Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quintana e os encantos da palavra

 

23/02/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entrar em contato com a obra de um consagrado escritor brasileiro; Despertar para a beleza do portador textual poesia; Resignificar o texto através da imagem; Descobrir uma forma virtual de compartilhar apresentações multimídias; Aprender a trabalhar colaborativamente; Aprender a publicar a atividade produzida.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Descobrir se os alunos conhecem algum texto de Mario Quintana, e a opinião da classe sobre o gênero poesia.

Estratégias e recursos da aula

 

 

O amor é quando a gente mora um no outro.
(Mário Quintana)

 


1ª Etapa

Apresente o filme A velha História que está disponível no site do Portacurtas. http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1893#

Sinopse

Um dia ao pescar na beira de um rio um homem pega um peixe. A partir de um gesto de afeto do pescador, os dois desenvolvem uma linda amizade que é admirada por todos na cidade. Do poema de Mário Quintana.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1218/imagens/velhah.JPG

Converse com os alunos sobre a delicadeza da história e os sentimentos envolvidos em uma criação literária.
Construa um quadro com os alunos sobre as características literárias da poesia de acordo com a opinião deles, depois confronte essas hipóteses com a teoria e verifique as compreensões e aspectos incorretos.

 

2ª Etapa

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1218/imagens/mario.jpg

 

Elabore uma apresentação multimídia sobre a Vida e a obra de Mário Quintana. Para elaborar a apresentação, nossa sugestão é que seja utilizado o  Power Point ou outro editor equivalente.
Segue uma lista de sites para material de consulta que contem informações, vídeos e imagens sobre o autor. Esmere-se na produção de sua apresentação, pois sua produção será um parâmetro para os alunos. Trabalhe com os efeitos, dessa forma irá gerar a curiosidade em aprender essas ferramentas.

http://quintanares.blogspot.com/
http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
http://www.jornaldepoesia.jor.br/quinta.html
http://marioquintana.blogspot.com/
http://www.singingbox.com/

 

 

3ª Etapa

Neste momento os alunos já conhecem algumas obras de Mário Quintana, então parta para uma análise mais profunda do autor, para tal, utilize o recurso sugerido.

 

 

 

4ª Etapa

Faça um tour virtual pela web e apresente o slideshare para os alunos.

 

Slideshare:

Slideshare é um site que segue a mesma filosofia do Youtube, mas com uma diferença, aqui ao invés de compartilhar nossos vídeos, nós iremos compartilhar as apresentações do Powerpoint e do Openoffice.org. uma vantagem do slideshare é que ele armazena as informações na web e você não precisa de nenhum programa para acessar seu conteúdo.
Você pode enviar arquivos com no máximo 20MB, colocar seu nome, descrição e etiquetas. Uma vez a apresentação estando no servidor, ela é convertida em formato Flash, onde você pode acessá-la através de uma URL pública, você também pode compartilhar as apresentações por e-mail, ou inserí-las em uma página web.Fonte: http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2006/10/30/slideshare-o-youtube-das-apresentacoes-on-line/

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1218/imagens/Slideah.JPG

 

As vantagens pedagógicas do Slideshare podem ser:

 

  • Poder compartilhar as informações na web, e poder ter acesso aos feedbacks de outros usuários.
  • A troca de opiniões,materiais e a interação na web permitem que a produção dos alunos extrapole os limites da sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem uma espaço compartilhado e contextualizado.
  • Ao propor um trabalho que associa a publicação na web, o professor constitui um verdadeiro web-portfólio, possiblitando que até mesmo os pais dos alunos possam acompanhar e se surpreender com o desenvolvimento do filho.
  • Desenvolver a habilidade de comunicar-se através da harmonia entre texto e imagem, com a democratização do acesso à informação de forma vultuosa essa característica é cada vez mais requisitada no mundo contemporâneo.
  • O computador potencializa a produção do aluno, e ter seu trabalho consultado por pessoas de diversos lugares eleva a auto-estima do aluno e incentiva o protagonismo e a autonomia em querer aprender.

 

5ª Etapa

Divida a classe em duplas e proponha que eles pesquisem sobre a obra de Mario Quintana e escolham a poesia ou texto que mais gostarem e preparem uma apresentação multimídia. Pesquise outras apresentações no slideshare e tematize sobre a consistência da mensagem transmitida, o lay-out, a relevância do tema. Saber focar e preparar uma apresentação adequada é algo desenvolvido. Essa oportunidade com certeza dará aos alunos a chance de construir produções que sejam realmente úteis na vida fora da escola.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Série formação do leitor: parte 3 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
Analise a escolha textual dos alunos em relação a mensagem transmitida através das apresentações multimídias. Verifique se os alunos compreenderam a função colaborativa do Slideshare.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.