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Descobrindo os livros com as resenhas de jornais!!

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Leitura contextualizada por informações jornalísticas; Produção textual; Reflexão sobre a leitura e a divulgação de livros nos jornais. Contato com o gênero textual resenha.

Aspectos cognitivos:

  • Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
  • Língua escrita (contato com a produção de livros, elaboração de uma resenha);
  • Disciplina e organização no trabalho em grupo;
  • Criatividade e argumentação.
Duração das atividades
150 horas (três horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;
  • Uso de jornais disponíveis na biblioteca e notícias disponíveis na Internet.
  • Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão:

Para enriquecer e diversificar as fontes de pesquisa desta aula os professores poderão preparar a aula buscando em jornais e revistas resenhas sobre livros infantis. Estas resenhas poderão ser disponibilizadas para os alunos, junto com as resenhas disponíveis nesta aula, durante as atividade de pesquisa, leitura e produção de texto (Atividade 1, 2 e 3).

Dica: Antes de iniciar esta aula o professor poderá aplicar a aula “Vamos construir um livro?” da professora Livia Raposo Bardy, disponível no Portal do Professor, no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2354

Motivação

O professor poderá apresentar a imagem (Fig. 1) disponível abaixo e perguntar para os alunos se eles também acham que ler pode ser uma viagem divertida.

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Figura 1 – Imagem de crianças viajando com um livro. Disponível em:

http://www.amecampos.org.br/images/IMGnoticias/dia-da-leitura.gif

Acessado em: 25 out. 2009.

 

Pergunte aos alunos o que eles mais gostam de ler e como escolhem sua leitura. O professor poderá registrar na lousa as leituras preferidas da classe, por exemplo, quadrinhos, livros com figuras etc. Pergunte se eles sabem que dá para escolher um livro lendo jornal. Explique que os jornais publicam resenhas de livros, que é um pequeno resumo da história, e observe que esse será o tema da aula, aprender a fazer uma resenha de um livro.


Atividade 1

Na biblioteca da escola ou em sala de aula, disponibilize para os alunos jornais ou revistas que tenham resenhas de livros infantis (Fig. 2). Sugira que os alunos, durante a leitura, grifem os livros que mais lhes interessam e, conseqüentemente, as resenhas que consideraram mais interessantes.

 

1. Jornais divulgam resenhas de Histórias em Quadrinhos e Livros nas suas páginas. Disponível em:  http://oglobo.globo.com/blogs/Gibizada/posts/2007/05/22/universo-hq-atinge-marca-de-tres-mil-resenhas-59024.asp. Acessado em: 01 nov. 2009.

Figura 2 – Imagem do jornal O Globo na Internet.

 

Após a pesquisa na biblioteca converse com os alunos sobre o processo de desenvolvimento de uma resenha. Explique que a resenha é um gênero textual que mostra a opinião do seu autor (autor da resenha) sobre um livro, um disco, um quadrinho ou qualquer outra atividade cultural. Sugira que na próxima atividade os alunos leiam atentamente outras resenhas disponíveis na Internet para que possam perceber suas características gerais.

Atividade 2

Com os alunos no laboratório de informática disponibilize alguns sites e blogs, conforme postado abaixo, que têm como ênfase a literatura infantil e que disponibiliza resenhas de livros para esta faixa etária.

Sugestões de Sites e Blogs:

2. Espaço de pesquisadores  dedicado à literatura infantil. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2004/espaco50dez/0resenhas2.htm

Acessado em: 01 nov. 2009.

Figura 3 – Imagem do site que traz uma série de resenhas e sugestões sobre livros.

4. Núcleo de pesquisa sobre literatura infantil. Disponível em:

http://www.nucleodeliteraturainfantil.com.br/Default.asp

Acessado em: 01 nov. 2009.

Figura 4–Imagem no site do Núcleo de Literatura Infan til.

5.Blog que apresenta uma série de resenhas de diferentes livros infantis. Disponível em:

http://gatodesofa.blogspot.com/

Acessado em: 01 nov. 2009.

Figura 5 – Imagem do Blog.

Sugerimos que os alunos leiam individualmente as resenhas e depois, reunidos em grupos de quatro pessoas, escolham uma resenha e discutam sobre suas características. O professor poderá disponibilizar um pequeno roteiro de leitura, conforme abaixo, para que os alunos percebam quais são as características que devem aparecer, preferencialmente, em uma resenha.

Roteiro de Leitura:

  • Quais são os dados essenciais do livro: nome, autor, editora, data de publicação, número de páginas?
  • Qual o conteúdo do livro?
  • Há uma descrição dos capítulos? Ou de outras características da obra, como figuras etc.;
  • A resenha expressa uma opinião? Um juízo de valor sobre o livro? Isto é, ela fala se o livro é bom ou ruim?
  • O autor do livro é apresentado pela resenha? Há características de seus outros livros etc.?

Após esse exercício, peça que os alunos sentem novamente em roda e retome a discussão iniciada na motivação. Pergunte se os alunos gostaram de ler as resenhas, se eles ficaram com vontade de ler os livros resenhados. Peça que cada grupo apresente a resenha escolhida durante o processo de pesquisa e comente um pouco sobre o livro que esta descreve. O professor poderá, na medida do possível, tentar encontrar os livros das resenhas escolhidas pelos alunos na biblioteca da escola.

Atividade 3

Após as pesquisa e a reflexão sobre as resenhas explique que agora, os alunos quem serão os jornalistas, os escritores de resenhas. Para isso, leve os alunos na biblioteca e peça que eles escolham individualmente um livro para ser resenhado por eles. Deixe que a escolha seja livre, podendo ser um gibi ou um pequeno livro de contos infantis. Os alunos poderão levar os livros para casa e produzir uma resenha para ser apresentada em sala de aula. Para finalizar a atividade o professor poderá organizar uma pequena “feira do livro” na sala de aula, com os alunos expondo os livros que leram e ao lado as resenhas produz idas por eles.

Figura 7 – Alunos observam livros expostos em uma “feira de livros” http://populo.weblog.com.pt/arquivo/feira%20do%20livro.bmp

Recursos Complementares


Avaliação

A avaliação deverá recair sobre todo o processo, incluindo o envolvimento dos alunos com os debates propostos, as pesquisas, a leitura e o processo de produção de texto e a participação na exposição. O professor também poderá avaliar a composição do texto e a apreensão dos alunos sobre o processo de produção do gênero resenha.

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