02/12/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Com essas aulas os alunos compreenderão as interações, o funcionamento e a importância da dinâmica de uma cadeia alimentar, bem como a necessidade do equilíbrio ecológico, preservação da natureza e respeito ao meio ambiente.
O aluno precisará conhecer o conceito e a estrutura de uma cadeia alimentar. Discutir a importância das ferramentas de multimídia no processo de aprendizagem.
Professor, por meio dessa atividade (dinâmica), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona a estrutura e/ou a dinâmica de uma cadeia alimentar. Mas antes de conheçar a dinâmica em si, discuta com seus alunos, questiona-os. O que é uma cadeia alimentar? Quais organismos estruturam uma cadeia alimentar? Qual o papel dos organismos produtores? E dos consumidores? Quem são e quais as funções atribuídas aos decompositores? Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.
ATIVIDADE 1 – DINÂMICA: CONSTRUINDO UMA CADEIA ALIMENTAR
Para realizar essa atividade o/a professor/a poderá, dependendo do seu contexto escolar, providenciar ou orientar a construção pelos/as alunos/as o seguinte material:
• 30 jogos de fichas de seres vivos – cada jogo contará com um representante de cada nível de uma cadeia alimentar, quais sejam: produtores, consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários e decompositores. Assim, cada jogo terá 5 fichas, perfazendo o total 150.
• No verso de cada ficha deverá conter as principais informações sobre o ser vivo representado, tais como: habitat, tamanho, hábito alimentar, reprodução, tipo de locomoção, mecanismos de defesa dentre outros.
• As fichas podem ser feitas de cartolina, papel cartão ou outro material que garanta durabilidade e possibilidade de utilização em outras situações. Para tanto, deve-se pensar na possibilidade de envolvê-las em papel contate.
Figura 1: Exemplos ilustrativos das fichas dos seres vivos, estes não estão representados em proporção real.
Procedimento: O professor solicitará que os alunos formem 6 grupos de até 8 componentes. Logo em seguida cada grupo receberá 5 jogos de fichas, sendo que cada jogo conterá 5 fichas totalizando 25 fichas por grupo, para a montagem da cadeia alimentar. Em cada ficha conterá a imagem do ser vivo, bem como as informações sobre: habitat, tamanho, hábito alimentar, reprodução, tipo de locomoção, mecanismos de defesa dentre outros dados para que as cadeias sejam montadas.
A cadeia alimentar deverá ser montada da maneira que cada grupo achar mais conveniente, lembrando que todas devem ter produtores, consumidores e decompositores.
À medida que os alunos forem construindo as cadeias o professor irá acompanhá-los e auxiliá-los nas possíveis dúvidas.
Após o término da construção da cadeia alimentar o professor pedirá que cada grupo socialize o trabalho realizado, explicando para toda a turma. E, em seguida, o professor deverá conceituar e discutir a formação de uma cadeia alimentar.
ATIVIDADE 2: Por dentro das cadeias alimentares
Essa atividade será desenvolvida por meio da utilização de um recurso pedagógico em multimídea (jogo). No entanto, antes de iniciá-la, o professor deverá fazer uma breve explanação oral sobre o emprego da tecnologia (multimídia, animações, games dentre outros) no processo de ensino e aprendizagem.
Professor, com tal atividade, você poderá levar aos alunos a identificarem os seguintes aspectos à saber:
Dessa forma, a atividade exigirá a utilização do laboratório de informática da escola. A disposição dos alunos no laboratório para o uso do computador fica a critério do professor, obedecendo à realidade de cada escola. Essa atividade consiste na visita de um site interativo e auto-explicativo que trabalha com a temática cadeia alimentar. Na sala de informática proporcione aos alunos o acess o ao site: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm.
Ao entrar no site a página exibira três links intitulados: “Seres vivos”, “Cadeia Alimentar” e “Agora é com você”.
Figura 2: Página principal do site.
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
Inicialmente peça que os alunos adentrem ao link dos seres vivos. Nesta etapa os alunos farão um passeio pela floresta para conhecerem as diferentes espécies de animais e vegetais, por meio da descrição de suas características, local onde vivem, o que comem, seus predadores e curiosidades, para isso as páginas vão fornecendo as explicações para o prosseguimento das etapas. Para passar às próximas etapas as atividades solicitadas precisam ser efetuadas.
Figura 3: Link da etapa dos “Seres Vivos”
Disponível em: Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
Após o término da etapa “Seres vivos”, os alunos deverão acessar o tópico “Cadeia Alimentar”.
Figura 4: Etapa de como os seres vivos conseguem se alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
Nessa etapa que também é auto-explicativa os alunos compreenderão como os seres vivos (os animais, fungos, bactérias e as plantas) conseguem se alimentar, como são classificados de acordo com a nutrição.
Figura 5: Como os vegetais conseguem se alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/ind ex.htm
Com a finalização dessas etapas, o próximo ponto para a interação com os alunos refere-se a posição de cada ser vivo na cadeia alimentar. Por meio, desse processo os alunos terá o conhecimento da estruturação dos níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Figura 6: Níveis tróficos de uma cadeia alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
O término do tópico “Cadeia Alimentar” enfatizará a importância da manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Para compreensão de que cada espécie de uma cadeia alimentar é importante para a sobrevivência de todos, os alunos nessa etapa terão que fazer um exercício (auto-explicativo) que destacará a repercussão em toda a cadeia quando ocorre alteração em apenas uma espécie.
Figura 7: Exercício sobre o desequilíbrio na cadeia alimentar
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
Nesse momento, o professor deverá trabalhar com os alunos as conseqüências, na cadeia alimentar, da ação antrópica no meio ambiente. Como procedimento o professor utilizará de situações que ilustram as ações negativas do homem no ambiente, e, solicitará que os alunos verbalizem as consequências de tais ações.
SITUAÇÃO | CONSEQUÊNCIA (S) |
1. Produtos químicos são lançados no solo reduzindo a população de v eg etais. | |
2. Inseticidas são lançados na região causand o a morte de insetos, como: besouros, gafanhotos, grilos etc. | |
3. Uma indústria química lançou resíduos tóxicos poluindo os rios e o solo da região, o que prejudicou a flora e herbívoros do local. |
ATENÇÃO!!! Essas situações não invibializam a construção de outras pelo professor, dessa forma, a utilização e a construção de outras situações ficará a critério do professor.
OBSERVAÇÃO: Professor, esta parte do site servirá como exercício de consolidação dos conteúdos e como forma de avaliar se os alunos entenderam e/ou compreenderam os conceitos que foram trabalhados em aula.
O tópico “Agora é com você” refere-se a uma sequência de dez (10) exercícios sobre as informações que foram veiculadas durante a visita no site. A cada questão respondida o aluno é informado acerca do erro ou acerto. No final o aluno terá o resultado quantitativo dos acertos. Caso o aluno queira, terá possibilidade de “jogar” novamente.
& nbsp; Figura 8: Exercício do tópico “Agora é com você”.
Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
Observação: O computador é um recurso que pode sim auxiliar no processo de ensino aprendizagem, pois reúne em sua interface os recursos multimídias, isto é, tecnologia que permite a combinação de sons, jogos, textos, gráficos, animações em vídeo. Nesse sentido, entendemos o jogo como uma ferramenta tecnológica pedagógica interativa.
Para conclusão das atividades 1 e 2 o professor orientará os alunos a construírem um esquema de uma cadeia alimentar consultando o vídeo disponibilizado a seguir.
Sites para consulta do professor e dos alunos
• http://www.rceonline.com.br/cf/salaaula/estudos/biologia/516_cadeia_alimentar/index.htm
• http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/teias.php
Nome | Tipo |
---|---|
Cadeia alimentar | Animação/simulação |
Professor, utilize o material disponível no site elencado abaixo para enriquecimento das discussões de tal temática ao longo das atividades propostas:
1. http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/1074
Caso queira utilizar mais materiais pedagógicos, como jogos, passatempos, materiais para colorir e multimídia, visite o site:
2. http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html
Bibliografia sugerida para o professor:
• BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2002.
• Centro de Referência Educacional. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/sofedu.html
Professor, a avaliação das aulas deve ser feita a partir da participação e envolvimento de todos, durante as discussões e as atividades propostas. Além disso, solicite à turma (cada aluno) elaborar um relatório com suas conclusões e/ou considerações sobre as atividades que foram realizadas.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/08/2010
Três estrelasNão consegui. O jogo cadeia alimentar citado da Rede Catolica nao está disponivel. Necessario senha...
24/03/2010
Cinco estrelasadorei essa aula. Dessa forma os alunos podem interagir melhor com o conteúdo.
24/03/2010
Cinco estrelasParabensss.. adorei
24/03/2010
Quatro estrelasachamos os jogos super legal..mto bom..parabens pelo o jogo