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Conhecendo a dinâmica das cadeias alimentares

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essas aulas os alunos compreenderão as interações, o funcionamento e a importância da dinâmica de uma cadeia alimentar, bem como a necessidade do equilíbrio ecológico, preservação da natureza e respeito ao meio ambiente.

Duração das atividades
4 aulas (duração de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisará conhecer o conceito e a estrutura de uma cadeia alimentar. Discutir a importância das ferramentas de multimídia no processo de aprendizagem.

Estratégias e recursos da aula

Professor, por meio dessa atividade (dinâmica), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona a estrutura e/ou a dinâmica de uma cadeia alimentar. Mas antes de conheçar a dinâmica em si, discuta com seus alunos, questiona-os. O que é uma cadeia alimentar? Quais organismos estruturam uma cadeia alimentar? Qual o papel dos organismos produtores? E dos consumidores? Quem são e quais as funções atribuídas aos decompositores? Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.

ATIVIDADE 1 – DINÂMICA: CONSTRUINDO UMA CADEIA ALIMENTAR

Para realizar essa atividade o/a professor/a poderá, dependendo do seu contexto escolar, providenciar ou orientar a construção pelos/as alunos/as o seguinte material:


• 30 jogos de fichas de seres vivos – cada jogo contará com um representante de cada nível de uma cadeia alimentar, quais sejam: produtores, consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e decompositores. Assim, cada jogo terá 5 fichas, perfazendo o total 150.
• No verso de cada ficha deverá conter as principais informações sobre o ser vivo representado, tais como: habitat, tamanho, hábito alimentar, reprodução, tipo de locomoção, mecanismos de defesa dentre outros.
• As fichas podem ser feitas de cartolina, papel cartão ou outro material que garanta durabilidade e possibilidade de utilização em outras situações. Para tanto, deve-se pensar na possibilidade de envolvê-las em papel contate.

Figura 1: Exemplos ilustrativos das fichas dos seres vivos, estes não estão representados em proporção real.

Procedimento: O professor solicitará que os alunos formem 6 grupos de até 8 componentes. Logo em seguida cada grupo receberá 5 jogos de fichas, sendo que cada jogo conterá 5 fichas totalizando 25 fichas por grupo, para a montagem da cadeia alimentar. Em cada ficha conterá a imagem do ser vivo, bem como as informações sobre: habitat, tamanho, hábito alimentar, reprodução, tipo de locomoção, mecanismos de defesa dentre outros dados para que as cadeias sejam montadas.
A cadeia alimentar deverá ser montada da maneira que cada grupo achar mais conveniente, lembrando que todas devem ter produtores, consumidores e decompositores.

À medida que os alunos forem construindo as cadeias o professor irá acompanhá-los e auxiliá-los nas possíveis dúvidas.

Após o término da construção da cadeia alimentar o professor pedirá que cada grupo socialize o trabalho realizado, explicando para toda a turma. E, em seguida, o professor deverá conceituar e discutir a formação de uma cadeia alimentar.

ATIVIDADE 2: Por dentro das cadeias alimentares

Essa atividade será desenvolvida por meio da utilização de um recurso pedagógico em multimídea (jogo). No entanto, antes de iniciá-la, o professor deverá fazer uma breve explanação oral sobre o emprego da tecnologia (multimídia, animações, games dentre outros) no processo de ensino e aprendizagem.

Professor, com tal atividade, você poderá levar aos alunos a identificarem os seguintes aspectos à saber:

  • Os papéis desempenhados pelos seres vivos produtores, consumidores e decompositores, bem como, suas formas de alimentação (nutrição);
  • A formação e a composição dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar;
  • As ações antrópicas no meio e sua interferência na manutenção do equilíbrio da cadeia alimentar.

Dessa forma, a atividade exigirá a utilização do laboratório de informática da escola. A disposição dos alunos no laboratório para o uso do computador fica a critério do professor, obedecendo à realidade de cada escola. Essa atividade consiste na visita de um site interativo e auto-explicativo que trabalha com a temática cadeia alimentar. Na sala de informática proporcione aos alunos o acess o ao site: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm.

Ao entrar no site a página exibira três links intitulados: “Seres vivos”, “Cadeia Alimentar” e “Agora é com você”.

                                                  Figura 2: Página principal do site.
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

Inicialmente peça que os alunos adentrem ao link dos seres vivos. Nesta etapa os alunos farão um passeio pela floresta para conhecerem as diferentes espécies de animais e vegetais, por meio da descrição de suas características, local onde vivem, o que comem, seus predadores e curiosidades, para isso as páginas vão fornecendo as explicações para o prosseguimento das etapas. Para passar às próximas etapas as atividades solicitadas precisam ser efetuadas.

                                                             Figura 3: Link da etapa dos “Seres Vivos”
Disponível em: Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

Após o término da etapa “Seres vivos”, os alunos deverão acessar o tópico “Cadeia Alimentar”.

                              Figura 4: Etapa de como os seres vivos conseguem se alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

Nessa etapa que também é auto-explicativa os alunos compreenderão como os seres vivos (os animais, fungos, bactérias e as plantas) conseguem se alimentar, como são classificados de acordo com a nutrição.

                                           Figura 5: Como os vegetais conseguem se alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/ind ex.htm

Com a finalização dessas etapas, o próximo ponto para a interação com os alunos refere-se a posição de cada ser vivo na cadeia alimentar. Por meio, desse processo os alunos terá o conhecimento da estruturação dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

                                         Figura 6: Níveis tróficos de uma cadeia alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

O término do tópico “Cadeia Alimentar” enfatizará a importância da manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Para compreensão de que cada espécie de uma cadeia alimentar é importante para a sobrevivência de todos, os alunos nessa etapa terão que fazer um exercício (auto-explicativo) que destacará a repercussão em toda a cadeia quando ocorre alteração em apenas uma espécie.

                           Figura 7: Exercício sobre o desequilíbrio na cadeia alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

Nesse momento, o professor deverá trabalhar com os alunos as conseqüências, na cadeia alimentar, da ação antrópica no meio ambiente. Como procedimento o professor utilizará de situações que ilustram as ações negativas do homem no ambiente, e, solicitará que os alunos verbalizem as consequências de tais ações.

Tabela 1: Situações e consequências ambientais das ações antrópicas
SITUAÇÃO CONSEQUÊNCIA (S)
1. Produtos químicos são lançados no solo reduzindo a população de v eg etais.
2. Inseticidas são lançados na região causand o a morte de insetos, como: besouros, gafanhotos, grilos etc.
3. Uma indústria química lançou resíduos tóxicos poluindo os rios e o solo da região, o que prejudicou a flora e herbívoros do local.

ATENÇÃO!!! Essas situações não invibializam a construção de outras pelo professor, dessa forma, a utilização e a construção de outras situações ficará a critério do professor.

OBSERVAÇÃO: Professor, esta parte do site servirá como exercício de consolidação dos conteúdos e como forma de avaliar se os alunos entenderam e/ou compreenderam os conceitos que foram trabalhados em aula.


O tópico “Agora é com você” refere-se a uma sequência de dez (10) exercícios sobre as informações que foram veiculadas durante a visita no site. A cada questão respondida o aluno é informado acerca do erro ou acerto. No final o aluno terá o resultado quantitativo dos acertos. Caso o aluno queira, terá possibilidade de “jogar” novamente.

                                   & nbsp;    Figura 8: Exercício do tópico “Agora é com você”.

Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

Observação: O computador é um recurso que pode sim auxiliar no processo de ensino aprendizagem, pois reúne em sua interface os recursos multimídias, isto é, tecnologia que permite a combinação de sons, jogos, textos, gráficos, animações em vídeo. Nesse sentido, entendemos o jogo como uma ferramenta tecnológica pedagógica interativa.

Para conclusão das atividades 1 e 2 o professor orientará os alunos a construírem um esquema de uma cadeia alimentar consultando o vídeo disponibilizado a seguir.

Cadeia alimentar

Sites para consulta do professor e dos alunos


http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/teias.php

http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/1074

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cadeia alimentar Animação/simulação
Recursos Complementares

Professor, utilize o material disponível no site elencado abaixo para enriquecimento das discussões de tal temática ao longo das atividades propostas:
1. http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/1074

Caso queira utilizar mais materiais pedagógicos, como jogos, passatempos, materiais para colorir e multimídia, visite o site:
2. http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html

Bibliografia sugerida para o professor:

• BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2002.

• Centro de Referência Educacional. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/sofedu.html

Avaliação

Professor, a avaliação das aulas deve ser feita a partir da participação e envolvimento de todos, durante as discussões e as atividades propostas. Além disso, solicite à turma (cada aluno) elaborar um relatório com suas conclusões e/ou considerações sobre as atividades que foram realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • marines, EE Padre Franco Delpiano , Mato Grosso do Sul - disse:
    madiers@hotmal.com

    28/08/2010

    Três estrelas

    Não consegui. O jogo cadeia alimentar citado da Rede Catolica nao está disponivel. Necessario senha...


  • Soraia da Silva Siqueira Santos, CENTRO EDUCACIONOL INTEGRADO ADENAUER , Piauí - disse:
    antonio-jstr@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei essa aula. Dessa forma os alunos podem interagir melhor com o conteúdo.


  • Michele, Colegio Adventista , São Paulo - disse:
    mikali_123@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabensss.. adorei


  • layanne, colégio da policia militar -GOIÁS , Goiás - disse:
    layanne_soares123@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achamos os jogos super legal..mto bom..parabens pelo o jogo


Sem classificação.
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