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Conhecendo as Linguagens das Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva

 

27/11/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas o que é Braille, LIBRAS e Bienal do Livro. Além disso, eles poderão refletir e aprender sobre a importância dos diferentes tipos de linguagens existentes para a diversidade de pessoas, como, por exemplo, as com Deficiência Auditiva e Deficiência Visual.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há nenhum conhecimento prévio a ser trabalhado.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e Internet.

AULA 1


Atividade 1


No início da aula sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles: já viram um texto escrito em  Braille; sabem o que significa linguagem em Braille; conhecem alguém que usa o Braille e se sabem o que é e como funciona. Feito isto, é importante que o professor apresente aos alunos algum livro (ou texto) em Braille para que eles possam ter contato e conhecer um livro escrito desta forma.
 

Sugestão: Além do livro em Braille, sugerimos que o professor apresente aos alunos o alfabeto em Braille e peça para que eles escrevam seus nomes usando esta linguagem.

Alfabeto Braille

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1227/imagens/braille.jpg

Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=braille  Acesso em 31. Out. 2008.

Em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo (como apresentado na atividade abaixo), no qual a linguagem em Libras é evidenciada.

Atividade 2


Estando os alunos acomodados na sala apropriada para a apresentação do vídeo, o professor deverá orientar os alunos para que prestem atenção na entrevista que sucederá neste recurso:

Recurso:
 
 

Este recurso consiste em um vídeo que apresenta uma entrevista feita em uma Bienal do Livro com Dorina Nowil - uma pessoa cega. Ressaltamos que, juntamente com o repórter (entrevistador), há um tradutor em LIBRAS que traduz toda a entrevista usando este tipo de linguagem. 

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão com os alunos sobre a entrevista. Sugerimos como perguntas norteadoras da discussão: se os alunos sabem por que havia uma pessoa ao lado da entrevistada fazendo gestos;  se  tinham visto uma entrevista com um tradutor de LIBRAS; se sabem o que é a LIBRAS; se alguém da turma conhece e usa esta linguagem e ou se conhecem uma pessoa que conversa através dela; o que é uma Bienal etc. 

O professor deverá discutir com os alunos a importância destes tipos de linguagem (Braille e LIBRAS) e propor que eles façam uma pesquisa na internet sobre pessoas que se utilizam destas formas de linguagem no seu cotidiano.


 

AULA 2

O professor deverá solicitar que os alunos formem grupos com até quatro pessoas, e façam pesquisas na Internet sobre os temas:
- O que é LIBRAS? Por quem é utilizada? Como é utilizada?
- O que é Braille? Por quem é utilizado? Como é utilizado?

Sugestões de Sites:


http://www.libras.org.br/  
http://mail.amserver2.com/~consult/libraselegal/  
http://www.braillevirtual.fe.usp.br/  
http://www.deficientesvisuais.org.br/

http://www.icbcuberaba.org.br/fotos_pagina/livros/livros_braille.jpg   

 

  
Em seguida os alunos deverão apresentar suas pesquisas por meio de explicações orais ou ainda por meio de cartazes para que todos os grupos conheçam um pouco de cada um dos assuntos pesquisados por eles.


Alfabeto da LIBRAS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpg

Disponível em: www.cefetbg.gov.br/imagens/napne/surdos.jpg  Acesso em 31. Out. 2008.

AULA 3


Atividade 1

Para aliar os assuntos abordados no vídeo: Bienal e Pluralidade cultural (educação para Deficientes Visuais) o professor deverá propor aos alunos que eles elaborem um livro para uma criança Deficiente Visual. Assim, neste livro não deverá ter nada escrito, mas apenas desenhos  - os quais devem ter texturas diferentes e ou ser em alto relevo! Para isso é importante que o professor disponibilize aos alunos materiais diversificados para a confecção do livro. Os alunos poderão fazer desenhos e contornar estes desenhos com barbantes, fazer os desenhos com texturas diferentes etc. O professor deverá também disponibilizar aos alunos um tipo de tela com furos - rede em que os alunos possam fazer os desenhos com giz de cera e ao retirar a “tela – rede” é possível sentir o desenho feito.
Após a confecção dos livros, o professor deverá solicitar aos alunos que eles organizem e façam na sala de aula a “1ª Bienal do Livro para "Deficientes Visuais”.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Telelibras - entrevista com Dorina Nowill Vídeo
Recursos Complementares
Diversidade de materiais com textura, como: lixas, algodão, cascas de lápis, papel comum, papel crepom, giz de cera, barbante e etc.
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos na participação das discussões, nas pesquisas realizadas e na confecção do livro em alto relevo, bem como na organização e realização da Bienal.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • Maria da graça, Escola Municipal Olindo de Miranda , Minas Gerais - disse:
    graca.aff@gmail.com

    07/10/2011

    Três estrelas

    Deveria trabalhar mais com os alunos materiais descartáveis, identificando o que aproveitável ou não.


  • neide arjonas, JANDIRA LACERDA ZANONI PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    neide-arjonas@hotmail.comisadora, me chupa ¬¬'

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá, Gostaria de saber como lidar com alunos de DA. Na minha sala está matriculada uma garota com DA, e eu não estou preparada para lidar com esta situação, além do mais ela é muito resistente,não aceita atividades diversificadas quer fazer as mesmas dos outros. Ela não aceita ajuda da AP especial , o que fazer? Preciso de ajuda.


  • Berenice, MARIA AMELIA RIBAS CAMPILONGO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    beresbello@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    em minha escola temos os três grupos de portadores de necessidades especiais, def auditivo, def visual e def intelectual. Já fazemos um trabalho informal com a escola toda a respeito das necessidades especiais de cada grupo além da inclusão em todos os momnetos. Acho essa atitude de formalizar o conhecimento das linguagens específicas com os demais alunos em forma de plano de aula bem interessante, aqui usamos como projeto.


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