Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escola - como espaço de socialização do conhecimento X reprodução das desigualdades sociais.

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir sobre a importância da escola, como local de acesso ao conhecimento; Debater sobre a diferença entre acesso à informação e ao conhecimento; Refletir sobre o papel da escola e o qual o significado dela para o aluno; Associar um fato atual de destruição de uma escola a opinião do aluno sobre a escola em que eles estudam estimulando o pensamento crítico e reflexivo das ações dos estudantes.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário desenvolver conhecimentos prévios para esta seqüência de aulas.

Estratégias e recursos da aula

Enquanto, educadores, nós lemos, estudamos, debatemos sobre como tornar a escola um espaço real de construção de conhecimento, e em minha opinião esquecemos de envolver os principais interessados no processo, os alunos. Planejamos atividades às vezes com a melhor boa intenção do mundo, mas esquecemos de nos perguntar se aquele conteúdo fará diferença na vida do aluno.
Fui uma estudante que quando questionava o porquê de aprender determinado tema, ouvia de meus professores, porque irá cair na prova. Confesso que mesmo com meu pouco conhecimento juvenil, estas justificativas não me satisfaziam. E acreditem, em meu tempo, não havia computador, DVD, nem mesmo o vídeo-cassete, assistia filmes em projetores. E isso foi há mais ou menos 25 anos atrás. Fico me perguntando se fosse uma aluna com acesso a todas as tecnologias e facilidades atuais, com certeza questionaria muito mais o papel da escola.
A notícia que associarei a esta seqüência de aulas, me chocou profundamente, ver uma escola toda destruída por alunos, me fez refletir sobre que tipo de Educação estamos exercendo nas escolas. E acredito que quando os alunos jogam as mesas e cadeiras pela janela, é necessário se perguntar: o que fizemos até aqui? Quais são as opções que nos restam. Esses questionamentos não têm um caráter que busque culpabilizar nenhum dos alunos, mas carrego uma certeza comigo, é preciso ler os sinais que os alunos nos enviam. A destruição da escola é uma clara rejeição a Educação que está sendo desenvolvida. Cabe um debate amplo.

A proposta parte de uma animação disponibilizada no portal do professor.


A animação é absolutamente incrível, sem usar de diálogo, ela propõe uma reflexão, o acesso à informação através da tecnologia, coloca uma barreira entre aqueles que tem acesso e aos que não têm. A conexão entre a classe social que o cidadão ocupa é pano de fundo para a discussão.

Alguns apontamentos que podem nortear o debate após a exibição da animação:

Qual a relação entre o nome da animação- Barreiras do saber e o que vocês viram?
Quem eram as pessoas que estavam iluminadas na animação e por quê?
Quais os tipos de moradia que são mostradas e o significado delas para a mensagem da animação?
Em que lado da barreira, você considera que esteja e por quê?
Ter um computador elimina a barreira do saber?
O que a escola significa para você?
Se você pudesse escolher, você viria à escola ou preferiria fazer outra coisa?

Fale sobre o educador Paulo Freire para contextualizar o aluno sobre sua obra e ao que este Mestre se dedicou.

Apresente a poesia:

Escola é

... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)

Peça para o aluno identificar em que a escola precisaria mudar para ser um ambiente de gente feliz. Cada aluno deverá listar suas sugestões de mudanças e depois contribuir com os colegas.
Essas considerações apontadas pelos alunos pode ser um inicio de um documento de metas de mudança da escola para ser um lugar de gente feliz. Apresente a equipe gestora e aos colegas. Separe as sugestões em medidas de curto, médio e longo prazo. Compartilhe com a comunidade de crie um Grêmio Estudantil na escola para compor a equipe, afinal, é necessário envolver os interessados para que as ações e busca de soluções sejam compartilhadas por todos.

Na continuidade da atividade com os alunos, peça para os alunos acessarem a notícia de destruição de uma escola na zona leste.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL859943-5605,00.html


Um trecho da notícia

Imagens de um cinegrafista amador mostram o momento em que alunos da escola estadual Amadeu Amaral, uma das mais antigas do Belenzinho, na zona Leste de São Paulo, subiram no telhado e jogaram telhas no chão. A escola voltou a ser alvo de vandalismo nesta quarta-feira (12), quando estudantes em confronto jogaram carteiras no chão e quebraram vidros.


Debata com os alunos em que lado da barreira estes alunos estão e por quê?

Esclareça que informação está disponível em qualquer lugar, no entanto, o grande segredo é saber o que fazer com essa informação, é preciso ter senso crítico para ver e analisar as posturas que adotamos. E se nos recusarmos a conhecer e refletir sobre o mundo, estaremos sempre na escuridão da miséria e na violência, e essa atitude só irá fortalecer aqueles que por outro lado desfrutam do privilégio do acesso a informação, e ao conhecimento.
Se não nos apropriarmos do conhecimento, seremos sempre aqueles “escravizados” por aqueles que sabem usar seus conhecimentos para manter o privilégio de uma vida de qualidade para poucos.
Finalize a atividade do dia com o poema de Bertold Brecht

Perguntas de um Operário Letrado

                                                        Bertold Brecht

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que tr ansportaram as pedras?
Babilônia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Índias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.

Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas

Fonte: http://www.astormentas.com/brecht.htm

Para finalizar a atividade e identificar a compreensão dos alunos a respeito das atividades desenvolvidas. Explique o conceito de paródia. Peça para os alunos se dividirem em trios, navegarem no site sugerido e escolherem uma música para fazer uma paródia com a opinião do trio sobre o fato ocorrido na escola do Belenzinho.
Explore o site para identificar o procedimento para utilizar os recursos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1226/imagens/cante.jpg

Fonte: http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm

Faça um festival para socializar as paródias dos trios entre toda a classe. E depois envie ao site para que eles publiquem a paródia.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Barreiras do Saber Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
Identifique o nível de argumentação dos alunos nos debates; Verifique o caráter crítico das paródias elaboradas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.