Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com o Jornal/Ensino Especial

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Bularmaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender a brincar em um espaço menor. Esta aula pode ser desenvolvida na sala de aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A interatividade entre os alunos, e sua capacidade de cooperação com os colegas.
A interação entre as crianças é considerada como fundamental na construção de aprendizagens significativas na Escola.
Por isso professor promova:
- troca de conhecimentos,
- ações desafiadoras, pois desta maneira as crianças aprendem sobre as relações, constroem valores de cooperação, solidariedade, respeito ao outro...
- aqui você poderá propor desde o mais simples gesto de bom dia, boa tarde, até tentativas de cooperação elegendo dentre os inúmeros jornais espalhados pela sala algumas reportagens envolventes para a idade em questão, traçando questionamentos que precisem de cooperação mútua como:
- peça aos seus alunos que escolham duas figuras do jornal em mãos, que mostrem uma pessoa ajudando a outra a cumprir alguma tarefa, ou ajudando a chegar a algum lugar..., entre outras situações que os levem a dialogar entre eles sobre qual (is) figura (s) se encaixam na situação solicitada.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aulas dentro da sala de aula;
- Uso de Jornais;
- Aparelho de som e CD’s variados;

Figura 1: Disponível em: http://www.artytour.com.br/ARTyTOUR/artytour_imagens/ma_jornal.jpg  
Acesso em: 30/10/09.

Atividade 1: Cuidando do Ninho
Formação: alunos espalhados pela sala de aula, de modo que estejam a vontade.
Material: Jornais.
Descrição da atividade: cada aluno receberá uma folha de jornal e fará um ninho de passarinho, ficando cada um com seu ninho na mão. Todos deverão posicionar-se no meio da sala de aula estando de costas para o professor.
Ao sinal do professor todos sairão a procura de um local, pela sala, para esconder seu ninho, e voltar rapidamente ao centro da sala, formando um circulo e fechando os olhos, (poderão ficar abraçados ou o professor poderá pedir para que sentem).
Neste momento, o professor ou um aluno que ele escolher, deverá tirar um ou dois ninhos do local em que estão escondidos e escondê-los em outro local sem que os alunos que estão de olhos fechados percebam. Assim ao segundo sinal do professor, os alunos abrirão os olhos e procurarão o ninho que escondeu, ou de um colega, e, ao terceiro sinal do professor todos voltarão ao centro novamente e quem estiver sem a posse de um ninho, ficará com “ rá”.
O que significa “ rá”? Você deve estar se perguntando, não é professor?
Para que possamos impor limites as crianças e ao mesmo tempo proporcioná-las chances de mostrar a ela mesma, mediante seu esforço e envolvimento, a capacidade de conseguir alcançar o objetivo de encontrar um ninho, utilizamos da estratégia do “ rá”, “ ré”, “ ri”, “ ró” “ ruua”....!
A cada erro a criança recebe uma sílaba, “rá”,” ré “..., sendo assim, ela terá no mínimo cinco tentativas para superar as dificuldades, até que chegue a sair da brincadeira, isto se acontecer...pois mostrará empenho a cada nova situação possibilitando a ela estabilizar a decorrência das sílabas.
Torna-se interessante professor elogiar, pois o aluno ao poder observar esta ação do professor sentir-se-á valorizado!

Atividade 2: A dança do Jornal

Figura 2: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_ObmJVHicZbM/Rjh1sdv6MKI/AAAAAAAABM4/2nC972wNZV4/s400/mickey_minnie_danca.gif

acesso em 30.10.2009.

Formação: alunos aos pares.

Material: Jornais e música.
Descrição da atividade: o professor pedirá para que cada par fique em cima de uma folha de jornal. Ao som de uma música, cada dupla dançará em cima desta, tendo como critério de participação, conseguir dançar até o final da musica sem rasgar a folha de jornal.

Outro critério que pode ser utilizado também: dançar em cima da folha de jornal sem sair fora dela.

Atenção professor: esta atividade apresenta-se de maneira simples, mas com uma situação de interação preciosa.
A importância que as situações de interação têm na formação das crianças é fundamental, pois a possibilita construir uma postura ética no convívio em sociedade, portanto na relação com o outro.
Cabe a você professor oportunizar o contato caloroso que somente a parceria entre iguais possibilita! Concorda?
Então, torne a atividade prazerosa, enfatize o dançar junto, seja cada um a sua maneira, mas sempre respeitando o colega e todos que participam.


Agora lembre-se sempre:
- nunca subestime o potencial de um aluno com necess idade educativa e/ou especial, pois enquanto você pensa em suas limitações, ele está pensando em como superá-las;
- você não deve ter receio de fazer ou dizer alguma coisa errada. Aja com naturalidade e tudo vai dar certo. Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, sinceridade e bom humor nunca falham.

Atividade 3: Ganhar ou perder

Figura 3: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_2zYf7N2zPaQ/SjUBltYI9sI/AAAAAAAAAQE/HQiScnkYti4/s400/Rindo+1.jpg

acesso em: 30.10.2009.

Material: Jornais.
Descrição da atividade: o professor pedirá para que os alunos façam com as folhas de jornais que já foram utilizadas, cinco bolinhas.
De posse das bolinhas, em uma das mãos, deverão caminhar livremente pela sala de aula. Ao sinal do professor, deverão parar a frente de um colega e fazer mímicas com o objetivo de fazê-lo rir.
Caso o colega de risada, este deverá entregar uma de suas bolinhas ao colega que o fez rir. Se os dois rirem, nenhum dos dois recebe bolinha. Ao final ganhará quem obtiver maior número de bolinhas.
Professor fique atento!
- seja um agente mediador do processo de ensino-aprendizagem, propondo desafios às crianças, orientando-as a resolvê-los;
- por meio de suas intervenções, você poderá contribuir para o fortalecimento de funções que ainda não estão consolidadas, e para o desenvolvimento de outras;
- promover interações é muito mais do que aproximar fisicamente as crianças, as brincadeiras são apenas uma condição que pode facilitar tal tarefa.

Recursos Complementares

Vamos confeccionar um brinquedo:

Bola a Bola
Material
1. Dois garrafões de plástico
2. Fita adesiva
3. Cola branca

4. Tesoura sem ponta
5. Folha de jornal
6. Papel crepom
Como fazer
1. Faça uma bola com uma folha de jornal.
2. Encape essa bola com uma fita de papel crepom. Enrole e cole, principalmente, a ponta final.
3. Vamos à próxima etapa – (os garrafões). Corte-os ao meio. Tome muito cuidado com o primeiro corte.
4. Separe a parte da boca do garrafão, é essa que nós vamos usar.
5. Agora, vamos enfeitar o brinquedo, passando fita adesiva na borda que foi cortada.
6. Tudo feito e enfeitado é só jogar o jogo! Tente passar a bola de um copo para o outro sem deixar cair.
Obs: Esta atividade encontra-se detalhada e apresenta fotos esclarecedoras no link abaixo.

Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/02/bolabola.htm
acesso em 30.10.2009.

Avaliação

O professor poderá avaliar não apenas as aquisições conceituais por partedas crianças, mas também o nível e o tipo de interação que ele, como membro mais experiente do grupo está proporcionando ao desenvolver o trabalho pedagógico.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.