Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte indígena

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A arte indígena no Brasil do século XVI ao século XX.
Duração das atividades
04 aulas de 50 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O descobrimento do Brasil, primeiro contato entre os índios e os portugueses. Atenção Professor! Caso seja possível, o professor de artes poderá trabalhar esse conteúdo junto com o professor de história.
Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando primeiras obras – séc. XVII
O professor deverá situar os alunos em relação aos primeiros povos que habitavam o país em 1500.
Para isso utilize os vídeos “Terra cheia de graça – parte 1 e 2”.

 Terra cheia de graça: parte I

 


Após situar os alunos o professor apresentará as primeiras obras indígenas, isto é, vasos e panelas de barro, cestos, ornamentos com penas coloridas, a pintura corporal, etc.
Vídeo disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Arte indigena séc. 15.wmv e no site http://www.arteindigena.com.br/

 Atividades: Os alunos deverão pesquisar sobre os grupos indígenas que ocupavam sua região no período do descobrimento do Brasil

e preencher o seguinte questionário: Nome do grupo indígena, localização, pintura corporal, artesanato, rituais, danças e outras particularidades.

O professor deverá montar um jornal com o resultado da pesquisa, com objetivo de resgatar as culturas desses povos e divulgá-las na comunidade escolar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/sugestoes.gif

Como sugestão, os alunos podem utilizar o programa Scribus, um software livre utilizada na diagramação de folders, jornais e revistas.

http://www.scribus.net/

Aula 02: Contextualizando o primeiro contato
Com o descobrimento do Brasil no século XVI aconteceram os primeiros contatos dos portugueses com os índios,

nesse momento o professor deve questionar os alunos sobre seus conhecimentos a respeito desse assunto.
Para contextualizar esse período o professor pode utilizar os vídeos “A cor do pau-brasil – parte 1 e 2”

e “Encontro no além-mar – parte 1 e 2”. 

 A cor do pau-brasil: parte 2

 


Conheçam agora algumas obras produzidas nesse período:

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/THEODOR_DE_BRY_2.jpg Theodor de Bry

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/HANS_STADEN_1.jpg Hans Staden

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/ECKHOUT_1.jpg Albert Eckhout

Atividades: Após os alunos conhecerem um pouco da história e das obras produzidas nesse período é hora de soltar a imaginação. 

O professor deverá distribuir aos alunos cópia da carta de Pero Vaz de Caminha e com base nos conhecimentos adquiridos até o momento

deverão fazer um desenho descrevendo o cenário local. É interessante que o professor revise os conhecimentos apresentados na aula 01. 

A carta está disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2054
Para a atividade os alunos poderão utilizar a técnica do lápis de cor e/ou giz de cera no papel A3.
Após a conclusão da atividade o professor deverá montar uma exposição com os trabalhos, e os alunos deverão apresentar suas obras.

Aula 03: Contextualizando - segue a história – séc. XIX
No século XIX os artistas passaram a retratar os índios de perfil, frente e durante os rituais.
Sendo assim, o professor deverá contextualizar o período histórico com o vídeo “Essa gente brasileira – parte 1, 2 e 3”

e apresentar aos alunos algumas obras produzidas.

 Essa gente brasileira - Parte II

 Essa gente brasileira - parte I

 Essa gente brasileira - parte III


Veja algumas obras produzidas nesse período: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/AUGUSTO_DUARTE_1.jpg 

Augusto Rodrigues Duarte

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/CHAVES_PINHEIRO_1.jpg

Francisco Manuel Chaves Pinheiro

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/CHAVES_PINHEIRO_2.jpg

Francisco Manuel Chaves Pinheiro

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/DEBRET_1.jpg

Jean Baptiste Debret

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/VICTOR_MEIRELLES_1.jpg

Victor Meirelles

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/JOHANN_RUGENDAS_1.jpg

Johan Moritz Rugendas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/MANUEL_LOPES_RODRIGUES_2.jpg

Manoel Lopes Rodrigues

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/RODOLFO_AMOEDO_2.jpg

Rodolfo Amoedo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/DIOGO_ALVARES_CORREA_1.jpg

 Diogo Álvares Correa

Atividades: os alunos deverão escolher uma obra e fazer uma releitura utilizando a técnica da colagem.

Para realizar a atividade é importante que os alunos pesquisem sobre o artista e o contexto histórico da obra.
Ao término da atividade o professor deverá montar uma exposição onde os alunos apresentaram seus trabalhos.

Aula 04: Contextualizando – os índios e a arte contemporânea
O professor deverá utilizar o vídeo “Rondon e os índios brasileiros – primeira e segunda parte” que aborda a importância dos índios e sua valorização pelo Estado.

 
Rondon e os índios brasileiros: primeira parte

Rondon e os índios brasileiros: segunda parte


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/sugestoes.gifCaso o professor tenha acesso pode utilizar o livro: “Lendas, Crenças e Talismãs dos Índios da Amazônia” com ilustrações de Vicente do Rego Monteiro publicado na década de 1920.

 O país estava se transformando. A política, a economia, a indústria e o mercado apresentavam características superiores as do período do descobrimento. E na arte não podia ser diferente, artistas buscavam o conceito de colonialismo imposto pelos europeus para fazer críticas à sociedade.

Conheça algumas obras:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/BRECHERET_1.jpg

Victor Brecheret - Monumento às Bandeiras

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/PORTINARI_1.jpg

Cândido Portinari

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/GLAUCO_RODRIGUES_2.jpg

Glauco Rodrigues

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/Lygia_Pape.jpg

Lygia Pape - Manto Tupinambá

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/CILDO_2.jpg

Cildo Meireles - Missão-missões

Atividades: Os alunos divididos em grupos deverão escolher um artista e montar um blog sobre a sua biografia.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1214/imagens/ROTEIROS.gifNesse blog deverá conter a importância do artista no contexto histórico, principais obras e relação com os indígenas.

Os alunos além da pesquisa, podem indicar vídeos, imagens e links sobre os artistas.

Para realizar a atividade indicamos o blog Blogger (disponível em https://www.blogger.com) que é simples, rápido e fácil de criar.

Nele os alunos poderão inserir textos, imagens e vídeos relacionados a pesquisa.
Professor! Não esqueça de pedir aos grupos que criem um nome para equipe e se apresentem.

É importante que cada um tenha uma função na equipe, para que todos possam contribuir com a pesquisa.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Essa gente brasileira - Parte II Vídeo
Encontro no além-mar parte I Vídeo
Essa gente brasileira - parte I Vídeo
Terra cheia de graça: parte II Vídeo
A cor do pau-brasil: parte 2 Vídeo
Encontro no além-mar parte II Vídeo
Essa gente brasileira - parte III Vídeo
Rondon e os índios brasileiros: segunda parte Vídeo
A cor do pau-brasil: parte 1 Vídeo
Terra cheia de graça: parte I Vídeo
Rondon e os índios brasileiros: primeira parte Vídeo
Recursos Complementares
http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html Arte indígena http://www.arteindigena.com.br/ www.funai.gov.br www.museu-goeldi.br www.mae.usp.br www.iphan.gov.br
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. É necessário que o professor desperte nos alunos o interesse pela pesquisa, trabalho em grupo, o espírito competitivo, propiciar a participação e integração de todos através da divisão de trabalhos e orientação das atividades.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 13/16 - 81.25%
  • Quatro estrelas 3/16 - 18.75%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roberta Dias, Escola Municipal Amilton Mamede Rezende , Goiás - disse:
    prof.roberta_bj@hotmail.com

    08/10/2013

    Cinco estrelas

    amei


  • Dayse Meirelles, Jardim Escola Raio de Sol , Rio de Janeiro - disse:
    daysemeirelles@yahoo.com

    08/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei, me ajudará bastante!


  • ANGELA MARIA VIANA SOARE, NTE/AÇAILANDIA-MA , Maranhão - disse:
    angelasoares2@gmail.com

    07/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo material bem produzido. Para min ao pesquisar achei bem interessante e já que estou trabalhando Arte indigena. Irei aprovetar e adaptar ao meu planejamento .Obrigada pela dosponibilidade deste acervo riquissimo. Abraços NTE/AÇAILANDIA-MA


  • zilda efigenia da conceiçao santos, maria da conceiçao luzia , Minas Gerais - disse:
    zildaconceicao1@hotmail.com.br

    18/03/2011

    Cinco estrelas

    os planos de aula sao excelentes, amplos e abranjentos ,apresnta objetivos claro os criterio apresentados sao de suma importacia ,pelo que observei dá para despertar interesse nos alunos ,e desenvolver o espirito competitivo proporcionando participaçao e propriaçao do mesmo.


  • Ana Claudia Oiticica Murray, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Mato Grosso do Sul - disse:
    anaoiti@gmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, achei bastante elucidativa e a parceria sugerida com o professor de história é muito benvinda. Parabéns. É graças a pessoas como você, que nós professores podemos enriquecer o conteúdo de nossas aulas.


  • Izaura Caparroz, C. ATEND. INT. C. E AO ADOLESCENTE RAFAELA ABRÃO , Mato Grosso do Sul - disse:
    caparroz2006@yahoo.com.br

    01/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito enriquecedor o conteúdo, parabéns pelas imagens todas muito coerrentes ao conteúdo da aula.


  • Vera Lúcia Ferreira de Mattos., Escola Estadual Monteiro Lobato. , Paraná - disse:
    vfmattos56@yahoo.com.br

    04/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Juliana, gostei muito do seu trabalho. Estava procurando algo difernte para minha produção didática PDE, amei seu tema sua organização . Vai auxiliar-me muito.


  • helen reis, EE JOAO CRISOSTOMO , Mato Grosso - disse:
    zaelens@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabens, essa aula esta maravilhosa, contribuirá para que possamos enriquecer as aulas daqui em diante. muito obrigada


  • tania maria fenker ragugnetti, FRANCISCO RAMOS C E - E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    tani_fenker@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUITO BOA A PROPOSTA , VOU USAR NAS MINHAS AULAS ESTE ANO. PARABENS....


  • Gislaine Regina Pozzetti, Secretaria Municipal de Educação de MANAUS , Amazonas - disse:
    semed.gislaine@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito, acho que temos que fortalecer nossas raízes indígenas. Parabéns


  • MARIANA MARIA GOMES SAMPAIO, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    msfashionmariana@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As pinturas são estimulos para que os alunos aprendam. O concreto chama atenção e provoca no aluno curiosidade que faz com que ele pesquise, questione e reflita sobre o papel do índio para a nossa história. Essa aula é bem diferente, pois ultrapassa a rotina e a monotonia que é a aula de arte. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz e Daniel Luiz. EEFM Tomé Gomes dos Santos.


  • Jackelyne, Colegio Estadual cecilia Meireles , Distrito Federal - disse:
    jack_linda21@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gosteii muito vou usar com meus alunoscom certeza


  • maria do carmo da rocha e silva, ESCOLA MUL MARIA JOSÉ LUCAS , Pernambuco - disse:
    mariapintura@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente .


  • Silvio Lopes, Escola Municipal , Mato Grosso do Sul - disse:
    silviolopes23@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa aula, me ajudou muito para iniciar uma atividade relacionada ao assunto


  • Rosilda Ramos, Professor Dimas Simas Lima , Maranhão - disse:
    ramosleim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    nossa amei as sugestões e a forma que são organizadas


  • Aline de Azevedo Romeu, ESC EST ENS MED DR ASSIS ANTONIO MARIANI , Rio Grande do Sul - disse:
    alinedeazevedoromeu@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá! Estou participando do curso TelEduc, oferecido aos professores do Estado, cheguei no site através dele. Fiquei impressionada, vocês estão de parabéns pela organização. Engatinho na tecnologia, mas ei de crescer rápido para poder colaborar com vocês e ajudar outros como eu, hoje. Obrigado!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.