Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Efeito Estufa

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Renata Jordão
imagem do usuário

SAO PAULO - SP PREF MUN DE SAO PAULO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conscientização sobre os problemas causados pela atividade humana no equilíbrio ambiental, e a importância da participação de todos para a redução desses impactos negativos.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que os alunos saibam sobre os ciclos de carbono/oxigênio, para realizarem a atividade proposta.
Estratégias e recursos da aula

Apresente a animação http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4, e em seguida os vídeos:
 


Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa


Questione os alunos sobre o assunto. Eles já ouviram falar sobre efeito-estufa? Com certeza, muitas vezes, mas quais são as atitudes tomadas por eles, a fim de reduzir esse problema? E quais as atitudes de sua comunidade? Muitos alunos poderão responder que não fazem nada, já que sua atitude sozinha não resolveria o problema. Então, faça a dinâmica sugerida abaixo, para que eles percebam que, todos são peças importantes para se alcançar o bem comum.

Dinâmica:

Material necessário: diversas bexigas (balão) vazias.


• Os participantes devem estar em pé, dispostos em um círculo, na sala de aula com as carteiras afastadas. Entregue para cada um deles uma bexiga vazia e peça para encherem, imaginando que, ao soprarem, estarão colocando dentro do balão um determinado problema. 
• Depois de cheias e fechadas, peça para o grupo simplesmente atirar os balões para cima, em direção ao centro do círculo, mantendo-as todas no ar, sem deixá-las cair no chão. Permita a livre movimentação de todos, para que os balões não encostem no chão.
• Deixe o grupo “aquecer” por um minuto ou dois e vá “retirando” os participantes um a um, ordenando que os restantes continuem a manter os balões voando.
• Quando não for mais possível manter todos os balões voando, encerre a atividade e questione o grupo sobre:
1) Como é trabalhar numa equipe onde todos participam e todos ajudam?
2) E como fica quando os demais membros da nossa equipe, simplesmente resolvem não cooperar mais? Conseguiremos facilmente dar conta de nossos problemas? Peça o depoimento dos alunos que ficaram por último tentando manter as bexigas no alto. Foi mais complicado segurar os "problemas"?

fonte: http://www.chittoni.com.br/?p=758

Lembrando que cada bexiga representava um problema, finalize a discussão associando a dinâmica com os problemas ambientais enfrentados atualmente por nós, mostrando que com a participação de todos, fica mais fácil enfrentar o problema.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa Animação/simulação
Avaliação
A experiência e a participação nas discussões são formas do professor avaliar o desenvolvimento dos alunos.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aline Silva, Cederj , Rio de Janeiro - disse:
    alinedejesus.89@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula foi bem formulada, buscando o interesse do aluno. O conteúdo foi adequado ao nível de ensino e a dinâmica foi bem educativa.


  • Aline Silva, Cederj , Rio de Janeiro - disse:
    alinedejesus.89@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula foi bem formulada, buscando o interesse do aluno. O conteúdo foi adequado ao nível de ensino e a dinâmica foi bem educativa.


  • Aline Santos da Silva, Cederj , Rio de Janeiro - disse:
    alinedejesus.89@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O conteúdo foi bem explorado, considerando o nível de ensino. O interesse do aluno foi estimulado, a linguagem usada foi de fácil entendimento e desde que a escola possua computador a aula é ideal. A avaliação dos alunos de acordo com a participação é um instrumento muito válido.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.