3.  Validade
4.  Composição – ingredientes
5.  Modo de Usar
6.  Precaução
7.  Código de Barras
8.  Quantidade
9.  Indicação (Para que serve)

Aula 3: duas aulas de 50minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,


Entregue para os alunos a receita do esfoliante que será feito.

Esfoliante para os pés

Materiais:
1 Kg de base para creme hidratante
100ml de glicerina
100ml de água oxigenada 10vol.
10 comprimidos de Melhoral adulto triturados
30 ml de essência a sua escolha ( se optar por mais de uma, divida essa quantidade pelo número de essências)

Modo de Preparo

Triture ou soque os comprimidos em pó ou deixe de molho em um pouco de água para dissolverem. Acrescente a água oxigenada e a glicerina. Misture bem. Depois, coloque esta misture em 1 Kg de creme para pele. Acrescente a(s) essência(s) de sua preferênci a. Mexa bem. Você pode colocar também um pouco de água morna para diluir melhor a base de creme para pele.
Rendimento: em média, 30 potes de 100ml.

Com a receita em mãos, peça a colaboração dos alunos para a elaboração de um texto coletivo que será usado como bula do cosmético a ser feito. Utilize o roteiro dos itens que listaram na aula anterior como base para a escrita desse texto.

Não se esqueça de pedir aos alunos que façam o registro no “Diário de Bordo”. Eis o exemplo de meus alunos:

Local: Sala de aula d o 3º ano Verde
 
Dia: 04/05/2009
 
 
A professora distribuiu uma cópia da receita do esfoliante para cada um de nós.
 
Fizemos a leitura e elaboramos o nosso texto informativo que ficaria na embalagem do esfoliante.
 
 
Todo mundo ajudou a criar o texto.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, inicialmente, retome a imagem do rótulo trabalhada na primeira aula. Enfatize a questão do nome.

Depois, faça referência ao produto que a turma fará: um esfoliante. Que nome poderia ter? Seria um nome único para todos os alunos? E o desenho das letras do nome? ( Você pode convidar um professor da área de Belas Artes para orientar melhor os alunos sobre a arte gráfica presente na logomarca de um produto).

Aproveite as ideias e peça que os alunos criem a logomarca do seu esfoliante.

Com meus alunos, a ideia surgiu assim, veja o registro no “Diário de Bordo” de meus alunos:

Local: Sala de aula do 3º ano Verde
 
Dia: 05/05/2009
 
 
Quando estávamos escrevendo o texto, a toda hora um perguntava como seria o nome do esfoliante. Seria um nome único para todo mundo?
 
Hoje escolhemos o nome. Optamos em ter um diferente para cada um. Afinal, mãe é só uma!
 
Tivemos a idéia de que já que era para o pé, porque não fazer algo que lembrasse isso? Esse fizesse um desenho de um pé ao lado do nome? Tentamos, mas como deveria ser muito pequeno, o desenho não ficava muito bom.
 
Então, alguém teve a brilhante idéia de usar o próprio pé como molde. Depois, dentro dele, escreveríamos o nome do produto.
 
Então, muitas idéias surgiram: o nome do esfoliante tinha que ser alguma coisa relacionada com a mãe e o pé; com o nome da mãe e com o pé; com coisas ligadas ao pé e os benefícios do creme para ele.
 
Cada um ficou descalço e o colega fazia o molde do pé.
Foi uma farra! Teve gente que tinha cócegas, teve gente que até subiu na mesa para fazer o desenho melhor. Só nesse momento que foi permitido fazer isso... Quem passasse pelas nossas janelas não ia entender nada...
 
Depois, cada um escolheu o nome para o seu esfoliante.
 
Não podia haver outro igual: olha a marca registrada!
 
Desenhamos as letras com a ajuda da professora e fizemos o colorido com cores bem vibrantes.
 
A professora nos disse que iria diminuir os nossos desenhos de pés no scanner, para fazer as etiquetas.

Professor,

Peça para que os alunos registrem estas aulas no “Diário de Bordo”.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Leve seus alunos para o Laboratório de Informática ou para a Biblioteca da escola para pesquisar a(s) erva(s) de caráter medicinal que será(serão) escolhida(s) para colocar no esfoliante.

Peça que os alunos verifiquem as propriedades e indicações da(s) erva(s) e qual(quais) seria(m) mais adequadas(s) para o pé.

Sugestões de ervas:

1.Erva-doce

2.Calêndula

3.Alecrim

Além de registrar as indicações e propriedades da(s) erva(s), escolher a(s) mais adequada(s) para esse tipo de esfoliante, peça que os alunos registrem mais uma página do “Diário de Bordo”.


Vej a a dos meus alunos:

Local: Laboratório de Informática
& nbsp;
Dia: 06/05/2009
 
 
Pesquisamos na internet, o que cada extrato e essência podia trazer de benefício para os pés e vimos para que servia cada um deles.
 
Estávamos no caminho cert o!
 
Nossas m ães ficariam felizes e super relaxadas, além de uma pele limpa e macia.

Aula 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, com o auxílio do professor da área de Ciências e/ou de Matemática, leve os alunos para o Laboratório de Ciências (caso tenha em sua escola) e faça o esfoliante com eles. Peça que releiam a receita, que verifiquem as medidas de cada ingrediente. Cada professor pode aproveitar essa pesquisa para detalhar questões de sua área e propor a criação de textos para compor o diário de bordo. Essa é uam forma de mostrar aos alunos que o cuidado que têm com a escrita nas aulas de Português deve ser o mesmo em outras aulas e mais: conhecer que os limites entre as disciplinas escolares está mais relacionada ao conteúdo específico de cada uma do que no modo de tratar, nas estratégias de ensino...

Neste momento, o professor de Matemática pode revisar os conhecimentos dos alunos acerca das diversas unidades de medida existentes e aquelas presentes na receita. Pode verificar, inclusive outros aspectos: proporcionalidade, divisão, multiplicação, dedução...


O professor de Ciências pode avaliar os conhecimentos dos alunos acerca das indicações e propriedades da(s) essência(s) escolhida(s) e pesquisada(s) anteriormente, incluir novos dados sobre para que serve cada ingrediente utilizado e a formação de novos produtos.

Depois de feito o esfoliante, retorne à sala de aula para o registro no “Diário de Bordo”.

Eis a página de meus alunos como exemplo:

Local: Laboratório de Ciências
 
Dia: 07/05/2009
 
 
Chegou o grande momento!
 
Faríamos o esfoliante.
 
A professora convidou a professora de Ciências para auxiliá-la nessa atividade. A aula foi lá no laboratório de Ciências.
 
Elas nos dividiram em grupos variados: quem ia triturar os comprimidos, quem iria colocar os ingredientes, quem faria a mistura, quem faria a leitura e quem colocaria nos potes, o esfoliante já pronto.
 
Vimos o quanto era importante ficarmos sérios e não fizemos bagunça em momento algum.
 
Depois de feito, ainda ajudamos na limpeza do laboratório.

Aula 7: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, peça aos alunos que elaborem o cartão para acompanhar o presente para as mães. Oriente-os na questão da escrita. Que regras devem ser escritas nesse tipo de texto? Relembre essas regras e peça que redijam as mensagens. Quando ficarem prontos os rascunhos, peça que troquem entre si, para uma revisão. Solicite que, se for necessário, faça as alterações necessárias e apontadas pelos colegas.

Para a confecção do cartão, você pode optar em convidar novamente o professor da área de Artes para ajudá-lo nesse momento.

Como atividade extra sala, peça que os alunos escrevam mais uma página no “Diário de Bordo”.

O registro dos meus alunos foi este:

Local: Sala de aula do 3º ano Verde
 
Dia: 07/05/2009
 
Nessa aula, escrevemos o cartão.
 
Primeiro era importante fazer um rascunho para fazer depois a revisão, caso fosse necessária.
 
Depois, passaríamos para o papel oficial do cartão.
 
A professora relembrou conosco algumas coisas: como e onde escrever no cartão, o que escrever, como se despedir...
 
Alguém da sala ainda deu uma outra ótima idéia: Além do presente e do cartão, incluir um vale-massagem como brinde para a mãe .
 
Com certeza, ela iria amar!
 
Colocamos o pote e o cartão na embalagem e... pronto! O presente para as mães já estava prontinho!
 
Puxa! Aprendemos tantas coisas... foram momentos inesquecíveis!!!!!!!

Aula 8: duas aulas de 50 minutos(1 hora e 40 minutos)

Professor,

Faça uma exposição de todo o trabalho desenvolvido nestas aulas. Convide a comunidade escolar e promova a troca de presentes.

Além da exposição, que tal um oferecer um lanche gostoso? Você pode combinar com os alunos previamente o que cada um poderia contribuir para o lanche e o que a direção, enquanto escola, poderia oferecer também.

Não se esqueça de fazer fotos desse momento.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer suas aulas , eis algumas sugestões de sites:

www.exames.org / como_se_faz_um_diario_de_bordo_falling_star.pdf - Orientações de como fazer um Diário de Bordo [Acesso em 17/11/2009]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Logomarca - Informações sobre Logomarca [Acesso em 17/11/2009]

http://www.plantamed.com.br/ - Site com ervas medicinais, suas propriedades e indicações, bem como fotos [Acesso em 17/11/2009]

Avaliação

Observar se os alunos ampliaram, problematizaram e sistematizaram as mais variadas  leituras  e os usos sociais da língua e da escrita.
Verificar se a sequência de aulas proporcionou aos alunos o acesso aos mais variados recursos educacionais para a leitura, escrita, interpretação de textos variados, revisão e adequação textual. Os aspectos sociais tais como, a cooperação, o respeito, a generosidade e o afeto avaliar se fizeram com que os alunos mostrassem uma evolução expressiva no decorrer das aulas.

Deve ser feita também uma avaliação individual, tendo como premissa o fato de que todos os alunos devem estar envolvidos na realização das atividades. Em relação ao uso da língua, vale observar a capacidade de identificar informações e registrar de acordo com as especificidades de cada gênero textual estudado.

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