Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introduzindo o trabalho com o gênero cartas

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a função social do gênero carta bem como a  sua estrutura.

Produzir uma carta a partir de um modelo apresentado.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos já tenham tido contato com o gênero textual carta.

Estratégias e recursos da aula

1. Explicar aos alunos que nas cartas as pessoas mandam notícias, transmitem sentimentos, "matam" a saudade de quem está distante. ë uma das formas bem antigas de comunicação à distância.

2. Entregar aos alunos uma folha contendo uma carta: (exemplo)

Juiz de Fora, 6 de novembro de 2009.

Querida prima Gabi,

        Faz uma semana que você foi embora e já estou sentindo falta de nossas conversas e brincadeiras. Pudera! A gente não se desgrudava um só minuto...

        Não vejo a hora de chegar as férias novamente para que eu possa te visitar também. Mamãe disse que se eu estudar direitinho, poderei ficar um mês inteiro. Já pensou? Vamos aproveitar até! Vai ser muito legal!

        O Pepê esteve aqui perguntando quando você vem pra cá outra vez. Acho que você conquistou mesmo o coração do garoto. O que você acha de escrever pra ele? Aposto que ele vai gostar.

        Vou terminando por aqui. Pra falar a verdade, estou meio sem assunto. Só queria matar as saudades.

         Vê se não demora muito pra responder.

         Beijão,

                     Bruna.

3. Os alunos farão a leitura silenciosa da carta e depois o professor a fará em voz alta.

4. Iniciar uma conversa orientada explicando que quando estamos longe de nossos amigos e parentes, podemos mandar e receber cartas. As cartas são uma das formas de comunicação entre pessoas distantes. No Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é responsável por fazer com que as cartas cheguem a seus destinos.

5. Questionar oralmente:

a) Quem escreveu a carta que você leu?

b) Quem a recebeu?

c) Qual o assunto/conteúdo da carta?

d) Qual idade você acha que tem Bruna e sua prima? Como você chegou a essa conclusão?

e) Em sua opinião, quem seria Pepê?

6. A seguir, esclarecer que a carta possui as seguintes partes:

* local e data (de onde é escrita a carta)

* saudação (querido, prezado, meu filho...)

* assunto (o que se quer contar)

* despedida (beijos, até mais, abraços)

* assinatura (nome do remetente)

7. Pedir aos alunos que grifem com lápis de cor de cores diferentes cada parte da carta, identificando-as.

8. Escrever uma carta coletiva, no quadro, salientando cada parte. O assunto poderá ser definido coletivamente.

9. Num outro momento entregar uma folha de rascunho para que os alunos escrevam uma carta para um colega ou amigo(a), parente ou professora, seguindo as orientações do professor.

10. Entregar a cada aluno uma folha contendo "DICAS IMPORTANTES" para a realização do trabalho. (as dicas poderão ser escritas no quadro)

Ao redigir uma carta, lembre-se de que ela deve conter:

* nome  do lugar onde você mora e a data em que a está escrevendo;

* o nome da pessoa para quem você está escrevendo, isto é, o destinatário;

* a saudação para o seu destinatário;

* o assunto da carta;

* a despedida;

* sua assinatura.

11. Após a correçào feita pelo professor, entregar o racunho e orientar os alunos para que façam a revisão de seu tex to, atendendo-os individualmente e ajudando-os a aprimorar a sua escrita.

12. Depois da revisão, passar o texto a limpo e compará-lo com o rascunho.

PROFESSOR: Esta atividade pode ser repetida e os alunos poderão trocar as cartas entre si ou com colegas de outras turmas. É importante que o professor os ajude na revisão dos textos.

                                                             

Avaliação

O professor deverá recolher as produções e avaliar se o aluno:

* identificou a função social da carta;

* escreveu a carta observando a sua estrutura: local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.