Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REPRESENTANDO O CAMPO DE FUTEBOL

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARÁUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Perceberem a dimensão do campo de futebol, seus espaços e a posição dos jogadores, numa representação em miniatura.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os elementos do jogo de futebol (trave, jogadores, bola, etc.).

Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – Construindo uma maquete


1º Momento: O professor deverá inicialmente explicar que a maquete é uma representação de tamanho reduzido de um objeto, no nosso caso o campo de futebol. Depois o professor deverá discutir com as crianças as medidas oficiais de um campo de futebol, e elaborarem uma medida convencional ou não para a confecção da maquete, para tanto precisam decidir quais os materiais que utilizarão para a construção da maquete. Lembrando que as sugestões das crianças devem ser levadas em consideração.
Sugestão do material:

  • O1 caixa de papelão grande ou folha de isopor (campo);
  • Tinta guache verde e branca;
  • Palitos de picolé ou caixinhas de papelão (traves/jogadores);
  • Bonecos de papel;
  • Bola de gude, de plástico ou isopor.


O professor deverá colocar todo o material no chão da sala, e discutirem como será a representação do campo de futebol através da maquete (medida do campo, linha de divisão do campo, pintura do campo, jogadores,etc). Depois, das decisões tomadas, o professor deverá organizar a pintura da maquete (gramado).
As fotos abaixo ilustram o momento.


2º Momento: Com o gramado pintado, fazer as marcações do campo de futebol, (escanteio, lateral, meio campo, grande e pequena área, posição do pênalti, etc.) pintando com tinta guache branca. As traves poderão ser construídas com palitos de picolé ou caixinhas de papelão, e deverão ser fixadas no campo de futebol (maquete).
SUGESTÃO: Convidar uma pessoa (pais, parentes de alguma criança ou funcionário da escola ou jogadores) que entendam de futebol para explicarem as crianças sobre as marcações do campo de futebol. As fotos abaixo ilustram o momento.



3º Momento: O professor deverá propor para as crianças desenharem os jogadores, destacando que os uniformes serão de duas cores, pois representarão dois times. Em seguida as crianças devem recortar e colar os jogadores no palito de picolé ou caixinhas de papelão posicionando-os na maquete. Deverá ser explicado também que cada time ficará de lados opostos do campo de futebol. As fotos abaixo ilustram o momento.

SUGESTÃO: As cores dos uniformes devem ser escolhidas pelas crianças.
Recurso Didático: Imagem da Maquete

SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Construção de maquetes:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000. p. 163 a 194.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Perceberem a dimensão do campo de futebol, seus espaços e a posição dos jogadores, numa representação em miniatura;
  • Participaram da atividade com envolvimento.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.