23/02/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Entrar em contato com a obra de um consagrado escritor brasileiro; Despertar para a beleza do portador textual poesia; Resignificar o texto através da imagem; Descobrir uma forma virtual de compartilhar apresentações multimídias; Aprender a trabalhar colaborativamente; Aprender a publicar a atividade produzida.
Descobrir se os alunos conhecem algum texto de Mario Quintana, e a opinião da classe sobre o gênero poesia.
O amor é quando a gente mora um no outro.
(Mário Quintana)
1ª Etapa
Apresente o filme A velha História que está disponível no site do Portacurtas. http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1893#
Sinopse
Um dia ao pescar na beira de um rio um homem pega um peixe. A partir de um gesto de afeto do pescador, os dois desenvolvem uma linda amizade que é admirada por todos na cidade. Do poema de Mário Quintana.
Converse com os alunos sobre a delicadeza da história e os sentimentos envolvidos em uma criação literária.
Construa um quadro com os alunos sobre as características literárias da poesia de acordo com a opinião deles, depois confronte essas hipóteses com a teoria e verifique as compreensões e aspectos incorretos.
2ª Etapa
Elabore uma apresentação multimídia sobre a Vida e a obra de Mário Quintana. Para elaborar a apresentação, nossa sugestão é que seja utilizado o Power Point ou outro editor equivalente.
Segue uma lista de sites para material de consulta que contem informações, vídeos e imagens sobre o autor. Esmere-se na produção de sua apresentação, pois sua produção será um parâmetro para os alunos. Trabalhe com os efeitos, dessa forma irá gerar a curiosidade em aprender essas ferramentas.
http://quintanares.blogspot.com/
http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
http://www.jornaldepoesia.jor.br/quinta.html
http://marioquintana.blogspot.com/
http://www.singingbox.com/
3ª Etapa
Neste momento os alunos já conhecem algumas obras de Mário Quintana, então parta para uma análise mais profunda do autor, para tal, utilize o recurso sugerido.
4ª Etapa
Faça um tour virtual pela web e apresente o slideshare para os alunos.
Slideshare:
Slideshare é um site que segue a mesma filosofia do Youtube, mas com uma diferença, aqui ao invés de compartilhar nossos vídeos, nós iremos compartilhar as apresentações do Powerpoint e do Openoffice.org. uma vantagem do slideshare é que ele armazena as informações na web e você não precisa de nenhum programa para acessar seu conteúdo.
Você pode enviar arquivos com no máximo 20MB, colocar seu nome, descrição e etiquetas. Uma vez a apresentação estando no servidor, ela é convertida em formato Flash, onde você pode acessá-la através de uma URL pública, você também pode compartilhar as apresentações por e-mail, ou inserí-las em uma página web.Fonte: http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2006/10/30/slideshare-o-youtube-das-apresentacoes-on-line/
As vantagens pedagógicas do Slideshare podem ser:
5ª Etapa
Divida a classe em duplas e proponha que eles pesquisem sobre a obra de Mario Quintana e escolham a poesia ou texto que mais gostarem e preparem uma apresentação multimídia. Pesquise outras apresentações no slideshare e tematize sobre a consistência da mensagem transmitida, o lay-out, a relevância do tema. Saber focar e preparar uma apresentação adequada é algo desenvolvido. Essa oportunidade com certeza dará aos alunos a chance de construir produções que sejam realmente úteis na vida fora da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Série formação do leitor: parte 3 [Categorias Literárias] | Áudio |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!