30/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
- Aprofundar no conhecimento do gênero discursivo Conto e discutir o contéudo selecionado ("a coisificação do ser humano");
- saber reconhecer as características de um conto clássico e um conto moderno (veiculado pela intenet).
- Conversa informal sobre o autor Machado de Assis;
- proposta de leitura silenciosa do conto selecionado: Pai contra mãe, de Machado de Assis;
- contextualização da época histórica (escravidão) sobre a qual escreve o autor, no texto selecionado (Pai contra mãe);
- pesquisa dos assuntos debatidos, em livros, revistas, internet e outros meios de comunicação disponíveis;
- exibição do filme Quanto vale ou é por quilo?
AULA 1: AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO: CONTO
- Para desenvolver esta aula, o professor deverá conversar com os alunos, procurando sondar o conhecimento que já possuem e, solicitando-lhes exemplos de contos já conhecidos por eles;
- no laboratório de informática, os alunos poderão acessar o site http://www.artigonal.com/literatura-artigos/o-conto-395289.html para conhecerem um pouco mais sobre o gênero literário, revendo os seguintes aspectos deste gênero literário: histórico, enredo, elementos estruturais: apresentação, complicação, clímax e desfecho;
- ler e comentar o item 2.3 deste site: o conto na internet, visando discutir, de modo mais ampliado, as características do conto moderno (o valor do hipertexto).
AULA 2: O CONTO CLÁSSICO
- Nesta aula, o professor pedirá a leitura individual e silenciosa do conto: Pai contra mãe, de Machado de Assis, disponível em http://marconegro.blogspot.com/2006/06/pai-contra-me-de-machado-de-assis.html
- identificar no conto os elementos estudados na aula anterior (histórico, enredo, elementos estruturais);
- discutir o conteúdo do texto: o comportamento mercadológico do homem ("a coisificação do ser humano"), verificado no período da escravidão;
- discutir a linguagem formal e erudita característica de um conto clássico
AULA 3: CONHECENDO MAIS SOBRE O AUTOR
- Visando conhecer mais sobre Machado de Assis (biografia, estilo, obra), o professor poderá indicar alguns sites interessantes e trabalhar com eles em sala de aula:
- Espaço Machado de Assis: www.machadodeassis.org.br
- Biblioteca Nacional: www.bn.br
- Alma Carioca: página sobre a cidade do Rio de Janeiro, com destaque para imagens sobre o Rio antigo: www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/rioantigo2
- Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina: obra integral de Machado de Assis, disponível para download: www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/machado.html;
- o conteúdo a ser explorado poderá se referir também ao contexto histórico apresentado nestes sites.
AULAS 4 E 5: EXIBIÇÃO DO FILME: QUANTO VALE OU É POR QUILO?
- Devido ao tempo de projeção do filme, serão necessárias duas aulas para esta atividade.
- Para que este filme possa ser projetado, fornecemos algumas informações:
Título do filme: Quanto vale ou é por quilo?
Gênero: drama
País de origem: Brasil
Classificação etária: 14 anos
Tempo de duração: 110 minutos
Ano de lançamento: 2005
Site oficial: http://www.quantovaleoueporquilo.com.br
Estúdio/Distrib: Riofilme
Direção: Sérgio Bianchi< /p>
(neste site poderá ser também encontrada a sinopse do referido filme).
AULA 6: ANÁLISE E DISCUSSÃO DO FILME (COMPARAÇÃO COM O CONTO)
- A discussão desta aula visa estabelecer uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII, um capitão do mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera (contéudo do conto). Nos dias atuais, uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda que trabalha no projeto,descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho um jovem desempregado, cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver (temática do filme);
- o professor poderá promover uma discussão, fazendo uma análise comparativa entre o conto e o filme, de modo que seja realçada a questão da "coisificação do ser humano". em épocas diferentes.
Outras informações sobre Machado de Assis poderão ser encontradas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_Assis
Sobre links abordando a história do Rio de Janeiro, acessar http://www.museudapessoa.net/sescrio/links.shtml
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!