Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONVERSANDO SOBRE FUTEBOL: construindo regras, organizando os times

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSCA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Carta;
  • Compreender as regras do jogo de futebol e a sua dinâmica;
  • Refletir sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras do futebol;
  • Ampliar os conhecimentos acerca do futebol.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O jogo de futebol e seus elementos.

Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – Ampliando conhecimentos sobre o futebol
1º Momento: O professor deverá convidar um técnico ou jogador de futebol para conversar com as crianças sobre o jogo e sugerir que o mesmo traga materiais para mediar à conversa, por exemplo: uniforme, bola, apito, cartão de marcação de falta, etc. Antes da visita do jogador ou técnico o professor deve questionar as crianças sobre o que elas gostariam de saber sobre futebol (regras, coletividade, respeito, etc.) e registrar essas questões para orientar a entrevista. No dia da visita o professor deve sentar com as crianças na roda juntamente com o jogador ou técnico convidado, e deixar que as crianças o entreviste, lembrando que o professor deve ser o mediador e o escriba, registrando a conversa para depois retomá-la para a construção do texto coletivo. As fotos abaixo ilustram o momento.


Atividade 2 – Registrando conhecimentos sobre o futebol


1º Momento: Numa conversa na roda o professor deve dizer para as crianças que vão escrever uma carta para o técnico ou jogador agradecendo sua visita e contar tudo o que aprenderam sobre o futebol. Para escrever a carta o professor deve explicar como é o formato do texto (destinatário, remetente, etc.) e retomar com as crianças a conversa com o técnico ou jogador, a partir os registros da atividade anterior. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falaram;
• Registrar o texto em formato de carta que será enviada ao técnico ou jogador.
Depois de construir o texto, o professor deve ler a carta para as crianças e colocá-la dentro do envelope, escrevendo o nome do remetente e o destinatário e explicar como é que a carta chegará as mãos do técnico ou jogador – através dos correios.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Compreenderam as regras do jogo de futebol e a sua dinâmica;
  • Refletiram sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras do futebol;
  • Compreenderam a função social da carta e sua estrutura textual.
  • Ampliaram os conhecimentos acerca do futebol.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.