19/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Apresente a animação http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4, e em seguida os vídeos:
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa
Questione os alunos sobre o assunto. Eles já ouviram falar sobre efeito-estufa? Com certeza, muitas vezes, mas quais são as atitudes tomadas por eles, a fim de reduzir esse problema? E quais as atitudes de sua comunidade? Muitos alunos poderão responder que não fazem nada, já que sua atitude sozinha não resolveria o problema. Então, faça a dinâmica sugerida abaixo, para que eles percebam que, todos são peças importantes para se alcançar o bem comum.
Dinâmica:
Material necessário: diversas bexigas (balão) vazias.
• Os participantes devem estar em pé, dispostos em um círculo, na sala de aula com as carteiras afastadas. Entregue para cada um deles uma bexiga vazia e peça para encherem, imaginando que, ao soprarem, estarão colocando dentro do balão um determinado problema.
• Depois de cheias e fechadas, peça para o grupo simplesmente atirar os balões para cima, em direção ao centro do círculo, mantendo-as todas no ar, sem deixá-las cair no chão. Permita a livre movimentação de todos, para que os balões não encostem no chão.
• Deixe o grupo “aquecer” por um minuto ou dois e vá “retirando” os participantes um a um, ordenando que os restantes continuem a manter os balões voando.
• Quando não for mais possível manter todos os balões voando, encerre a atividade e questione o grupo sobre:
1) Como é trabalhar numa equipe onde todos participam e todos ajudam?
2) E como fica quando os demais membros da nossa equipe, simplesmente resolvem não cooperar mais? Conseguiremos facilmente dar conta de nossos problemas? Peça o depoimento dos alunos que ficaram por último tentando manter as bexigas no alto. Foi mais complicado segurar os "problemas"?
fonte: http://www.chittoni.com.br/?p=758
Lembrando que cada bexiga representava um problema, finalize a discussão associando a dinâmica com os problemas ambientais enfrentados atualmente por nós, mostrando que com a participação de todos, fica mais fácil enfrentar o problema.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa | Animação/simulação |
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasA aula foi bem formulada, buscando o interesse do aluno. O conteúdo foi adequado ao nível de ensino e a dinâmica foi bem educativa.
24/03/2010
Três estrelasA aula foi bem formulada, buscando o interesse do aluno. O conteúdo foi adequado ao nível de ensino e a dinâmica foi bem educativa.
24/03/2010
Quatro estrelasO conteúdo foi bem explorado, considerando o nível de ensino. O interesse do aluno foi estimulado, a linguagem usada foi de fácil entendimento e desde que a escola possua computador a aula é ideal. A avaliação dos alunos de acordo com a participação é um instrumento muito válido.