Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conseqüências do uso abusivo de drogas

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Relacionar o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas aos efeitos tóxicos que podem implicar em problemas de saúde
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Classificação das drogas psicotrópicas; 2. Saberes sócio-culturais do aluno sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1– 50 minutos
 

Para começar a aula você pode expor aos alunos os conceitos gerais de dependência, síndrome de abstinência, tolerância e overdose com a discussão de alguns exemplos de drogas. Antes de começar, verifique com seus alunos que conhecimentos prévios eles possuem sobre o tema. Os alunos já ouviram falar desses conceitos? O que eles já sabem a respeito? Questione-os. Peça exemplos.

 

Dica! Professor, caso ainda não esteja familiarizado com os conceitos de dependência, síndrome de abstinência, tolerância e overdose vale a pena consultar o Glossário de álcool e drogas.

 

Exercício – Proponha aos alunos o seguinte exercício: identificar em um depoimento de um ex-usuário de drogas possíveis passagens relacionadas com os conceitos vistos anteriormente na aula, com discussão dos mesmos. Os alunos deverão lhe entregar uma folha com as passagens extraídas do texto. O relato utilizado pode ser escolhido por você professor ou pelos alunos aproveitando os relatos disponíveis aqui.

 

Atividade para casa - Oriente os alunos a fazerem uma pequena pesquisa em grupo que deverá ser apresentada na aula seguinte em forma de cartazes, encenação de um telejornal, história em quadrinhos, etc. O objetivo é que os alunos colham informações a respeito dos tipos de dependência (física e / ou psíquica), se a droga causa, ou não, tolerância por parte do usuário e quais os quadros de abstinência mais comuns de uma determinada droga. Algumas sugestões de sites nos quais os alunos podem pesquisar:

 
 
 
 
Aula 2– 50 minutos
 

Esta aula consiste na apresentação do material confeccionado pelos alunos com discussão de aspectos mais relevantes dentro dos conceitos estudados, ilustrando nas discussões os efeitos tóxicos de curto e longo prazo das drogas apresentadas pelos alunos. Oriente os alunos de cada grupo a prepararem uma pergunta que deverá ser respondida pelos demais ao término da apresentação. Uma proposta é que as perguntas preparadas por cada grupo sejam entregues até a próxima aula caso não sobre tempo durante a aula.

 

Dica! Fique atento! Oriente aos alunos a não prepararem apresentações muito extensas. Dependendo do número de alunos de sua turma esta atividade pode necessitar de mais uma aula de 50 minutos.

 

Atividade complementar - Uma boa forma de avaliar todo este processo de aprendizagem é desafiar os alunos a resolverem uma WebQuest sobre o tema. Saiba mais como criar uma WebQuest aqui: http://webquest.sp.senac.br/ e http://webquest.org/index-create.php (este é em inglês).

 

Material de consulta para o professor:

1.     Livreto informativo sobre Drogas Psicotrópicas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. CEBRID. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.cebrid.epm.br.

2.     Glossário de álcool e drogas. Publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) com informações bem completas sobre as mais diversas terminologias sobre o tema drogas. Disponível em: http://www.senad.gov.br/cartilhas/GLOSSARIO.pdf.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
1. http://www.antidrogas.com.br/relatos.php.
Este site contém inúmeros relatos de usuários e ex-usuários de drogas que podem ser utilizados no exercício proposto para a primeira aula.


2. http://www.cebrid.epm.br/folhetos/folhetos.htm
http://www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm

http://www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1

http://www.o bid.senad.gov .br/OBID/Portal/index.jsp?Seguro=SIM&iIdPessoaJuridica=4192

http://www.abead.com.br/alcool/.
Estes são sites que trazem informações confiáveis sobre os diversos tipos de drogas e seus efeitos.


3. http://webquest.sp.senac.br/ e http://webquest.org/index-create.php.
Estes sites trazem informações de como desenvolver uma WebQuest para seus alunos.

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo; 2. Habilidade de correlacionar os conceitos aprendidos identificando-os no relato utilizado no exercício proposto para a primeira aula; 3. Apresentação do trabalho de pesquisa. Uma forma de aproveitar as apresentações é abrir um espaço ao final de cada exposição para que a turma possa fazer perguntas para quem estiver apresentando. A questão preparada por cada grupo também serve para avaliar o restante dos alunos que não estiverem apresentando; 4. Caso você opte por criar a WebQuest proposta como atividade complementar aproveite para propor um questionário a ser respondido como conclusão da atividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 1/8 - 12.5%
  • Quatro estrelas 7/8 - 87.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IRALDO NOBRE MAUCH, PSF - PREFEITURA DE GOIATINS , Tocantins - disse:
    iraldomauch@hotmail.com

    19/06/2013

    Quatro estrelas

    falta vídeo aula para os alunos , ME ENVIE ALGUMS PARA COMEÇAR O TRABALHO


  • maria eliete moreira de souza, E E E M MARIA CONCEIÇÃO GOMES DE SOUZA , Pará - disse:
    eliete.delis@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a metodologia bastante proveitosa pois conduz o aluno a aprender participando,principalmente quando a temátia sobre DROGAS é extremamente urgente nas Escolas. Parabéns


  • JOSE ALFREDO DE LIMA, ESCOLA DE ENSINO FUND DR BALTHAZAR DE MENDONCA , Alagoas - disse:
    ALFREDO.JL@BOL.COM.BR

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    FALTOU O CONTEUDO PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.


  • Juddy Hoolliday, C.E. PROF HORACIO MACEDO , Rio de Janeiro - disse:
    professorajuddy@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bastante interessante sua aula. Poderia, como sugestão, acrescentar em um outro momento, uma mesa redonda com alunos, pais, professores, direçãoe convidados sobre o tema. Parabéns !


  • ENILDA MARIA SANTANA VIOLETTI, EEEFM ARARIBOIA , Espírito Santo - disse:
    santanilda@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muitoda sugestão da aula.Fiz um trabalho em feveiro com esse tema com os alunos do Ensino Médio e os resultados foram gratificantes, mas u consegui desenvolver masi atividades como:palestra, confeccção de mural, produção de texto nolaboratório de informática efilme do tema abordado.Enilda


  • teresinha, CONSTRUECO-CONSTRUIR ECOLOGICAMENTE , Ceará - disse:
    teresinha.soares@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente conteúdo de explanação das aulas. Necessário se faz tb. possuir o conteudo por completo para ampliar o conhecimento


  • Terezinha de Lizieux Moreira da Costa, NTE - QUIXADÁ , Ceará - disse:
    lizieuxqx@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula bastante sugestiva, desperta o interesse a curiosidade sobre o tema, instiga a pesquisa e a curiosidade. Excelente!


  • Alline Braga Silva, Universidade Federal de São Carlos , São Paulo - disse:
    pragasilva@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Também é interessante abordar a co-dependência, que é um tema pouco conhecido, mas que afeta muitos. A co-dependência ocorre com as pessoas que convivem com o dependente, que o amam. E por isso criam uma relação dependente do estado de humor do dependente, de forma que estão felizes se o dependente estiver feliz, triste se estiver triste, etc.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.