16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Para começar a aula você pode expor aos alunos os conceitos gerais de dependência, síndrome de abstinência, tolerância e overdose com a discussão de alguns exemplos de drogas. Antes de começar, verifique com seus alunos que conhecimentos prévios eles possuem sobre o tema. Os alunos já ouviram falar desses conceitos? O que eles já sabem a respeito? Questione-os. Peça exemplos.
Dica! Professor, caso ainda não esteja familiarizado com os conceitos de dependência, síndrome de abstinência, tolerância e overdose vale a pena consultar o Glossário de álcool e drogas.
Exercício – Proponha aos alunos o seguinte exercício: identificar em um depoimento de um ex-usuário de drogas possíveis passagens relacionadas com os conceitos vistos anteriormente na aula, com discussão dos mesmos. Os alunos deverão lhe entregar uma folha com as passagens extraídas do texto. O relato utilizado pode ser escolhido por você professor ou pelos alunos aproveitando os relatos disponíveis aqui.
Atividade para casa - Oriente os alunos a fazerem uma pequena pesquisa em grupo que deverá ser apresentada na aula seguinte em forma de cartazes, encenação de um telejornal, história em quadrinhos, etc. O objetivo é que os alunos colham informações a respeito dos tipos de dependência (física e / ou psíquica), se a droga causa, ou não, tolerância por parte do usuário e quais os quadros de abstinência mais comuns de uma determinada droga. Algumas sugestões de sites nos quais os alunos podem pesquisar:
Esta aula consiste na apresentação do material confeccionado pelos alunos com discussão de aspectos mais relevantes dentro dos conceitos estudados, ilustrando nas discussões os efeitos tóxicos de curto e longo prazo das drogas apresentadas pelos alunos. Oriente os alunos de cada grupo a prepararem uma pergunta que deverá ser respondida pelos demais ao término da apresentação. Uma proposta é que as perguntas preparadas por cada grupo sejam entregues até a próxima aula caso não sobre tempo durante a aula.
Dica! Fique atento! Oriente aos alunos a não prepararem apresentações muito extensas. Dependendo do número de alunos de sua turma esta atividade pode necessitar de mais uma aula de 50 minutos.
Atividade complementar - Uma boa forma de avaliar todo este processo de aprendizagem é desafiar os alunos a resolverem uma WebQuest sobre o tema. Saiba mais como criar uma WebQuest aqui: http://webquest.sp.senac.br/ e http://webquest.org/index-create.php (este é em inglês).
Material de consulta para o professor:
1. Livreto informativo sobre Drogas Psicotrópicas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. CEBRID. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.cebrid.epm.br.
2. Glossário de álcool e drogas. Publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) com informações bem completas sobre as mais diversas terminologias sobre o tema drogas. Disponível em: http://www.senad.gov.br/cartilhas/GLOSSARIO.pdf.
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Sites:
1. http://www.antidrogas.com.br/relatos.php.
Este site contém inúmeros relatos de usuários e ex-usuários de drogas que podem ser utilizados no exercício proposto para a primeira aula.
2. http://www.cebrid.epm.br/folhetos/folhetos.htm
http://www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm
http://www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1
http://www.o bid.senad.gov .br/OBID/Portal/index.jsp?Seguro=SIM&iIdPessoaJuridica=4192
http://www.abead.com.br/alcool/.
Estes são sites que trazem informações confiáveis sobre os diversos tipos de drogas e seus efeitos.
3. http://webquest.sp.senac.br/ e http://webquest.org/index-create.php.
Estes sites trazem informações de como desenvolver uma WebQuest para seus alunos.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/06/2013
Quatro estrelasfalta vídeo aula para os alunos , ME ENVIE ALGUMS PARA COMEÇAR O TRABALHO
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a metodologia bastante proveitosa pois conduz o aluno a aprender participando,principalmente quando a temátia sobre DROGAS é extremamente urgente nas Escolas. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasFALTOU O CONTEUDO PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.
24/03/2010
Quatro estrelasBastante interessante sua aula. Poderia, como sugestão, acrescentar em um outro momento, uma mesa redonda com alunos, pais, professores, direçãoe convidados sobre o tema. Parabéns !
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muitoda sugestão da aula.Fiz um trabalho em feveiro com esse tema com os alunos do Ensino Médio e os resultados foram gratificantes, mas u consegui desenvolver masi atividades como:palestra, confeccção de mural, produção de texto nolaboratório de informática efilme do tema abordado.Enilda
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente conteúdo de explanação das aulas. Necessário se faz tb. possuir o conteudo por completo para ampliar o conhecimento
24/03/2010
Quatro estrelasAula bastante sugestiva, desperta o interesse a curiosidade sobre o tema, instiga a pesquisa e a curiosidade. Excelente!
24/03/2010
Quatro estrelasTambém é interessante abordar a co-dependência, que é um tema pouco conhecido, mas que afeta muitos. A co-dependência ocorre com as pessoas que convivem com o dependente, que o amam. E por isso criam uma relação dependente do estado de humor do dependente, de forma que estão felizes se o dependente estiver feliz, triste se estiver triste, etc.