27/11/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
As estratégias a serem utilizadas são:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e Internet.
AULA 1
Atividade 1
No início da aula sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles: já viram um texto escrito em Braille; sabem o que significa linguagem em Braille; conhecem alguém que usa o Braille e se sabem o que é e como funciona. Feito isto, é importante que o professor apresente aos alunos algum livro (ou texto) em Braille para que eles possam ter contato e conhecer um livro escrito desta forma.
Sugestão: Além do livro em Braille, sugerimos que o professor apresente aos alunos o alfabeto em Braille e peça para que eles escrevam seus nomes usando esta linguagem.
Alfabeto Braille
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=braille Acesso em 31. Out. 2008.
Em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo (como apresentado na atividade abaixo), no qual a linguagem em Libras é evidenciada.
Atividade 2
Estando os alunos acomodados na sala apropriada para a apresentação do vídeo, o professor deverá orientar os alunos para que prestem atenção na entrevista que sucederá neste recurso:
Recurso:
Este recurso consiste em um vídeo que apresenta uma entrevista feita em uma Bienal do Livro com Dorina Nowil - uma pessoa cega. Ressaltamos que, juntamente com o repórter (entrevistador), há um tradutor em LIBRAS que traduz toda a entrevista usando este tipo de linguagem.
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão com os alunos sobre a entrevista. Sugerimos como perguntas norteadoras da discussão: se os alunos sabem por que havia uma pessoa ao lado da entrevistada fazendo gestos; se tinham visto uma entrevista com um tradutor de LIBRAS; se sabem o que é a LIBRAS; se alguém da turma conhece e usa esta linguagem e ou se conhecem uma pessoa que conversa através dela; o que é uma Bienal etc.
O professor deverá discutir com os alunos a importância destes tipos de linguagem (Braille e LIBRAS) e propor que eles façam uma pesquisa na internet sobre pessoas que se utilizam destas formas de linguagem no seu cotidiano.
AULA 2
O professor deverá solicitar que os alunos formem grupos com até quatro pessoas, e façam pesquisas na Internet sobre os temas:
- O que é LIBRAS? Por quem é utilizada? Como é utilizada?
- O que é Braille? Por quem é utilizado? Como é utilizado?
Sugestões de Sites:
http://www.libras.org.br/
http://mail.amserver2.com/~consult/libraselegal/
http://www.braillevirtual.fe.usp.br/
http://www.deficientesvisuais.org.br/
http://www.icbcuberaba.org.br/fotos_pagina/livros/livros_braille.jpg
Em seguida os alunos deverão apresentar suas pesquisas por meio de explicações orais ou ainda por meio de cartazes para que todos os grupos conheçam um pouco de cada um dos assuntos pesquisados por eles.
Alfabeto da LIBRAS
Disponível em: www.cefetbg.gov.br/imagens/napne/surdos.jpg Acesso em 31. Out. 2008.
AULA 3
Atividade 1
Para aliar os assuntos abordados no vídeo: Bienal e Pluralidade cultural (educação para Deficientes Visuais) o professor deverá propor aos alunos que eles elaborem um livro para uma criança Deficiente Visual. Assim, neste livro não deverá ter nada escrito, mas apenas desenhos - os quais devem ter texturas diferentes e ou ser em alto relevo! Para isso é importante que o professor disponibilize aos alunos materiais diversificados para a confecção do livro. Os alunos poderão fazer desenhos e contornar estes desenhos com barbantes, fazer os desenhos com texturas diferentes etc. O professor deverá também disponibilizar aos alunos um tipo de tela com furos - rede em que os alunos possam fazer os desenhos com giz de cera e ao retirar a “tela – rede” é possível sentir o desenho feito.
Após a confecção dos livros, o professor deverá solicitar aos alunos que eles organizem e façam na sala de aula a “1ª Bienal do Livro para "Deficientes Visuais”.
Nome | Tipo |
---|---|
Telelibras - entrevista com Dorina Nowill | Vídeo |
Quatro estrelas 3 classificações
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07/10/2011
Três estrelasDeveria trabalhar mais com os alunos materiais descartáveis, identificando o que aproveitável ou não.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá, Gostaria de saber como lidar com alunos de DA. Na minha sala está matriculada uma garota com DA, e eu não estou preparada para lidar com esta situação, além do mais ela é muito resistente,não aceita atividades diversificadas quer fazer as mesmas dos outros. Ela não aceita ajuda da AP especial , o que fazer? Preciso de ajuda.
24/03/2010
Cinco estrelasem minha escola temos os três grupos de portadores de necessidades especiais, def auditivo, def visual e def intelectual. Já fazemos um trabalho informal com a escola toda a respeito das necessidades especiais de cada grupo além da inclusão em todos os momnetos. Acho essa atitude de formalizar o conhecimento das linguagens específicas com os demais alunos em forma de plano de aula bem interessante, aqui usamos como projeto.