21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01: Contextualizando primeiras obras – séc. XVII
O professor deverá situar os alunos em relação aos primeiros povos que habitavam o país em 1500.
Para isso utilize os vídeos “Terra cheia de graça – parte 1 e 2”.
Após situar os alunos o professor apresentará as primeiras obras indígenas, isto é, vasos e panelas de barro, cestos, ornamentos com penas coloridas, a pintura corporal, etc.
Vídeo disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Arte indigena séc. 15.wmv e no site http://www.arteindigena.com.br/
Atividades: Os alunos deverão pesquisar sobre os grupos indígenas que ocupavam sua região no período do descobrimento do Brasil
e preencher o seguinte questionário: Nome do grupo indígena, localização, pintura corporal, artesanato, rituais, danças e outras particularidades.
O professor deverá montar um jornal com o resultado da pesquisa, com objetivo de resgatar as culturas desses povos e divulgá-las na comunidade escolar.
Como sugestão, os alunos podem utilizar o programa Scribus, um software livre utilizada na diagramação de folders, jornais e revistas. |
Aula 02: Contextualizando o primeiro contato
Com o descobrimento do Brasil no século XVI aconteceram os primeiros contatos dos portugueses com os índios,
nesse momento o professor deve questionar os alunos sobre seus conhecimentos a respeito desse assunto.
Para contextualizar esse período o professor pode utilizar os vídeos “A cor do pau-brasil – parte 1 e 2”
e “Encontro no além-mar – parte 1 e 2”.
Theodor de Bry
Hans Staden
Albert Eckhout
Atividades: Após os alunos conhecerem um pouco da história e das obras produzidas nesse período é hora de soltar a imaginação.
O professor deverá distribuir aos alunos cópia da carta de Pero Vaz de Caminha e com base nos conhecimentos adquiridos até o momento
deverão fazer um desenho descrevendo o cenário local. É interessante que o professor revise os conhecimentos apresentados na aula 01.
A carta está disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2054
Para a atividade os alunos poderão utilizar a técnica do lápis de cor e/ou giz de cera no papel A3.
Após a conclusão da atividade o professor deverá montar uma exposição com os trabalhos, e os alunos deverão apresentar suas obras.
Aula 03: Contextualizando - segue a história – séc. XIX
No século XIX os artistas passaram a retratar os índios de perfil, frente e durante os rituais.
Sendo assim, o professor deverá contextualizar o período histórico com o vídeo “Essa gente brasileira – parte 1, 2 e 3”
e apresentar aos alunos algumas obras produzidas.
Essa gente brasileira - Parte II
Essa gente brasileira - parte I
Essa gente brasileira - parte III
Veja algumas obras produzidas nesse período:
Augusto Rodrigues Duarte
Francisco Manuel Chaves Pinheiro
Francisco Manuel Chaves Pinheiro
Jean Baptiste Debret
Victor Meirelles
Johan Moritz Rugendas
Manoel Lopes Rodrigues
Rodolfo Amoedo
Diogo Álvares Correa
Atividades: os alunos deverão escolher uma obra e fazer uma releitura utilizando a técnica da colagem.
Para realizar a atividade é importante que os alunos pesquisem sobre o artista e o contexto histórico da obra.
Ao término da atividade o professor deverá montar uma exposição onde os alunos apresentaram seus trabalhos.
Aula 04: Contextualizando – os índios e a arte contemporânea
O professor deverá utilizar o vídeo “Rondon e os índios brasileiros – primeira e segunda parte” que aborda a importância dos índios e sua valorização pelo Estado.
Rondon e os índios brasileiros: primeira parte
Rondon e os índios brasileiros: segunda parte
Caso o professor tenha acesso pode utilizar o livro: “Lendas, Crenças e Talismãs dos Índios da Amazônia” com ilustrações de Vicente do Rego Monteiro publicado na década de 1920.
O país estava se transformando. A política, a economia, a indústria e o mercado apresentavam características superiores as do período do descobrimento. E na arte não podia ser diferente, artistas buscavam o conceito de colonialismo imposto pelos europeus para fazer críticas à sociedade.
Conheça algumas obras:
Victor Brecheret - Monumento às Bandeiras
Cândido Portinari
Glauco Rodrigues
Lygia Pape - Manto Tupinambá
Cildo Meireles - Missão-missões
Atividades: Os alunos divididos em grupos deverão escolher um artista e montar um blog sobre a sua biografia.
Nesse blog deverá conter a importância do artista no contexto histórico, principais obras e relação com os indígenas.
Os alunos além da pesquisa, podem indicar vídeos, imagens e links sobre os artistas.
Para realizar a atividade indicamos o blog Blogger (disponível em https://www.blogger.com) que é simples, rápido e fácil de criar.
Nele os alunos poderão inserir textos, imagens e vídeos relacionados a pesquisa.
Professor! Não esqueça de pedir aos grupos que criem um nome para equipe e se apresentem.
É importante que cada um tenha uma função na equipe, para que todos possam contribuir com a pesquisa.
Nome | Tipo |
---|---|
Essa gente brasileira - Parte II | Vídeo |
Encontro no além-mar parte I | Vídeo |
Essa gente brasileira - parte I | Vídeo |
Terra cheia de graça: parte II | Vídeo |
A cor do pau-brasil: parte 2 | Vídeo |
Encontro no além-mar parte II | Vídeo |
Essa gente brasileira - parte III | Vídeo |
Rondon e os índios brasileiros: segunda parte | Vídeo |
A cor do pau-brasil: parte 1 | Vídeo |
Terra cheia de graça: parte I | Vídeo |
Rondon e os índios brasileiros: primeira parte | Vídeo |
Quatro estrelas 19 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2014
Cinco estrelasBom trabalho!
07/05/2014
Cinco estrelasExcelente
04/05/2014
Cinco estrelasUm material riquíssimo, muito bem elaborado
08/10/2013
Cinco estrelasamei
08/03/2012
Cinco estrelasAdorei, me ajudará bastante!
07/10/2011
Cinco estrelasParabéns pelo material bem produzido. Para min ao pesquisar achei bem interessante e já que estou trabalhando Arte indigena. Irei aprovetar e adaptar ao meu planejamento .Obrigada pela dosponibilidade deste acervo riquissimo. Abraços NTE/AÇAILANDIA-MA
18/03/2011
Cinco estrelasos planos de aula sao excelentes, amplos e abranjentos ,apresnta objetivos claro os criterio apresentados sao de suma importacia ,pelo que observei dá para despertar interesse nos alunos ,e desenvolver o espirito competitivo proporcionando participaçao e propriaçao do mesmo.
07/02/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula, achei bastante elucidativa e a parceria sugerida com o professor de história é muito benvinda. Parabéns. É graças a pessoas como você, que nós professores podemos enriquecer o conteúdo de nossas aulas.
01/07/2010
Cinco estrelasMuito enriquecedor o conteúdo, parabéns pelas imagens todas muito coerrentes ao conteúdo da aula.
04/05/2010
Cinco estrelasParabéns Juliana, gostei muito do seu trabalho. Estava procurando algo difernte para minha produção didática PDE, amei seu tema sua organização . Vai auxiliar-me muito.
24/03/2010
Cinco estrelasnossa amei as sugestões e a forma que são organizadas
24/03/2010
Cinco estrelasOlá! Estou participando do curso TelEduc, oferecido aos professores do Estado, cheguei no site através dele. Fiquei impressionada, vocês estão de parabéns pela organização. Engatinho na tecnologia, mas ei de crescer rápido para poder colaborar com vocês e ajudar outros como eu, hoje. Obrigado!
24/03/2010
Cinco estrelasparabens, essa aula esta maravilhosa, contribuirá para que possamos enriquecer as aulas daqui em diante. muito obrigada
24/03/2010
Quatro estrelasMUITO BOA A PROPOSTA , VOU USAR NAS MINHAS AULAS ESTE ANO. PARABENS....
24/03/2010
Quatro estrelasMuito, acho que temos que fortalecer nossas raízes indígenas. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasAs pinturas são estimulos para que os alunos aprendam. O concreto chama atenção e provoca no aluno curiosidade que faz com que ele pesquise, questione e reflita sobre o papel do índio para a nossa história. Essa aula é bem diferente, pois ultrapassa a rotina e a monotonia que é a aula de arte. Mariana Sampaio, Eliana Queiroz e Daniel Luiz. EEFM Tomé Gomes dos Santos.
24/03/2010
Cinco estrelasGosteii muito vou usar com meus alunoscom certeza
24/03/2010
Cinco estrelasexelente .
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa aula, me ajudou muito para iniciar uma atividade relacionada ao assunto