Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Via Láctea cresceu? Analisando noticias de divulgação científica.

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Leitura contexualizada por informações jornalísticas; Produção textual; Reflexão sobre a produção do conhecimento e o fazer científico; Nosso Universo; Nossa Galáxia (Via Láctea); Sistema Solar.


Duração das atividades
100 horas (duas horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão: Antes desta aula o professor poderá aplicar a aula “Conhecendo o nosso universo”, disponível no Portal do Professor, de autoria dos professores Andréa Leão, Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo, conforme link abaixo.

1. Link da aula disponível no Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1457. Acessado em 10 nov. 2009.

A aula apresenta conceitos sobre o Universo, BigBang, Sistema Solar e Via Láctea e ajuda a refletir sobre o papel da Astronomia, ciência que estuda os planetas, as estrelas e todos os astros que habitam o Universo.

Motivação

undefined

Figura 1 – Imagem do planeta terra. Disponível em:

http://f.i.uol.com.br/folha/ciencia/images/09292260.jpeg

Acessado em: 25 out. 2009.

Inicie esta aula, em sala de aula, com os alunos em roda para favorecer o debate, perguntando se eles acreditam que existam outros planetas no Universo similares ao planeta Terra. Além disso, questione-os se estes planetas podem ou poderão desenvolver vida como conhecemos em nosso planeta. Reserve um tempo da aula para este debate deixando que os alunos expressem suas opiniões livremente. O professor, neste momento, poderá avaliar o nível de conhecimento da turma em relação ao assunto.

Atividade 1

Após o debate, o professor poderá apresentar o tema da aula, que é a reflexão sobre as informações divulgadas sobre a descoberta de novos planetas na Via Láctea, e explicar para os alunos que o que move as descobertas científicas também são perguntas, perguntas simples como essas que fo ram feitas durante o debate, ou mais complexas, porém sempre há perguntas a serem respondidas. Antes de prosseguir refletindo sobre a Via Láctea e os novos planetas, o professor poderá disponibilizar para os alunos o recurso educacional disponível no portal do Professor denominado “A caixa de pandora” (Fig. 2), como postado abaixo.

Recurso:

A caixa de pandora

O recurso, que um experimento, discute o pensamento científico e como seria o processo de elaboração de um modelo teórico, de criação de hipóteses para explicar um determinado fenômeno observado.

Atividade 2

Após apresentar o recurso aos alunos, discuta com eles as informações apresentadas por este. O professor poderá perguntar:

O que é ciência para vocês?

Como podemos começar a fazer ciência?

Ser curioso é uma atitude científica?

Em seguida, com os alunos no laboratório de informática disponibilize três matérias, retiradas de diferentes veículos de comunicação, sobre o mesmo tema: a descoberta de 32 novos planetas na Via Láctea, fora do nosso sistema solar.


Matéria Jornalística 1:

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=66753

Acessado em: 03 nov. 2009.

Figura 2 – Reportagem publicada no O Globo e divulgada pelo jornal da ciência da Socidade Brasileira para o avanço da Ciência(SBPC).

Matéria Jornalística 2:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2009/10/21_harps_exoplanetas.htm#at

Acessado em: 03 nov. 2009.

Figura 3 – Portal disponibiliza informações sobre descoberta dos planetas.

Matéria Jornalística 3:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u641113.shtml

Acessado em: 03 nov. 2009.

Figura 4 – Jornal Folha de S.P. divulga a mesma descoberta. 


Sugerimos que os alunos leiam em duplas as matérias e depois, reunidos em grupos de quatro pessoas, discutam as informações e respondam algumas questões seguindo o roteiro de leitura disponível abaixo.


Roteiro de leitura:

  • Qual foi a descoberta divulgada pelas matérias?

  • Quem são os cientistas que fizeram a descoberta?

  • Porque a descoberta é importante?

  • Qual a importancia de existir planetas como a terra?

  • Como foi feita essa descoberta?

  • Onde foi feita a descoberta?

  • O que é um exoplaneta?

  • Quando foi descoberto o primeiro exoplaneta?

  • Qual das três reportagens é a mais completa?

  • Há relação entre o jornal on line que está publicado a reportagem e seu tamanho?

O professor deverá sinalizar para o aluno que também é importante nesta atividade per ceber a diferença de tratamento dado às informações nos diferentes veículos. Aproveite o momento das discussões em grupo e pergunte aos alunos porque um mesmo assunto é apresentado de forma diferente em cada um dos veículos.

Se necessário, os alunos poderão fazer novas pesquisas na Internet para responder algumas das questões do roteiro. O professor deverá ajudar os alunos nas duas últimas questões mostrando que, os sites mais especializados em divulgação científica (como é o caso do jornal da SBPC e o Núcleo de Astronomia) trazem matérias mais completas que os jornais diários. O professor também poderá ajudar os alunos a refletir e perceber qual das matérias é a mais confiável.


Atividade 3

Após a leitura sistemática e contextualizada das reportagens o professor poderá sugerir um exercício de escrita, em que os alunos terão que reorganizar as informações obtidas com a leitura e produzir um novo texto, sob a supervisão e acompanhamento do professor, de divulgação sobre a descoberta científica. Para estimular ainda mais os alunos o professor poderá sugerir a criação de um blog do grupo que poderá ser acessado e cadastrado gratuitamente no endereço disponível abaixo (Fig. 6):

Recurso:

https://www.blogger.com/startAcessado em: 03 nov. 2009.

Figura 5 – Blogger tem inscrição gratuita na Internet.

Criando um Blog:

Dica: O Blog é a contração do nome em inglês web log que se refere à uma página na Internet que permite postagens de textos por qualquer usuário, mesmo àqueles que não tem nenhum domínio da linguagem HTML (necessária para edição de páginas na Internet). Ao se cadastrar na página sugerida ( ou em qualquer outra que o professor preferir), os alunos deverão criar um mome para a página do grupo e na  ferramenta "postar" incluir os textos por eles produzidos. Os alunos também poderão postar imagens, como fotografias ou imagens pesquisadas na Internte, no recurso inserir fotos.

O texto poderá ser divulgado neste blog, assim como as pesquisas feitas na Internet, as respostas dadas ao roteiro de leitura e os resultados dos debates feitos entre os alunos. O professor poderá estimular os alunos a procurarem imagens livres na Internet para serem incluídas no Blog, além de pensar um nome criativo para a página. Ao final da atividade cada grupo deverá apresentar seu blog para os demais alunos na turma e todos deverão visitar as páginas e postar comentários de estímulo, criando assim, uma rede de blogs da turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A caixa de pandora Experimento prático
Avaliação

A avaliação deverá recair sobre todo o processo, incluindo o envolvimento dos alunos com os debates propostos, as pesquisas, a leitura e o processo de produção de texto e desenvolvimento do blog. O professor deverá avaliar além da apropriação do conteúdo debatido, a reflexão sobre as descobertas científicas de novos planetas, também a capacidade reflexiva e crítica dos alunos para avaliar os materiais informativos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.