20/11/2009
KEILA BARRETO DE ARÁUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Os elementos do jogo de futebol (trave, jogadores, bola, etc.).
Atividade 1 – Construindo uma maquete
1º Momento: O professor deverá inicialmente explicar que a maquete é uma representação de tamanho reduzido de um objeto, no nosso caso o campo de futebol. Depois o professor deverá discutir com as crianças as medidas oficiais de um campo de futebol, e elaborarem uma medida convencional ou não para a confecção da maquete, para tanto precisam decidir quais os materiais que utilizarão para a construção da maquete. Lembrando que as sugestões das crianças devem ser levadas em consideração.
Sugestão do material:
O professor deverá colocar todo o material no chão da sala, e discutirem como será a representação do campo de futebol através da maquete (medida do campo, linha de divisão do campo, pintura do campo, jogadores,etc). Depois, das decisões tomadas, o professor deverá organizar a pintura da maquete (gramado).
As fotos abaixo ilustram o momento.
2º Momento: Com o gramado pintado, fazer as marcações do campo de futebol, (escanteio, lateral, meio campo, grande e pequena área, posição do pênalti, etc.) pintando com tinta guache branca. As traves poderão ser construídas com palitos de picolé ou caixinhas de papelão, e deverão ser fixadas no campo de futebol (maquete).
SUGESTÃO: Convidar uma pessoa (pais, parentes de alguma criança ou funcionário da escola ou jogadores) que entendam de futebol para explicarem as crianças sobre as marcações do campo de futebol. As fotos abaixo ilustram o momento.
3º Momento: O professor deverá propor para as crianças desenharem os jogadores, destacando que os uniformes serão de duas cores, pois representarão dois times. Em seguida as crianças devem recortar e colar os jogadores no palito de picolé ou caixinhas de papelão posicionando-os na maquete. Deverá ser explicado também que cada time ficará de lados opostos do campo de futebol. As fotos abaixo ilustram o momento.
SUGESTÃO: As cores dos uniformes devem ser escolhidas pelas crianças.
Recurso Didático: Imagem da Maquete
SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Construção de maquetes:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000. p. 163 a 194.
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18/05/2014
Cinco estrelasMuito boa essa aula que pode ser trabalhadas varias disciplinas com os alunos.
11/08/2010
Quatro estrelasParabéns pela rica aula!!
02/07/2010
Quatro estrelasGostei muito da idéia, pois neste período irei construir um campo de futebol com as crianças da Igreja. Parabéns.
17/06/2010
Quatro estrelasGenial trabalhar com turmas de ed. infantil. Parabéns! Utilizarei nessa fase da copa 2010... Boa sorte Brasil
09/06/2010
Cinco estrelasMuito boa esta idéia sobre a maquete, e fácil de fazer. Irei fazer com minha turma! Bjus
24/03/2010
Cinco estrelasótima aula! continue sempre assim..... adorei............